A frase o “Brasil é Flamengo” foi capitaneada pelo BAP ainda durante a campanha da Chapa Azul. Baseado nos números divulgados pela última pesquisa disponível sobre o número de torcedores dos grande times Brasileiros, divulgada pela Pluriconsultoria, fizemos um raio-x de como a torcida do Flamengo estaria espalhada pelo Brasil. Os resultados mostram que não é nenhum exagero dizer que o Brasil é Flamengo. Não só por ter o maior número de torcedores dentre os times Brasileiros, como também pela impressionante penetração que a torcida do Flamengo tem em todo o território nacional. Os números mostram que não é nenhum exagero afirmar que o Flamengo é um dos poucos, senão o único clube, capaz de lotar todos os Estádios espalhados pelo Brasil. O mapa abaixo dá a dimensão de como os quase 33 milhões de torcedores estão distribuídos pelo país:
Para se ter uma noção do tamanho da torcida do Flamengo, temos mais torcedores na Região Norte do país do que nossos rivais do Estado do Rio de Janeiro, Botafogo e Fluminense, têm em todo o território nacional. O Fluminense tem uma torcida estimada de 3.492.000 torcedores espalhados pelo Brasil.
Outro dado que corrobora a potencia Flamengo é que só não temos a maior torcida nas regiões Sudeste (2º colocado) e Sul (4º colocado). Somos a maior torcida, com folga, no Nordeste, onde impressionantes 22,40% da população torce pelo Flamengo. No Norte também lideramos com folga, onde 22,50%, quase o dobro do segundo colocado, que é o Corinthians (12%), torcem pelo Flamengo. Por fim, dominamos 18,80% da região Centro-oeste. Estes números são representados nos gráficos abaixo:
O Flamengo sempre se vangloriou de ser um clube nacional e, apesar disso, nunca tomou uma postura de um clube verdadeiramente nacional. Está mais que na hora de começar. Precisa agir para cultivar não somente a torcida de sua região, como precisa promover ações e estar mais próximo aos torcedores nos territórios onde o tem pleno domínio, caso contrário, corre um sério risco de perder torcedores no médio-longo prazo e, consequentemente, o posto de maior torcida do Brasil. Talvez, os maravilhosos estádios que surgirão após a Copa do Mundo do ano que vem, possam ser transformar no motor que o Flamengo precisava para lançar ações deste tipo. O Flamengo deve sair mais do Rio de Janeiro, nem que seja em amistosos, pré-temporadas ou jogos contra times de menor expressão, caso contrário, corremos sérios riscos de perder o nosso posto de maior torcida do Brasil. Entendo a importância do Flamengo ter uma residência fixa no Rio, mas deve sim olhar mais para fora, pois a maior parte de sua torcida não fica no Rio de Janeiro. É preciso ficar atento a este fato, antes que seja tarde. Fica o alerta!
Post escrito por Gustavo Garcia
Comentários do Facebook -