Ederson se recupera de lesão em treino na academia do Flamengo (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)
- Ederson teve fratura osteocondral (de cartilagem), um edema ósseo, naquela entrada do Fagner. Foram múltiplas lesões e uma dessas pequenas lesões foi de menisco. Então a gente primeiro tratou essa fratura osteocondral e o edema ósseo na expectativa de que, com o tratamento conservador dessas outras patologias, evitasse o procedimento cirúrgico. Mas só saberíamos se haveria necessidade de cirurgia ou não após o tratamento da fratura osteocondral e do edema ósseo. Infelizmente após todo o esforço do atleta na reabilitação dele e de todo o esforço aqui do CEP, ele ficou recuperado da fratura e do edema, mas a dor permanece, e a gente vai ter que realizar a artroscopia para poder tratar essa lesão de menisco - disse Tannure, em entrevista ao GloboEsporte.com em 6 de setembro (a cirurgia foi feita no dia seguinte).
Esperança frustrada para reta final de 2016
Com o Flamengo inserido na disputa pelo título brasileiro e a demora na evolução de Ederson, o departamento médico ainda tinha confiança em colocá-lo para jogar no fim de 2016. A recuperação, todavia, desenvolveu-se de maneira mais morosa, e o departamento de futebol não o arriscou na reta final da competição.
- É difícil dar uma previsão. Porque a última previsão que a gente deu já não se concretizou. Óbvio que a gente vai fazer todo o esforço. A gente espera contar com ele neste ano. É nosso pensamento, nossa vontade. Só que tem que respeitar a individualidade de cada um e do atleta. Mas todo esforço vai ser feito para isso, pode ter certeza - dizia Tannure no fim de outubro.
Preocupação com o emocional do atleta
Além do problema no joelho esquerdo, o sofrimento de Ederson longe dos campos era motivo de preocupação do Rubro-Negro. A angústia passou a ser compartilhada por familiares e amigos, que aguardavam ansiosamente o retorno do atleta. O psicólogo do Flamengo, Fernando Gonçalves, contou um pouco do momento que passava o atleta no início do ano.
- Ederson passa por esse sofrimento, algo de quem quer demais a recuperação. Mas em função do edema ele não consegue avançar. Falamos com o Márcio (Tannure) nesse processo. Ele (Ederson) é muito perfeccionista, gosta de ter muitas certezas, flexibiliza o processo para a recuperação ser a mais saudável possível, para que a cabeça ajude. É difícil, ele quer muito ajudar. Tivemos a fatalidade do jogo contra o Corinthians, que é um fator externo, que comprometeu. Ele acaba usando tudo de forma inteligente para que esse processo seja da maneira mais saudável e que a cabeça jogue a favor nessa recuperação - contou Fernando, em 17 de janeiro.
Manchetes do GloboEsporte.com acompanham os nove meses de Ederson fora do Fla (Foto: Editoria de Arte)
A seis meses do fim do contrato
Apresentado em 24 de julho de 2015, o atleta atuou em apenas 32 partidas desde sua estreia, em 12 de agosto do ano
(neste período, o Rubro-Negro disputou 112 jogos - o camisa 10 entrou em campo 28,5% dos confrontos possíveis). Na estreia, jogou bem, e o Fla venceu o Atlético-PR por 3 a 2, no Maracanã. Teve boa sequência de cinco jogos, com direito a dois gols em duelo com o Palmeiras (2x4), mas sofreu lesão na coxa esquerda em empate com o Vasco que eliminou o Rubro-Negro da Copa do Brasil.
No mesmo ano, novamente contra o Vasco, desta vez em derrota por 2 a 1, no Brasileiro, levou pancada no joelho direito e sofreu contusão ligamentar. Novamente perdeu ritmo.
A temporada de 2016 só começou para Ederson em 5 de março, quando os reservas venceram por 3 a 1 o Bangu, e o camisa 10 encerrou
período de 104 dias sem atuar. Passou a ser utilizado por Muricy Ramalho e posteriormente por Zé Ricardo. Seu melhor momento deu-se entre 26 de junho, na derrota por 2 a 1 para o Fluminense, e a goleada por 4 a 0 para o Corinthians. No meio dos dois duelos, marcou na vitória sobre o Inter.
Tá chegando a hora?
Ederson já treina normalmente com o restante do grupo desde o começo do ano. Não deixou de trabalhar um dia sequer - e fez também tratamento nas férias, com acompanhamento do departamento médico do Flamengo. Semana passada, Zé Ricardo disse que o processo de retorno do meia está adiantado e só depende de correções mecânicas e ritmo de jogo. Sofreu uma torção no tornozelo, mas nada que diminuísse o otimismo do departamento de futebol.
Lesões na Europa
Ederson teve lesão grave em 2014 pelo Lazio (Foto: Getty Images)
Ederson já vinha de um período complicado na Europa. Nos cinco anos anteriores à chegada ao Flamengo, atuou apenas 76 vezes e marcou nove gols, número levantado pela Espn Brasil.
A primeira grande lesão aconteceu em sua única partida
pela Seleção, em 2010, na vitória por 2 a 0 sobre os Estados Unidos. Entrou aos 27 minutos da etapa final, e, ao tentar tocar na bola, rompeu dois tendões da coxa esquerda.
Ficou sete meses sem jogar.
Voltou em 2011 e, durante amistoso com o belga Genk, sofreu ruptura do ligamento cruzado do joelho direito, região onde foi atingido contra o Vasco, em 2015.
No Lazio, nova lesão grave, desta vez na coxa direita. Houve uma ruptura do tendão na região, e a recuperação novamente não foi rápida.
E o pilantra do Fagner continua jogando, convocado pra seleção, e esse STJD mostrou que é ajudador dos clubes de São Paulo, uma vergonha o que eles fizeram, não punindo severamente, a entrada criminosa que esse vagabundo do Fagner deu no Ederson, isso é a cara do Brasil, aqui, os criminosos fazem o que querem, e tá tudo certo.
enquanto isso o canalha do fagner ta na selecao
aquele jogo outro jogador foi muita com violência não precisava Nei catao pegou .
vai si fuder seu merda eli si machucou no trabalho o flamengo tem que paga o salario deli sem reclamar fldpt
Bom jogador. espero q se recupere e tenha uma boa sequência . Pode ajudar muito o mengao.
esse cara ainda vai retribuir tudo que esta sendo feito por ele , esse tem a cara do flamengo força, raça e motivação.
força meu irmão estamos orando por vc.
pra mim o Ederson é um bom jogador, é o cara de força de vontade e um exemplo de lutador, torço muito pra que ele volte aos gramados logos
tesoura assacina tinha que ser preso, foi na maldade foi pra quebrar
foi uma jogada muito dura e o Fagner deveria ter uma punição,mas ha jogadas muito mais duras e não ocorre nada com jogadores bem fisicamente o problema e que ele e bichado qualquer encontram iria machuca-lo pois parece que e de vidro,machucou algumas vezes sozinho,numa simples corrida,esse e o histórico dele já faz alguns anos,o flamengo contratou sabendo
A punição da aquele vagabundo maldoso, foi ser convocado para a seleção do Tite,e não vi ninguém, nem mesmo a própria imprensa, fazer um comentário crítico daquele elemento, porque,não a primeira vez que ele,faz isso com os colegas de profissão.
Ederson é gente boa, deveria ter muito mais pessoas com virtudes que esse cara tem. Por isso ele tem moral e estou no apoio total e acreditando nesse cara que ainda vai dar muita alegria pra nós. SRN.
outra bosta some com essa merda do Flamengo
quando foi contratado todos sabiam que era bichado,não jogava a um ano,e seu nivel tecnico já estava em decadência a alguns anos,foi uma péssima contratação,comendo o dinheiro do clube e não deu retorno algum,imprestável,mais uma contratação errada dessa diretoria,a sorte que eles sabem administrar prejuízos,e esse foi um grande prejuízo ao clube,porque não dizem mais e um dos maiores salários do clube,tomara que encerre logo esse contrato,pra ele seguir o caminho dele.
Bom jogador...mas também um prejuízo muito grande pro FLAMENGO salário alto e ainda não se firmou !
esse marginal chamado Wagner era pra ser preso filha da puta desse não pode ser chamado de jogador paga todos os prejuízo que o flamengo tá tendo inclusive o salário do jogador esse merda
DESBLOQUEAMOS OS CANAIS PREMIERE, TELECINE, HBO, COMBATE, CANAIS ADULTOS E BBB PARA ASSINANTES DE TV POR ASSINATURA DE QUALQUER LUGAR DO BRASIL E TAMBÉM REDUZIMOS O VALOR DA FATURA.
WHATSAPP 11949348549
o Fagner tinha que ser punido por ter causado danos ao atleta e prejuízo ao MENGÃO.
forca porque precisamos de voce ...
vc e um exemplo de profissional
Eu falei é um bom jogador, mas é bichado qualquer lesão passa maior tempo pra se recuperar, é só ver o currículo de lesões que ele tem.