15/4/2017 15:11
STF marca data para julgamento de recurso do Flamengo sobre Copa União
Taça das Bolinhas ainda é alvo de polêmicas 30 anos depois
Exatos 30 anos após o término da Copa União, o Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para terça-feira o julgamento do recurso impetrado pelo Flamengo, que pleiteia o título da competição nacional. O relator da sessão que pode colocar um ponto final em uma das mais longas novelas do futebol brasileiro será o ministro Marco Aurélio.
Do outro lado, o Sport espera manter a decisão proferida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e pelo STF, que considera os pernambucanos os vencedores daquele ano. Se acatado, os cariocas também serão declarados vencedores.
O recurso movido pelo time carioca havia sido suspenso no Supremo Tribunal Federal em agosto do ano passado para que o ministro Luis Roberto Barroso avaliasse o caso. O magistrado julgou o pedido procedente.
"É um momento relevante, tende a ser algo que se aproxime do fim. Não posso afirmar que será a última decisão, mas será importante. O Flamengo está confiante que a vitória nos campos também será traduzida em vitória jurídica. Confiamos que o STF fará justiça", disse Flavio Willeman, vice-presidente jurídico do Flamengo.
Restam os votos de Rosa Weber, Alexandre de Moraes e Luis Roberto Barroso. Se houver empate, um ministro da 2ª Turma do STF será convocado
O STF é a última instância para a apreciação do recurso flamenguista. Em março do ano passado, o STF negou pedido de reconhecimento do título de campeão brasileiro de 1987. Com a decisão, o Sport é declarado como único vencedor.
Entenda o caso
Em 1987, o time de Recife foi o campeão do Módulo Amarelo e o Flamengo levou o Módulo Verde da Copa União (torneio organizado pelo Clube dos Treze). À época, a CBF declarou-se incapaz de organizar a competição principal.
O clube carioca e o Internacional (segundo do Módulo Verde) se recusaram a jogar um quadrangular organizado proposto pela CBF com Sport e Guarani (o vice do Amarelo) para definir o campeão brasileiro e os representantes da Libertadores do ano seguinte.
Guarani e Sport se enfrentaram novamente e os pernambucanos foram os campeões.
22941 visitas - Fonte: Uol Esportes
VEJA TAMBÉM
- DESEJO ANTIGO! Jornalista revela jogador que poderia ter defendido o Flamengo no passado
- ETERNO ARTILHEIRO! Gabigol relembra título da Libertadores de 2019
- VAI COMPRAR OU NÃO? Flamengo aguarda posição final do Corinthians sobre Hugo Souza
Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!
Mais notícias do Flamengo
Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas
olha está fasio é só dar o título da segunda divisão por esporte sim porque o esporte caiu pra segunda no dia seguinte como que se dis campeão sedo que caiu né
Qual o motivo dá polemica o Sport.estava disputando a 2^ ou 3^ divisão só no Brasil que acontece isto tanta coisa pra resolver no país coisas super erradas eles querem resolver uma coisa claríssima 1° e 1 ° 2 ° e 3 ° são 2° e 3° dv precisa mais alguma prazer resolver vamos resolver : mandar estes polícos corruptos e ladrões pra cadeia e esses juízes que inventam leis para indenizar descendentes de bandido enquanto o cidadão que trabalha e contribui pro INSS durante 35 anos tem que trabalhar mais 35 se viver até lá pra pagar pensão a filho e neto de bandido e Brasil dos brasileiros
o campeão legítimo da pincipal divisão chama se Mengão.
E...muinto.simples a cbf...elegou.que não tinh condição de auganizar o campeonato. brasileiro naquele ano então fica fácil decidir o.Flamengo e o campeão e pronto como que. a..cbf.vai decrala o sport.campeão. se.ela não tinha condições de fazer.campeonato ne.E.simples gente sport.E..campeão.da segunda
cara como é que os filhos da puta se acham encapas de organiza a competição é querem se meter.
e organiza um quadrangular.
essa C.B.F e uma vergonha para o futebol brasileiro.
MERECEMOS DIRIGENTES
MELHORES
mengão campeão não tem discussão.Isso é passado.!!
seja o que for meu coração é MENGÃO.
Independente de qualquer resultado de qualquer tribunal, pra mim o MENGAO é o campeão de 1987 e ponto final.
Não importa o que acha CBF, STJD, STF, SPORT ou quem quer que seja, no meu coração o campeão e meu MENGÃO e pronto. É isso que importa.
Não sei como um time pode ser campeão duas vez no mesmo ano de duas divisão sport disputou segunda divisão ñ venseu o guaranível tendo ficado empatado até nos pênalti fez acordo com beto ziny e foi declarado campeão da segunda divisão e ainda quer ser campeão da primeira é brincadeira ou palhaçada?
flamengo deu mole se pega esporte na quele ano. dava sacode nesti time de segudona. mais taca e nossa
isso ta virando uma piada, palhaçada do crlhooo!
vai entender o futebol brasileiro desse jeito que complicação esse clube dos 13 pois dão um troféu pro flamengo outro por esporte só assim terminar com essa confusão toda de 30 ano
O campeões somos nós é fim de papo.... Tem que mandar se fuder esse clube dê merdaaa dá segunda divisão..... O campeão de fato é o nosso Mengãooooo que ganhou em campo e pela primeira divisão e ponto final!!!
time do sport jogou com os time da série B e se acha campeão. Esse título sempre será do Flamengo.
campeão absoluto
seja qual for o resultado, pra nós flamenguista seremos o campeão de fato e de direito