1/7/2013 13:44
Defesa vai bem em primeiro teste, e Mano elogia posicionamento
Treinador lembra que ‘zagueiro não foi feito para correr atrás de atacante’ e se mostra satisfeito com desempenho tático do setor em amistoso
Tudo bem que o São Paulo estava sem Luís Fabiano. Tudo bem que os rivais jogaram apenas um tempo com os titulares. Tudo bem que um jogo é muito pouco para qualquer avaliação. Porém, é inegável que o setor defensivo foi o destaque positivo do Flamengo no amistoso do último sábado, no Parque do Sabiá, em Uberlândia. Com Wallace e González formando a dupla de zaga, Felipe praticamente só teve trabalho pesado em chute de Ademílson, aos 47 do segundo tempo. Atuação segura, que praticamente não colocou em risco a vitória por 1 a 0, e que Mano Menezes fez questão de dividir os méritos coletivamente.
Para o treinador, a postura tática foi determinante para minar as investidas do ataque são-paulino. Com Cáceres e Elias bem no combate direto, além de João Paulo e Léo Moura nitidamente menos ofensivos do que em um passado recente, os zagueiros praticamente não ficaram no mano e mano com os adversários. No momento mais claro em que isso aconteceu, Osvaldo bateu González, mas foi prontamente desarmado por Wallace, esperto na cobertura.
saiba mais
- Acredito muito em posicionamento para sistema defensivo. Brincamos falando sério que o zagueiro não foi feito para correr atrás de atacante, senão vai passar vergonha. Atacante é o sujeito habilidoso, mais rápido. E se o zagueiro começa a enfrentá-lo longe do lugar onde deve estar posicionado, é bem mais provável que o atacante leve vantagem. Contra o São Paulo, nossos dois zagueiros estiveram bem posicionados, o time esteve bem posicionado na maior parte do tempo no sistema defensivo. Sendo assim, todos vão ter a tranquilidade para fazer jogos seguros – elogiou Mano Menezes.
O setor defensivo foi onde o treinador efetuou mais mudanças após sua chegada. Wallace e João Paulo, reservas com Jorginho, ganharam as posições de Renato Santos e Ramon, enquanto Cáceres, que se recuperava de cirurgia com o antigo comandante, prontamente entrou na vaga que era de Luiz Antonio. Durante os treinamentos das últimas duas semanas, ficou clara a preocupação de Mano em corrigir e orientar no posicionamento dos jogadores, até mesmo no combate direto. Em determinado momento, pediu que Cáceres “desse um toquinho” nas costas do adversário para facilitar o desarme.
Apesar da boa primeira impressão, o Flamengo segue atrás de um zagueiro para reforçar o elenco. Recentemente, a diretoria desistiu de contar com Roger Carvalho, do Bologna, que já tinha sido até anunciado, por conta de uma lesão na coxa. O ex-corintiano Leandro Castán é o nome da vez, e o clube tenta reduzir a pedida do Roma para liberar o jogador.
943 visitas - Fonte: Globoesporte.com
VEJA TAMBÉM
- INDO PRO RIVAL? Negociação avança para possível retorno de David Luiz ao Vasco da Gama.
- Outra saída: Flamengo dispensa mais um medalhão
- ADEUS DO CAPITÃO? David Luiz, exemplo de liderança no Flamengo e possível saída com nova diretoria.
Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!
Mais notícias do Flamengo
Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas
Comentários do Facebook -