Boa parte da memória do Maracanã está trancada em uma sala no Maracanãzinho, enquanto aguarda uma definição sobre o futuro. Busto do Garrincha, estátua do Zico, traves, itens relativos ao gol mil de Pelé... tudo está sob a guarda da Superintendência de Desportos do Rio de Janeiro (Suderj), órgão estadual que administrava o estádio antes da privatização. Uma das relíquias, no entanto, foi furtada do local. De acordo com a coluna “Gente Boa”, de “O Globo”, a chuteira com que Petkovic marcou o gol do tricampeonato estadual do Flamengo, em 2001, desapareceu.
A Suderj confirma a informação e garante que as chuteiras foram os únicos itens desaparecidos. A entidade também informou que o desaparecimento se deu na época em que o Maracanã esteve sob responsabilidade da Fifa, por conta da disputa da Copa das Confederações.
A assessoria de Petkovic informou que o ex-jogador está viajando para a Sérvia, mas já se colocou à disposição para doar um novo par para o acervo. No entanto, sem o mesmo valor histórico, uma vez que as chuteiras usadas em 2001 foram furtadas.
Estátua de Pelé
Enquanto o destino de algumas relíquias ainda é uma incógnita, o Maracanã aguarda Pelé para inaugurar uma estátua do Atleta do Século. A escultura de bronze foi feita pelo escultor e chargista Ique.
A inauguração que estava prevista para antes da Copa das Confederações, no entanto, ainda não aconteceu. De acordo com a Suderj, por conta da incompatibilidade de datas com a agenda de Pelé. O impasse entre governo do Rio de Janeiro e o consórcio que venceu a licitação do complexo do Maracanã também pode atrasar. A inauguração, porém, não deve tardar.
A estátua foi inspirada em uma foto de Pelé comemorando um gol contra a Tchecoslováquia na Copa do Mundo de 1970. No monumento, o Rei ficará na ponta do pé esquerdo e terá a mesma altura do camisa 10 do Tri.
Comentários do Facebook -