6/12/2016 07:41
Amor pelo Rio e tabu paulista fez Ronaldinho preferir Flamengo a Palmeiras
Frustração. Esse foi o sentimento de muitos torcedores do Palmeiras e do próprio clube quando Ronaldinho Gaúcho acertou com o Flamengo, em dezembro de 2010. Assis, empresário e irmão do talentoso atacante, vinha negociando com o clube alviverde há algum tempo. O técnico Luiz Felipe Scolari, então na equipe, chegou a se envolver para ajudar. Um plano de marketing foi montado contando com o craque. Mas não deu certo.
Praticamente seis anos depois a pergunta não foi respondida: quais os motivos fizeram Ronaldinho 'desistir' do Palmeiras e acertar com o Flamengo?
"São Paulo, para o Ronaldo, sempre foi um tabu. O Estado de São Paulo, eu digo. Ele sempre dizia: 'São Palo é grande...". Tinha aquela coisa. E ele sempre foi apaixonado pelo Rio", revelou Assis em entrevista ao o Bola da Vez, que será exibido nesta terça-feira (6 de dezembro), a partir das 21h30, na ESPN Brasil e no WatchESPN. "Nesse meio tempo veio o Flamengo. O primeiro a manifestar interesse foi o Flamengo. Um dia encontramos a Patricia [Amorim, então presidente do clube rubro-negro] em uma churrascaria e ela disse 'E aí Ronaldo, e o Flamengo'. E fez a foto com o Ronaldo".
Assim, Assis explicou que a ida de Ronaldinho Gaúcho foi decidida pelo craque pelo interesse que ele tinha em morar no Rio de Janeiro.
"A gente teve três etapas de negociação. Uma delas conheci o senhor Beluzzo [ex-presidente do Palmeiras], uma figura fantástica, uma figura genial, mas, infelizmente em todas essas circustâncias, o Ronaldo estava sob contrato. Eu não tinha o poder toda da negociação. Tinha o poder sobre o atleta. E até nesse episodio com o Beluzzo o treinador ainda era o Felipão. As pessoas não sabem. Eu me encontrei com o Felipão. Me encontrei com ele, jantamos, conversamos. O Ronaldo estava decidindo.
E uma coisa é a gente querer uma situação e não poder realizar. Infelizmente em todas as negociações o Ronaldo sempre estava com clube, tinha contrato com clube. Nessa ocasião falei para o Felipão: 'Por mim está ok'. Acho que os números... os números naquela ocasião eram excelentes."
Segundo Assis, a possibilidade de trazer Ronaldo de volta ao Brasil foi adiada naquele momento, mas no mesmo ano virou realidade por escolha do jogador.
"Só que o Ronaldo, inclusive, me deixou mal em uma situação que eu, na minha cabeça, o sonho de consumo para mim era voltar a Porto Alegre. Nao era nem Palmeiras nem Flamengo. Mas o Ronaldo tinha contrato com o Milan e a gente tinha que tomar um rumo.
eu estava ouvindo, estava aberto. E eu nao procurei os clubes. Os clubes vieram. Quando o Ronaldo no final do ano me diz 'Velho, eu não vou voltar para Milão'. Eu pensei: 'C..., f...'. Ele ainda tinha seis meses. Estava livre em seis meses", relembrou.
Assis recordou até que o Palmeiras fez a negociação de forma correta, procurando o Milan para trazer o jogador.
"Galliani me deu carta branca [para negociar o Ronaldinho]. O Palmeiras foi no [empresário] Mino Raiola e já começou a trabalhar, já tinha contato com o Milan. O Palmeiras foi o primeiro clube, e acho que o único a conversar com o Milan naquele determinado momento.
Eu digo 'Tá, vai sair, coisa linda'", disse Assis.
Apesar de a diretoria alviverde ter saído na frente, Ronaldinho chegou a negociar ao mesmo tempo com Palmeiras, Grêmio e Flamengo. Algumas semanas de negociação depois, o Grêmio desistiu de contratá-lo e foi seguido pelo Palmeiras, cuja diretoria chegou a afirmar que "Assis estava fazendo leilão pelo atacante".
Ronaldinho foi confirmado oficialmente pelo Flamengo em janeiro de 2011. Ficou até maio de 2012, com 74 jogos e 28 gols anotados pelo time rubro-negro.
Ganhou apenas um Campeonato Carioca, logo no primeiro ano pelo clube.
Assis conversou por 1h30 com o apresentador Dan Stulbach e os jornalistas Gian Oddi e Jorge Nicola, ambos comentaristas dos canais ESPN.
Bola da Vez com Assis
Quando: terça-feira (6 de dezembro)
Que horas: 21h30
Onde: ESPN Brasil e WatchESPN
30444 visitas - Fonte: espn
VEJA TAMBÉM
- NOVO ESTÁDIO DO MENGÃO A CAMINHO! Landim promete legado histórico para a Nação!
- MENGÃO EM MOVIMENTO! Sondagem por lateral do Wolfsburg agita bastidores!
- IMPORTANTE REFORÇO PARA O FIM DO CAMPEONATO! De la Cruz treina normalmente e deve voltar no próximo jogo do Flamengo.
Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!
Mais notícias do Flamengo
Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas
Ronaldinho tremendo Mercenário, se fosse mais humilde estaria jogando, deveria seguir exemplo como Robinho, joga para o time, e não quer ser estrela, já Ronaldinho tira onda de estrela e é um tremendo fanfarrão, moleque o irmão dele o Assis também.
Tomar no... penso não é uma expressão apropriada, porém deve-se valer com o que temos. Contudo vejo que realmente é um histórico desnecessário, até porque sabemos que teve outros interesses.
VAI TOMAR NO CU QUEM FEZ ESSA MERDA DE MATÉRIA.
TEM ND A VER COM A SITUAÇÃO ATUAL.