14/1/2017 09:07
Nos ricaços Palmeiras e Flamengo, base é para "compor elenco"
Vivendo tempos de pujança, Palmeiras e Flamengo "duelam" na apresentação de reforços de peso neste início de ano. Do lado alviverde, nomes como Felipe Melo, Michel Bastos e Alejandro Guerra. Do rubro-negro, atletas como Darío Conca e Rômulo. Enquanto isso, as categorias de base ficam relegada, com os jovens atletas servindo basicamente para "compor elenco".
Em seu site oficial, por exemplo, o "Verdão" conta apenas com um prata-da-casa em sua página de elenco após a saída de Gabriel Jesus para o Manchester City: o meia Vitinho, de apenas 18 anos. Ele foi promovido ao profissional no ano passado e acumula quatro partidas pela equipe adulta, fazendo parte do elenco que conquistou o Campeonato Brasileiro.
Recém-chegado, o técnico Eduardo Baptista observou o time palmeirense na última Copa São Paulo de Futebol Júnior e decidiu experimentar mais cinco garotos no elenco principal: o goleiro Daniel Fuzato, o lateral direito Maílton, o zagueiro Augusto, o volante Cadina e o meia Léo Passos.
De todos eles, contudo, apenas Fuzato deve ter mais chances no estrelado elenco alviverde, já que será o novo terceiro goleiro do time, substituindo Vagner, que foi para o Mirassol - Fernando Prass e Jaílson duelarão pela titularidade.
Os outros, por sua vez, devem apenas completar treinamentos ou ficar no banco de reservas em competições de menor importância.
Quem tem menor concorrência é o ala direito Maílton, que terá como concorrentes na posição o lateral Fabiano e o volante Jean, que também joga pelo lado direito.
Augusto, Cadina e Léo Passos, por sua vez, terão que disputar posições com vários "medalhões", o que deve cortar ainda mais suas chances. Como nos últimos anos, a equipe paulista deve emprestar vários deles para clubes da Série B.
Vale lembrar que o Palmeiras contratou diversos nomes para a temporada. Além dos já citados acima, chegaram ainda os meias Hyoran e Raphael Veiga, o zagueiro Antônio Carlos e o atacante Keno. A equipe estuda agora liberar alguns jogadores.
A situação contrasta bastante com a de alguns rivais, como o São Paulo, por exemplo. De acordo com o novo técnico tricolor, Rogério Ceni, a equipe do Morumbi terá 50% de atletas da base no profissional em 2017, algo muito diferente do que irá ocorrer no Allianz Parque.
Santos e Fluminense são outros que devem apostar forte na base para a temporada.
No Flamengo, a situação é parecida: a garotada "compõe elenco" na Gávea.
No site oficial da equipe rubro-negra, figuram como pratas-da-casa os goleiros Paulo Victor, Thiago e João Lopes, os zagueiros Léo Duarte e Juan, o lateral esquerdo Jorge, o volante Ronaldo, os meias Paquetá e Adryan e os atacantes Felipe Vizeu e Thiago Santos.
De todos esses, contudo, só o ala Jorge atua com frequência. Ele assumiu a titularidade da ala esquerda flamenguista em 2015, após surgir bem na Copa São Paulo, e se mantém como dono da posição até hoje.
Contudo, o Fla vê na venda do atleta, observado por diversos clubes europeus e dono de uma multa rescisória de 30 milhões de euros (R$ 102,5 milhões), a chance de equilibrar seu caixa.
Segundo previsão orçamentária divulgada pelo próprio clube rubro-negro, no entanto, uma proposta de 10 milhões de euros (R$ 34,2 milhões) já deve ser suficiente para sacramentar a venda do atleta de 20 anos para o exterior.
Não à toa, o clube da Gávea contratou o lateral Trauco, da seleção peruana, já prevendo uma possível saída de Jorge para o Velho Continente.
Entre os outros pratas-da-casa que aparecem casualmente no time flamenguista, Juan hoje é reserva de Réver e Rafael Vaz, Paulo Victor é banco de Muralha, enquanto Felipe Vizeu disputa a posição de centroavante com os tarimbados Guerrero e Leandro Damião.
Os outros, assim como no caso do Palmeiras, só devem ter chances em treinamentos táticos e em jogos de menor importância, como os do Campeonato Carioca.
Em breve, no entanto, uma nova "fornada" de promessas da base deve chegar ao profissional da base, já que o Fla é um dos times que mais encanta na atual Copinha. O principal nome é o do atacante Vinícius Jr, de apenas 16 anos, que está na base rubro-negra desde os 10. Ele também defende a seleção brasileira sub-17.
18042 visitas - Fonte: espn
VEJA TAMBÉM
- BRILHO DO CRIA! Ex-jogador do Flamengo se destaca na Premier League e Seleção recebe informações.
- AINDA NA DISPUTA? Flamengo ainda tem chances remotas de conquistar o Brasileirão
- SERÁ QUE VEM? Flamengo sonha com a contratação de Calleri, do São Paulo
Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!
Mais notícias do Flamengo
Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas
Cadê o chifrudo vascaindo Sergio Farias que ainda não comentou????? hahaha
Palmeiras!!! O rival da vez! todo ano tem que haver um rival do Flamengo para mídia. Desde que o Vasquinho passou a time de segunda resolveram mudar. Em 2015 o grande rival era o Corinthians. Agora é o Palmeiras. Time que até outro dia era completamente apagado. Fazem comparações com contratação, riquezas, etc. Será que tem que ser sempre assim? Pra mim é tudo japonês. Não me interessa outros. Parem de me encher o saco com Palmeiras. É vamos ver quem será o próximo!
quem quiser entra no grupo do flamengo me chame no zap 061 999692754
vcs são de vagar repeti notícias, o importante quer e anunciar o jogo dá copinha não fala, eu só vin saber quer o Fla, jogou ontem, hoje vamos se atualizar, OK?
VOCÊ QUE NÃO ESTÁ SATISFEITO COM SUA OPERADORA DE TV.
ESTÁ PAGANDO CARO E TENDO POUCOS CANAIS.
NÓS TEMOS A SOLUÇÃO
QUALQUER LUGAR DO BRASIL
INFORMAÇÕES NO WHATSAPP 11949348549