19/5/2013 08:52
Novo lateral do Flamengo é tratado como jóia pela Traffic
Adrían Martínez representou alto custo ao grupo. Contratado no mesmo pacote que teve Chaparro, jovem de 21 anos foi descoberto por meio da parceria da Traffic com o Manchester
A nova aposta do Flamengo para a lateral direita é considerada pela parceira na empreitada como uma joia. Adrían Martínez representou um dos maiores investimentos feitos pela Traffic dentro da nova proposta da empresa de garimpo no mercado sul-americano.
O lateral-direito teve parte dos direitos econômicos adquiridos pelo grupo entre 2010 e 2011 em um pacote que envolveu outros três jogadores do San Lorenzo, entre eles o meia Leandro Chaparro, emprestado ao Vasco na época.
Por meio de uma parceria com profissionais credenciados pelo Manchester United (ING) de troca de scout de jogadores no Brasil, Chile e Argentina, a Traffic foi alertada sobre o potencial de Martínez. Aos 17 anos, ele havia feito 25 jogos como titular na equipe principal do time argentino.
O grupo, então, comprou a maior parte dos direitos econômicos do lateral, mas não pôde transferir os direitos federativos – que concede o poder de registrar o atleta – para o Desportivo Brasil, clube no qual a Traffic vincula os jogadores da empresa. Isso porque o jovem ainda não havia atingido a maioridade.
Uma cláusula no contrato, entretanto, diz que esse transferência poderia acontecer quando Martínez completasse 18 anos. Apesar de ele ter sido incorporado à lista de jogadores da Traffic na mesma época de Chaparro, a empresa preferiu que Martínez permanecesse na Argentina para ganhar mais maturidade.
O Flamengo, por sua vez, recebeu uma indicação de mercado para procurar o lateral e entrou em contato com a Traffic. A operação foi fechada nos últimos dias por meio de Fernando Gonçalves, um dos diretores da empresa.
Martínez será emprestado ao clube por uma temporada e poderá adquirir parte dos direitos econômicos ao término do contrato.
A mudança de mercado
Há cerca de quatro anos, a Traffic voltou as atenções para o mercado sul-americano. Além de esbarrar no enriquecimento do futebol brasileiro, que gerou uma alta no preço dos jogadores, o grupo também aproveitou-se da parceria firmada com o Manchester United (ING) feita pelo então presidente na época, Júlio Mariz.
As fatias dos direitos econômicos de promessas dos vizinhos brasileiros, especialmente na Argentina, representavam um custo inferior e que permitia a compra de jogadores por pacote.
Outro atrativo que facilitou a aquisição dos jovens foi o baixo salário pago nas divisões de base desses países. Em média, jogadores até 20 anos não chegam a receber US$ 10 mil (cerca de R$ 20 mil).
Um diretor da empresa explicou que o investimento em revelações é mais rentável e não representa grandes gastos. Por isso, o grupo compra por atacado, apostando, ao menos, que dois nomes vingarão.
Flamengo e Traffic
Por Ronaldinho
O clube a e empresa se uniram pela contratação de Ronaldinho, em 2011. No segundo semestre, porém, algumas rusgas surgiram e a empresa parou de pagar os direitos de imagem. No início de 2012, Fla e Traffic romperam. O clube diz que a empresa deve cerca de R$ 5 milhões, referentes à dívida com o jogador e que foi assumida pelo clube.
Novos contatos
Apesar desta pendência, o Fla jamais relegou a Traffic a escanteio. Recentemente, as partes costuravam um acordo para a captação de patrocínio para os esportes olímpicos. O grupo também levou o lateral João Paulo e agencia o zagueiro Welinton, que está emprestado ao futebol russo.
1643 visitas - Fonte: Lance!
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