6/6/2013 01:12
Fla reclama da torcida em campanha do programa de sócios-torcedores
Clube adota tom crítico ao divulgar 'Nação Rubro-Negra' em Florianópolis. Ação já gerou críticas em redes sociais, e número de adesões tem diminuído
Placar exibe mensagem: 'Tem gente que só reclama, reclama... e na hora de ajudar, cadê? (Foto: Cahê Mota)
A promessa era repetitiva e, até certo ponto, megalomaníaca: "Torcedor, ajude a transformar o Flamengo na maior potência esportiva do mundo. Não é do Brasil, não. É do mundo". E dessa maneira o sistema de som do Orlando Scarpelli vendia, como um mantra, a "obrigação" dos rubro-negros de fazerem parte do programa de sócio-torcedor. Em campo, o time fazia partida ruim contra o Náutico, pelo Brasileirão, e, como se tornou costume desde o lançamento do projeto, a possibilidade de reforçar a equipe parecia depender exclusivamente de novas adesões.
Se no dia em que o "Nação Rubro-Negra" foi lançado o vice de marketing, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, foi claro ao dizer que o projeto era, sim, formatado para ser mais benéfico ao clube do que ao associado, as cerca de 22 mil inscrições até o fim de maio ainda não são vistas como suficientes. Campanhas em massa, principalmente em redes sociais, adotam tom de cobrança na busca por novos participantes e atingem em alguns momentos até o estágio das críticas.
No placar eletrônico do estádio em Florianópolis, por exemplo, foram expostas de maneira contínua frases como:
- Tem gente que só reclama, reclama, e... na hora de ajudar, cadê?
- Vai esperar mais quanto tempo?
- O Mengão está se recuperando, mas todo mundo precisa fazer sua parte.
- Não pode só torcer. Tem que fazer alguma coisa.
Em determinados momentos, até mesmo as "promessas" de retorno em caso de sucesso do programa pareciam exageradas:
- Você pagaria quanto para ver outro gol como o de Nunes em 1981?
O tom das propagandas já tinha recebido críticas também em redes sociais, e o reflexo, coincidência ou não, foi uma diminuição relevante no número de novas adesões. Com os mais de 22 mil sócios conquistados, o Flamengo já soma R$ 12,54 milhões por ano em sua receita e promete que o crescimento deste valor será determinante para contratação de reforços. Apesar do foco no "Nação Rubro-Negra", o clube tem outras fontes bem mais pomposas para arrecadação, como em patrocínios no uniforme, que chega à cifra de R$ 73 milhões/ano.
1566 visitas - Fonte: Globo Esporte
VEJA TAMBÉM
- ADEUS! Gabigol inicia contagem regressiva após saída do Flamengo
- REFORÇO DE PESO! Flamengo analisa fazer proposta por Roberto Firmino
- DE SAÍDA? Matheus Cunha tem futuro incerto no Flamengo e recebe sondagens
Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!
Mais notícias do Flamengo
Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas
Comentários do Facebook -