Aos 38 anos, Renato Abreu inaugura no próximo dia 22 uma pizzaria na Barra da Tijuca, a Elleven, mas ainda não digeriu a aposentadoria no futebol. Campeão da Copa do Brasil em 2006, e bicampeão carioca em 2007 e 2011, pelo Flamengo, ele ainda sonha vestir o manto. E torce por um convite.
– Não sei dizer se tem vaga para mim (no time), mas eu gostaria muito de jogar no Flamengo. Seria maravilhoso. Não tenho o mesmo vigor físico do pessoal de 25 anos. Porém, bem treinado, com estrutura boa e alimentação boa… A qualidade e a técnica continuam em mim. Seria bom. Quem sabe? É um sonho. Será? – revelou Renato, em entrevista ao vivo transmitida na página de Facebook do Jornal Extra.
O ídolo recente da história rubro-negra deixou o clube em 2013. Dispensado pelo clube, buscou seus direitos na Justiça e teve uma rápida passagem pelo Santos no mesmo ano. E nunca mais calçou as chuteiras. Mas mantém o peso e tem os cuidados comuns a um atleta.
– São três anos parado. Jogava com 85 quilos. Estou com quase 88 quilos. A leitura do futebol está toda na minha mente. Conheço os espaços em campo e sei conviver com a pressão. Sei que é difícil, mas se fosse convidado, aceitaria numa boa – disse. – Se o Flamengo me desse essa oportunidade… Se você joga com carinho… O importante é estar jogando com amor. Isso em mim nunca faltou. É um lugar em que sempre me senti bem. Sempre disse: vou trabalhar onde me sinto bem. E no Flamengo sempre me senti à vontade desde que cheguei.
LEIA MAIS
Zagueiro Réver fará sua estreia com a camisa do Flamengo diante de freguês
Mozer chega ao Fla com discurso de confiança no elenco: Vamos motivá-los
Renato revelou ter sido sondado pelo Vasco pouco depois de ter deixado o Flamengo. Àquela época, não se sentiu à vontade. Falou mais alto sua ligação pelo ex-clube. Hoje, porém, ele já conseguiria se imaginar com outra camisa.
– Houve uma sondagem. Não partiu diretamente do Eurico (Miranda), mas de algum membro da direção. Foi logo após… Umas três semanas depois de eu ter saído do Flamengo. Não vestiria naquela época. Agora, sim. Se hoje pintasse uma oportunidade, sem dúvida seria pensado. Hoje eu te digo que talvez jogaria no Vasco. Depois de três anos fora do futebol, não teria problema nenhum em pensar em vestir a camisa do Vasco. Teria sido ruim vestir a camisa do Vasco na sequência após eu ter saído do Flamengo. Seria até um desrespeito.
Uma das três filhas de Renato, a caçula Renata, de 4 anos, nunca entrou com o pai no gramado. E as mais velhas cobram seu retorno ao futebol. O apelo emocional fala mais alto até do que o sonho por um alto salário.
– Salário no futebol nunca foi meu ponto chave. Desde que comecei a carreira, não houve um clube que me pagasse em dia. Não é o que vai fazer a diferença para mim. O que faz a diferença é jogar com amor. Jogador que está iniciando. Não tenho mais a aprender, mas tenho a jogar, finalizar minha carreira – destacou.
jogador de garra isso o flamengo ta faltando
cara isso é complicado se daria certo ou não quem sabe só o tempo pode fala seria uma aposta mais teria que saber fazer o contrato tipo de produtividade não um salário alto e pelo fato dele ja ter jogado o club na justiça qual trabalhador não jogaria a sua ex empresa na justiça se ela não fizer o pagamento dos seus direitos trabalhistas ? sou flamengo até morrer mais sou justo também a diretoria antiga do club mão queria paga niguem direito
vai vender pizza pois ter colocado o mengao não justiça,cuspiu no prato q comeu agora vem pedir pra voltar , vai se fuder Caraí, jogar igual a vc o mengao tá dispensando porra.
bora Renato Abreu, você cabe no Mengo sim!!!
deixa o Renato se aposentar no mengao ele merece já foi ídolo vamos tratar nossos ídolos com respeito valeu
sai daí doido ... esse Flamenguista são doido esses fdpt já bastar as merda que tem no Flamengo vcs ainda querem mais merda
votar Renato por flamengo VC deu.muito resultado de gol
vcs são loucos além de ser idoso tá a três anos parado.
e outra ele foi dispensado pq já n jogava nada.
N dá mais pra ele n, uma pena... Qria q os jogadores atuais tivessem a garra, raça, vontade, disposição e ficassem putos de vdd qndo perdessem, igual ao Renato. Só isso já bastaria..
gostaria de revê renato Abreu de novo no flamengo ele tem a cara do mengão
Precisamos de profissionais em qualidade técnica , torcer para o time é um ponto a parte
quem renderia mais para o Flamengo? Renato Abreu ou Sheik , ambos com 38 anos???
esse joga muito e um líder merece joga com o manto sagrado novamente
processou o Flamengo e agora quer voltar???
precisamos de alguém para ser um líder dentro de campo
joga muito vc Renato melhor doque muito jogador que tem ai no Flamengo
Não, já deu pra ele.
Diretoria pega o Renato Abreu ele merece ele tem raça é gosta do Mengão
esse jogava com garra
volta renato vc merece pq nós num tenhe um cobrador de falta como vc.ô diretoria da uma chance pro renato
Se os jogadores do atual elenco tivessem esse espírito do Renato teríamos um outro flamengo só olhar as entrevistas dos jogadores atuais
pelo menos teríamos um contador de faltas