Foto: Gilvan Souza / Flamengo
Não tem mais Libertadores, não tem mais Copa do Brasil. Para salvar a temporada 2018, o Flamengo aposta todas as suas fichas nas últimas dez rodadas do Campeonato Brasileiro. O discurso do elenco está alinhado: só se fala em se doar o máximo para ficar com o título nacional no dia 2 de dezembro. A confiança aumentou com a vitória sobre o Corinthians em Itaquera.
A reta final do Brasileirão reserva jogos decisivos ao Rubro-Negro, que terá que elevar seu aproveitamento no segundo turno para tornar-se campeão. Entre as dez partidas restantes, há dois clássicos, três confrontos diretos contra times que brigam lá em cima, dois jogos com equipes que figuram no Z-4 e três duelos com aqueles que ainda almejam uma vaga no G-6 da competição.
Clássicos
O primeiro clássico já bate à porta: na próxima rodada, a 29ª, o Flamengo vai pegar o Fluminense, no sábado, às 17h, no Maracanã. O mando de campo é rubro-negro, mas as arquibancadas do principal palco do futebol nacional estarão divididas - cada um tem direito a 50% da carga de ingressos, como foi no primeiro turno.
Quatro rodadas depois, mais um rival carioca pela frente: no dia 10 de novembro, o Fla enfrentará o Botafogo, às 19h, no Estádio Nilton Santos, casa do adversário.
O Flamengo ainda não saiu derrotado de nenhum clássico no Brasileiro deste ano. Empatou os dois contra o Vasco em 1 a 1 e venceu Fluminense e Botafogo por 2 a 0 - 66,6% de aproveitamento. No total, contando os jogos do Campeonato Carioca, foram dez clássicos na temporada, com quatro vitórias do Fla, quatro empates e duas derrotas - 53,3% de aproveitamento.
Flamengo em clássicos em 2018
Flamengo 0x0 Vasco - Maracanã - 1ª fase da Taça Guanabara
Flamengo 3x1 Botafogo - Raulino de Oliveira - semifinal da Taça Guanabara
Fluminense 4x0 Flamengo - Arena Pantanal - 1ª fase da Taça Rio
Flamengo 1x0 Botafogo - Nilton Santos - 1ª fase da Taça Rio
Fluminense 1x1 Flamengo - semifinal da Taça Rio
Flamengo 0x1 Botafogo - semifinal do Campeonato Carioca
Flamengo 1x1 Vasco - Maracanã - 6ª rodada do Brasileiro
Fluminense 0x2 Flamengo - Mané Garrincha - 10ª rodada do Brasileiro
Flamengo 2x0 Botafogo - Maracanã - 14ª rodada do Brasileiro
Vasco 1x1 Flamengo - Mané Garrincha - 25ª rodada do Brasileiro
Confrontos diretos
Um alento - ou preocupação - para o Flamengo seguir acreditando no título brasileiro são os confrontos diretos contra equipes que figuram nas primeiras colocações do Brasileiro. O time de Dorival Júnior terá três jogos nessas condições.
Na 31ª rodada, o Rubro-Negro, agora terceiro colocado, vai enfrentar o atual líder Palmeiras, no dia 27 de outubro, às 19h, no Maracanã. A diferença entre os dois hoje é de quatro pontos. Na rodada seguinte, outro adversário paulista: o 4º colocado São Paulo, no dia 3 de novembro, às 17h, no Morumbi - ambos têm 52 pontos nesse momento, mas o Fla ganha no saldo de gols (19 a 15).
Por fim, os cariocas terão duelo com o Grêmio, pela 36ª rodada. O jogo, no dia 21 de novembro, em casa, marca o encontro com o agora quinto colocado, que tem um ponto a menos que o Flamengo.
Contra os atuais seis primeiros colocados do Brasileiro, o Flamengo apresenta aproveitamento de 47,6%: três vitórias, um empate e três derrotas.
Flamengo contra os seis primeiros colocados
Flamengo 2x0 Internacional - Maracanã - 4ª rodada
Atlético-MG 0x1 Flamengo - Independência - 7ª rodada
Palmeiras 1x1 Flamengo - Arena Palmeiras - 12ª rodada
Flamengo 0x1 São Paulo - Maracanã - 13ª rodada
Grêmio 2x0 Flamengo - Arena do Grêmio - 17ª rodada
Internacional 2x1 Flamengo - Beira-Rio - 23ª rodada
Flamengo 2x1 Atlético-MG - Maracanã - 26ª rodada
Adversários do Z-4
Se por um lado, o Flamengo buscará tirar pontos de times com quem disputa o título brasileiro, por outro terá também que enfrentar adversários que estão entre os últimos colocados e desesperados por uma reação nessa reta final. Tem o lanterna Paraná, pela 30ª rodada, no dia 21 de outubro, às 19h, no Estádio Durival Britto; e o penúltimo colocado Sport, no dia 18 de novembro, pela 35ª rodada, também fora de casa.
O desempenho do rubro-negro contra equipes que estão hoje entre os quatro últimos é positivo: três vitórias e três empates - aproveitamento de 66,6%. Mas todos os três triunfos foram em jogos realizados no Rio de Janeiro.
Flamengo contra times do Z-4
Vitória 2x2 Flamengo - Barradão - 1ª rodada
Flamengo 1x1 Vasco - Maracanã - 6ª rodada do Brasileiro
Flamengo 2x0 Paraná - Maracanã - 11ª rodada
Flamengo 4x1 Sport - Maracanã - 16ª rodada
Flamengo 1x0 Vitória - Maracanã - 20ª rodada
Vasco 1x1 Flamengo - Mané Garrincha - 25ª rodada do Brasileiro
Times que buscam ascensão
Além daqueles que brigam em cima e dos desesperados, o Flamengo ainda vai jogar contra equipes que ocupam o centro da tabela e têm chances de alcançar o G-6 e sonham com uma vaga na Libertadores.
Na 34ª rodada, tem o Santos (sétimo, com 39 pontos - a seis do G-6). O jogo será em casa, no dia 14 de novembro. Depois, pela 37ª rodada, os cariocas pegam o Cruzeiro (nono colocado com 37 pontos - a oito do G-6 e que tem um jogo a menos contra o Ceará), no dia 25 de novembro, em Belo Horizonte. Por fim, o Atlético-PR (10º colocado com 36 pontos - a nove do G-6), na última rodada, no dia 2 de dezembro, no Rio de Janeiro.
O clássico contra o Fluminense, sábado que vem, também pode ser enquadrado nesta situação, já que o Tricolor é o oitavo colocado com 37 pontos - a oito do G-6.
Jogos no Rio
Dos dez jogos que restam na competição, seis serão disputados no Rio de Janeiro e cinco com mando de campo para o Flamengo - com exceção do Botafogo, que será na casa do Alvinegro. Em 14 jogos como mandante na atual edição, o Rubro-Negro tem 11 vitórias, um empate e duas derrotas - aproveitamento de 80,9%.
Comentários do Facebook -