13/5/2017 07:33
Por estádio, Fla envolve ex-presidente e topa jogo solidário da Prefeitura
Ex-presidente Patricia Amorim (d) ajudou a costurar acordo entre Flamengo e Prefeitura
O Flamengo assinou, na manhã da última sexta-feira (12), junto com a Prefeitura do Rio de Janeiro, um protocolo de intenção de reforma que dará vida a um novo estádio na Gávea. O inédito apoio do poder público para o sonho de uma casa reformada em sua sede foi obra de um acordo que envolveu diversas partes, incluindo uma ex-presidente do Rubro-negro: Patricia Amorim.
Inimiga política do grupo de Eduardo Bandeira de Mello desde as eleições de 2012 (antes do primeiro mandato do novo presidente), Patricia viu o cenário mudar agora. "Respeito muito a Patricia. E sei que, no fim, queremos apenas o bem do Flamengo. Nunca fiz ataques a ela. Era apenas uma questão de democracia, disputa em eleição", minimizou o mandatário do Flamengo.
Atual subsecretária de Esporte e Lazer da cidade, a ex-comandante foi peça fundamental no acordo final. Enquanto o secretário de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação, Índio da Costa, fazia jogo duro na negociação com o Flamengo - nem sequer foi à cerimônia de sexta -, Patricia Amorim foi acionada e costurou o aval da Prefeitura.
Índio não topava aceitar um projeto que imaginava uma capacidade superior a 20 mil torcedores. O Flamengo, por sua vez, queria ao menos 25 mil lugares no novo estádio. Patricia, junto ao prefeito Marcelo Crivella, articulou o plano desejado pelo Rubro-negro.
A ideia de 25 mil lugares, aliás, já é menor que a anterior pretendida pelo Flamengo. O clube chegou a protocolar um projeto de estádio com capacidade para 40 mil torcedores, mas teve de recuar para ver o plano andar. Crivella e Índio, bem como antigos gestores, não aceitavam a capacidade maior.
Além da negociação pelo número de lugares, o Flamengo teve de conversar sobre outra situação, um jogo solidário – com renda revertida para compra de 70 mil cestas básicas que irão reabrir restaurantes populares na cidade.
Em conversa com a reportagem, pessoas ligadas à gestão de Crivella foram categóricas: "Sem esse jogo, não tinha nada de protocolo assinado". E o Flamengo não se opôs, especialmente pelo lado social.
Patricia entrou no circuito novamente. Enquanto Marcelo Crivella conversava com a Odebrecht para isentar a taxa de utilização do estádio (aluguel), a subsecretária negociava com a Ferj para que a cota da Federação de Futebol do Rio de Janeiro fosse abolida neste caso. Tudo resolvido. Ambos os gastos não aparecerão no borderô no jogo deste sábado, contra o Atlético-MG (13).
Inicialmente, o clube queria a partida na Arena da Ilha. O local, porém, ainda não contém todos os laudos para ser utilizado. A Prefeitura, por sua vez, queria o jogo no Maracanã – gerando maior renda – e, claro, acabou fazendo jogo duro pelos alvarás da Ilha do Governador.
Por fim, jogo no Maracanã confirmado, protocolo de intenção de obra na Gávea assinado e laudos para a Arena da Ilha sendo providenciados em poucos dias.
Estádio "acústico" e sem estacionamento
O projeto do novo estádio da Gávea ainda teve de reunir algumas condições específicas para ganhar a simpatia da Prefeitura. Uma delas é ter uma acústica que minimize o barulho nos arredores – a Associação de moradores do bairro local (Leblon) sempre questionou a obra ali.
Além disso, o Flamengo se comprometeu a não disponibilizar vagas de estacionamento, estimulando que o público dos jogos no novo estádio utilize transporte público e impacte o mínimo possível o trânsito da região.
"Pensamos em tudo. Teremos uma solução pelo ruído no nosso estádio acústico, utilizaremos as estações de metrô próximas e pensaremos em tudo sempre", comentou o presidente Bandeira de Mello.
18242 visitas - Fonte: Uol Esporte
VEJA TAMBÉM
- AINDA NA DISPUTA? Flamengo ainda tem chances remotas de conquistar o Brasileirão
- SERÁ QUE VEM? Flamengo sonha com a contratação de Calleri, do São Paulo
- NÃO DEVE VIR? Contratação de Calleri pelo Flamengo reflete anseio de Landim e reação do São Paulo
Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!
Mais notícias do Flamengo
Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas
agora vamos ser é mais quê zoados, já tô até vendo o bordão dos outros clubes ( menor estádio para uma maior torcida kkkkk) sai dessa bandeira, a torcida do Flamengo não merece um estádio com esse tamanho, vamos continuar dependendo do Maracanã.
esse estádio tem que ser no mínimo 40 mil, pense no que pode acontecer no futuro!
presida valeu ,sempre com respeito honestidade, com ética mostrando que nem tudo está perdido neste País ,do submundo da corrupção ,e meus parabéns pelo jogo solidário acho que nos da periferia e os abandonados fomos visto com outros olhos ,parabéns ao Prefeito e o presidente aliás meus presidente
hoje o .Bradil inteiro orgulha fo nosso presidente e do mrngão tanto tempo nóis os flamenguistas sonhava com ums diretriz asim .
vai se o mais lindo estádio do mundo
Muito bom, valeu Presidente, o Flamengo é o orgulho desse país, símbolo de boa gestão, honestidade e transparência.
É isto aí presidente, 25 lugares já é um bom início, e estaremos literalmente em casa na Gávea, mas não pode descartar o projeto de um estádio com no mínimo 80 mil...
SE FOR PARA O BEM DO NOSSO MENGO SEJA FEITO O MELHOR.OK