3/1/2017 08:11
R 99 milhões: Fla supera orçamento com patrocínio e vê reflexo na gestão
Dirigente revela que agências indicaram Rubro-Negro a Carabao e crê em salto com receitas além da camisa. Patrocínios fazem camisa valer quase R 100 milhões
O ano de 2016 foi difícil na Gávea - sem estádio para jogar, sem títulos e perda de patrocinadores -, mas serviu como base para um Flamengo mais forte. Se o discurso vale para o departamento de futebol - pela aquisição de alguns atletas, entre elas o destaque para a chegada de Diego, serve ainda ao marketing do clube. Com déficit do previsto no orçamento 2016, as boas notícias - ainda antes da chegada na madrugada de terça de Conca - vieram na virada do ano: renovação com o curso Yes! e, principalmente, a chegada da Carabao, marca de energético que vai colocar mais de R$ 190 milhões em seis anos de vínculo com o Rubro-Negro.
Para o departamento de marketing do Flamengo, não só a parceria duradoura é motivo de satisfação, mas também uma revelação: o novo parceiro veio a partir da indicação do Rubro-Negro como porto seguro e vitrine para uma marca internacional.
Na soma das receitas previstas para todos os espaços da camisa, o Flamengo já supera orçamento de R$ 70 milhões em patrocínio esportivo para 2017. Contando os cerca de R$ 37 milhões da Adidas - sendo R$ 10 milhões em material esportivo -, a camisa do Flamengo já vale R$ 99 milhões. O vice-presidente de marketing do Flamengo, Daniel Orlean, porém, prefere ressaltar outro ponto.
- O bacana dessa gestão é que reconstruimos imagem positiva do futebol como plataforma de lançamento de marcas, de mídia de forma geral. A Carabao queria lançar seu produto no Brasil e ela foi a consultorias na área de esportes, de marketing e fomos indicados por uma dessas empresas de renome. A partir daí o processo começou internamente com Fred (Luz), Bruno (Spindel), toda a equipe de marketing e do jurídico. Vejo esse processo como resgate de credibilidade do Flamengo no mercado publicitário - comenta Orlean.
A Carabao queria lançar seu produto no Brasil e ela foi a consultorias na área de esportes, de marketing e fomos indicados por uma dessas empresas de renome. (...) Vejo esse processo como resgate de credibilidade do Flamengo no mercado publicitário"
Daniel Orlean, vice de marketing do Fla
O clube espera finalizar em janeiro a quarta renovação de contrato com a Caixa Econômica Federal. E desta vez com reajuste, que está sendo costurado há um bom tempo: de R$ 25 milhões para R$ 30 milhões.
- Temos planejamento estratégico interno que é mais detalhado que o orçamento publicado, obviamente porque temos que guardar algumas coisas, mas temos metas mais desdobradas e confiamos que esse vai ser ano de construção de propriedade de marketing novas, que vão além da camisa. Não canso de repetir isso. Não só camisa, mas plataforma digital, estádio, licenciamento de produtos, sócio torcedor... todas são plataformas que o marketing está trabalhando para gerar novas receitas para o clube - diz o vice de marketing.
Orlean destaca ainda parcerias que foram feitas ao longo de 2016 e segue a todo vapor para este ano. Ambev, Linktel, Cimento Mauá e Euro Colchões alavancaram diretamente as obras obras no Ninho do Urubu. Nesta terça-feira, o clube promove a Orthopride, que vai pagar R$ 1,2 milhão para ocupar a camisa na base, mas também para cuidar da saúde bucal dos atletas. O aplicativo de carro particular Uber é anunciante da camisa de treinos do Fla.
- São empresas que entram às vezes não só com dinheiro, mas com serviços que utilizamos com frequência, que muitas vezes não são contabilizados pelos clubes. Como estamos investindo bastante não só no CT, mas em tecnologia, comunicação, série de coisas, metodologias inovadoras, são parcerias fora da camisa do profissional que são muito importantes não só para a marca mas também para a gente. Unimos assim o capital financeiro e o intangível, que é o serviço dessas empresas - explica o dirigente do Flamengo.
13950 visitas - Fonte: Globo Esporte
VEJA TAMBÉM
- CALLERI NO RADAR DO MENGÃO! Flamengo avalia atacante do São Paulo como possível substituto de Gabigol!
- FLAMENGO REVELA PROJETO DO NOVO ESTÁDIO! Inauguração prevista para 2029 promete marcar nova era no clube!
- Flamengo e prefeitura firmam acordo para nova arena esportiva na cidade.
Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!
Mais notícias do Flamengo
Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas
A equipe do Bandeira está mostrando como se administra um clube da tamanho do mengão. Alguns verdes que passaram por aqui devem estar se rasgando de ódio. valeu Bandeira!!!
SHOW. ISSO SIM E DIRETORIA NOTA 10 . PARABEM MENGAO.
flamengo se continuar assim jah podemos diser q vai ser um novo barcelona imbatível pq uma celeção agente jah eh hehe parabéns aos dirigentes da equipe.....vamo q vamo nação
parabéns melhor diretoria do mundo
se continuar nessa pegada daqui a pouco ninguém segura mais
Parabéns meu presidente! o meu flamengo precisava de homem sério como o senhor, a nação agradece. e eu tbm é claro.......
flamengo está de volta a altura de onde nunca deveria ter saído, parabéns equipe gestora.
e isso aí megao bola pra frente
ae nação o ano começou e com ele muitas novidades no grupo do mengao quem quiser participar é só chamar nesse número 11945437670 so falamos sobre futebol todas as novidades do nosso mengao ...
parabéns Bandeira de Mello
Parabéns diretoria que Deus abençoe vc e a nossa nação pra continua crescendo
do jeito que vai o flamengo no futuro vai ser o melhor do mundo Parabéns presidente
Showwwww diretoria!!!!
é isso aí, melhor diretoria de todos os tempos! Flamengo vai voltar ao quê era, graças ao bom Deus!.
fantástico, o gigante acordou, ninguém segura o flamengo