Foto: Peter Robinson - PA Images via Getty Images
Jürgen Klopp, técnico do Liverpool, admitiu conhecer pouco o Flamengo, possível adversário na final do Mundial de Clubes. A situação é igual a com a da vez que as duas equipes se enfrentaram, na decisão de 1981.
LEIA TAMBÉM: Diego faz ‘campanha’ por permanência de zagueiro: #FicaRhodolfo
Em uma década em que era mais difícil de se informar sobre times de outro continente, o técnico Bob Paisley admitiu não fazer ideia de como jogava o Flamengo. "Por favor, não interprete este desconhecimento como falta de respeito... Só que tudo o que sabemos do Brasil, no momento, limita-se à seleção. Mas sei que o Flamengo é o time do Zico e do Júnior, e isto é uma boa recomendação", disse à revista Placar em 1981.
O Liverpool chegava para aquele Mundial de Clubes depois de se recusar disputar o torneio nas duas ocasiões anteriores em que venceu a Liga dos Campeões (1976/77 e 1977/78).
"As condições financeiras (do Mundial) são boas e nós estamos vivendo um momento difícil", justificou Paisley.
Liverpool e Flamengo se enfrentaram em Tóquio, no Japão, no dia 13 de dezembro de 1981. O clube carioca venceu o duelo por 3 a 0, com dois gols de Nunes e um de Adílio.
O Mundial de 2019 começa no dia 11 de dezembro. A estreia do Flamengo será no dia 17, contra o vencedor do jogo entre Al-Hilal e Espérance de Tunis. Um dia depois, o Liverpool jogará contra Monterrey, Al-Sadd ou Hienghène Sport. A final está marcada para o dia 21.
Liverpool, Flamengo, Paisley, Klopp, Mundial
Nao esquenta, eles vao nos conhecer e vamos ficar muito tempo nas memorias deles.
O Liverpool de 81 era o grande time da Europa. Os caras tinham ganhado tudo e eram chamados "os diabos vermelhos". Eles menosprezaram o Flamengo, achavam que iam ganhar fácil - entraram em campo rindo dos jogadores do Flamengo. Eram muito arrogantes. No entanto, o Mengão deu uma verdadeira aula de futebol, um baile; 3x0 só no primeiro tempo, fora o show do grande Zico e cia. - o só não fizeram mais no segundo tempo, em respeito ao adversário. Ao fim da partida, o goleiro Grobellar disse: não conhecíamos o time do Flamengo. Para os supersticiosos, mais uma vez as coisas conspiram a favor do Mengão. Que assim seja. Amém