Guerrero e Everton são destaques no bom começo de ano do Flamengo (Foto: André Durão)
O jogo é válido pela última rodada da fase de grupos da Taça Guanabara, e Flamengo e Madureira já estão classificados e invictos até aqui. Apesar da situação confortável, a liderança na chave pode fazer - muita - diferença na próxima fase da competição. O líder do grupo B jogará pelo empate a semifinal do turno. Além disso, no caso do Rubro-Negro, há a possibilidade de garantir a presença de sua torcida na partida que vale vaga na decisão. O Fla tem 12 pontos, e o Madureira, 10.
Nesta quinta, a Justiça determinou que os clássicos disputados no Rio de Janeiro terão torcida única. Isso pode afetar diretamente o regulamento previsto pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj). Este apontava, até então, que a escolha de mando de campo nas semifinais da Taça Guanabara seria pela melhor campanha na fase de grupos - na final, a definição seria através de sorteio. O mando, porém, não influenciava na questão
Ou seja, caso a liminar não seja cassada e as partidas decisivas realizadas no Rio de Janeiro, uma vitória neste fim de semana pode garantir a presença da torcida do Flamengo nas arquibancadas da semifinal. Por outro lado, a Federação afirmou que é ainda é cedo para apontar vantagem de torcida única aos clubes com melhor aproveitamento na competição - apesar do regulamento anterior apontar o mando.
Cabe recurso?
Ainda cabe recurso, até mesmo pelo pensamento semelhante entre as partes atingidas - o próprio Governo do Rio já comunicou que recorrerá da decisão. Mas caso não seja anulada a liminar, a cor da camisa da torcida presente no próximo clássico - que pode acontecer no dia 25 de fevereiro, entre Flamengo e Vasco (basta o Fla garantir o primeiro lugar. Se ficar em segundo, pega o Fluminense) - ou novas alternativas só serão conhecidas após reunião entre o presidente da Ferj, Rubens Lopes, e representantes dos clubes.
Força máxima?
O Flamengo sabe que uma vitória pode trazer benefícios decisivos. Não por acaso o técnico Zé Ricardo e sua comissão técnica optaram por poupar nove titulares do jogo do meio de semana, quando a equipe venceu o América-MG, por 1 a 0, pela Primeira Liga. Do time considerado principal, apenas Everton e o goleiro Muralha atuaram em Brasília. A ideia é ir com força máxima neste domingo.
Os atacantes Berrío e Leandro Damião não viajaram para Volta Redonda. O primeiro permanece fazendo reforço muscular por conta de um desconforto no adutor esquerdo, sentido na partida de quinta-feira. Damião, por sua vez, se recupera da pancada no tornozelo direito que ocorreu no mesmo jogo.
Melhor começo desde 2011
São seis jogos e seis vitórias em jogos oficiais na temporada. O começo de ano é o melhor do Flamengo desde 2011. Sem contar o revés no amistoso diante do Vila Nova, por 2 a 1, a equipe do técnico Zé Ricardo segue com 100% de aproveitamento, tendo sofrido apenas dois gols. A equipe disputou quatro partidas pelo Carioca e duas pela Primeira Liga. A estreia na Copa Libertadores será dia 8 de março, diante do San Lorenzo.
Ficha técnica:
Flamengo x Madureira
Competição: Campeonato Carioca
Data/Hora: 19/2/2017, às 17h (de Brasília)
Estádio: Raulino de Oliveira (Volta Redonda)
Árbitro: João Batista de Arruda
Assistentes: Rodrigo Figueiredo e Daniel de Oliveira
Time provável: Alex Muralha, Pará, Réver, Rafael Vaz e Trauco; Romulo, Willian Arão e Diego, Everton, Mancuello e Guerrero
Transmissão: TV Globo para RJ, MG (somente Juiz de Fora), ES, TO, SE, PB, RN, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP, DF (com Luis Roberto, Júnior e Arnaldo Cezar Coelho) e Premiere 3 (com Jader Rocha e Carlos Eduardo Lino) Rádio Globo/CBN( com Luiz Penido, Eraldo Leite, André Luiz e Camila Carelli)
Comentários do Facebook -