Com o fim da temporada se aproximando, os olhares rubro-negros começam a voltar-se para 2019. Pensando no próximo ano, o Coluna do Flamengo levantou os jogadores que têm contrato perto do fim com o Flamengo (entre dezembro/18 e fevereiro/19). No total, são cinco: Juan, Trauco, Geuvânio, Marlos Moreno e Berrío. Não foi levado em conta atletas que retornam de empréstimo, como Muralha, Rafael Vaz e Gabriel.
Dos cinco do atual elenco, quem tem situação praticamente definida é o experiente Juan. Já com 39 anos, o zagueiro vêm sofrendo com lesões durante a temporada. A última foi uma ruptura do tendão de aquiles, que pode, inclusive, o deixar sem atuar até o término deste Campeonato Brasileiro. Com isso, uma aposentadoria ao fim do ano se torna ainda mais provável.
Trauco é quem mais tem movimentado especulações. Após dar declarações dando a entender que gostaria de sair do Fla por não estar sendo muito utilizado, o lateral voltou a ter sua saída cogitada nos últimos dias. Isso porque, o empresário do atleta disse ao jornal peruano Depor.com que estaria vendo outros mercados para seu jogador. A informação foi confirmada pelo Coluna do Flamengo.
O trio de atacantes são quem têm os casos mais indefinidos. Geuvânio ainda não correspondeu e pode ser devolvido ao Tianjin Quanjian, time chinês que é dono de seu passe. Porém, caso Dorival Jr. permaneça, o jogador pode ganhar um sobrevida, já que conta com o prestígio do técnico, com quem trabalhou no Santos.
Marlos Moreno é outro que está emprestado ao Rubro-Negro e ainda não conseguiu demonstrar um bom desempenho em sequência. Primeira opção como substituto de Vinicius Jr. quando a joia deixou o clube, acabou não vingando. Com Dorival Jr., jogou apenas 19 minutos em três partidas. O atleta pertence ao Manchester City, da Inglaterra, e pode ser devolvido.
Por último, Orlando Berrío, o que menos tem aparecido dos três. Mas explica-se, o atleta ficou fora de combate por 10 meses, após sofrer uma lesão grave no joelho esquerdo em outubro de 2017. Desde que voltou, foram quatro partidas jogadas, mas pouco tempo em campo. A maior participação foi contra o Vasco, durante 12 minutos. No entanto, em 2017 foram 46 jogos e seis gols.
Todas essas definições, evidentemente, dependerão das eleições presidenciais do Flamengo, marcadas para o dia 8 de dezembro. Além disso, os resultados deste ano podem ser determinantes, já que Dorival Jr., em caso de título brasileiro, aumenta suas chances de permanecer para a próxima temporada. A tendência é de que, com diretoria e comissão técnica definida, as conversas aconteçam, de fato.
Renovaçao garantida de Berrio que tem 80% dos direitos federarivos ligados ao Mengão e tem mercado!
Renovaria com Marlos e Berrio são boas opções para o elenco
Ainda falta Romulo
Juan irá se aposentar, Trauco em mais de uma oportunidade já deixou claro que está usando o Flamengo como vitrine, Marlos Moreno sem comentários, Geuvânio é uma interrogação, mais acredito que deve voltar ao clube chinês. O único que deve renovar é o Berrio.