Flamengo estuda notificar Fluminense por cantos de "Time de Assassino"

30/1/2020 16:50

Flamengo estuda notificar Fluminense por cantos de "Time de Assassino"

Flamengo estuda notificar Fluminense por cantos de Time de Assassino
O Flamengo avalia se vai ingressar com uma notícia de infração por conta dos cantos de "Time de Assassino", canto proferido por parte da torcida do Fluminense na vitória tricolor por 1 a 0. Outras hipóteses cabíveis estão sendo estudadas também.



O Rubro-negro formalizaria a notificação no Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD), e caberia à procuradoria-geral do órgão colocar a questão em julgamento.

Em tese, o episódio poderia ser enquadrado no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que trata sobre desordem na praça de desporto. Há previsão de multa e perda de mando de campo caso a matéria vá a julgamento e o pleito do Fla seja considerado procedente.

Os cantos em alusão ao incêndio que vitimou 10 jovens da base rubro-negra indignaram a diretoria e os jogadores. O atacante Yuri Cézar, por exemplo, deixou o campo chorando.

"A gente não controla, o que a gente pode afirmar é que não há assassinos no Flamengo. O que aconteceu até hoje machuca a gente, porque vai ficar marcado na história do clube. Não controlo o grito da torcida adversária, que tenta de alguma forma ferir a gente com esse absurdo, eu acho um absurdo. Acho que a gente deveria ter um pouco mais de consciência, respeitar mais o que aconteceu, porque foi um trauma para todos nós", disse o técnico Maurício Souza.

Por meio de nota oficial, o Flu se manifestou de forma contrária ao ocorrido. O clube classificou de "excessiva" a atitude e condenou o gesto de parte da arquibancada. Confira a íntegra do comunicado.

O Fluminense Football Club manifestou desde o primeiro momento sua solidariedade com as vítimas da tragédia ocorrida no Ninho do Urubu. Portanto, não pode deixar de registrar a inadequação da manifestação de parte de sua torcida ontem, no Fla-Flu, pois soou excessiva ao chamar o Flamengo de time de assassinos.

O fato do clube da Gávea ainda não ter resolvido a questão com todas as famílias, o que não deve ser avaliado por nós, mas sim pelos órgãos competentes, não nos dá o direito de manifestações ofensivas neste sentido, até mesmo porque temos a certeza de que independentemente da responsabilização da instituição na esfera legal, não houve qualquer conduta intencional no triste incidente ocorrido.

Aliás temos a certeza de que não só as famílias sofrem com o que ocorreu. O clube sofre, os funcionários sofrem e os dirigentes também. Seremos sempre solidários.

O fortalecimento do futebol brasileiro passa pelo entendimento de que a paixão verdadeira, embora inevitavelmente distanciada da estrita racionalidade, não pode naturalizar a ofensa como forma de manifestação.

Mas, sem abrir mão do pedido de desculpas em nome de sua torcida, o Fluminense aproveita o fato para fazer um apelo de que cessem atitudes semelhantes por parte de todas as torcidas.

Sem nos estendermos, devemos lembrar casos passados e que não envolveram o Fluminense. Lembrar também de casos atuais. Em jogo recente contra o Flamengo, parte da torcida do Vasco entoou o mesmo cântico repetido ontem por parte da nossa torcida e não vimos qualquer repercussão ou cobrança da opinião pública e das mídias esportivas sobre o fato. Em síntese, não aceitamos que o Fluminense seja mais uma vez rotulado num caso onde todas as torcidas, sem exceção, estão envolvidas. Sem falar no racismo, na homofobia ou no insulto à honra que são costumeiros nos estádios por todo o mundo.

O futebol vive da paixão, mas assim como na vida, não pode se deixar capturar por ela de forma a justificar todo o tipo de atitude inadequada.

Por fim, após relembrar que casos como o de ontem são corriqueiros em todas a torcidas, rogamos para que os olhos e ouvidos da opinião pública e especialmente da imprensa esportiva, estejam sempre abertos e atentos a este tipo de conduta que envolva todo e qualquer clube de futebol.



Flamengo, Cantos, Torcida, Fluminense, Notificação

623 visitas - Fonte: esporte.uol


VEJA TAMBÉM
- DESEJO ANTIGO! Jornalista revela jogador que poderia ter defendido o Flamengo no passado
- ETERNO ARTILHEIRO! Gabigol relembra título da Libertadores de 2019
- VAI COMPRAR OU NÃO? Flamengo aguarda posição final do Corinthians sobre Hugo Souza



Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Parabéns à diretoria. Não é possível que ações s absurdas como essa fiquem impunes. Isso precisa acabar no futebol

Vamos agir presidente acaba com essa parceria com esses cornos

Willian Cassiano     

Tem termina essa parceria com eles de uma vez por toda. ??

Dony Silva     

Fluminense poderia pega uma punição de vários jogos sem torcida

Está na mão do Presidente do Flamengo acabar com essa parceria a torcida clama por isso pq o fato de ontem eu acho que foi um ato de racismo ou preconceito presidente leve aos tribunais

Sergio Abreu     

Se eu fosse ó presidente do flamengo: já tinha mandado ó flusinho vasa do Maracanã. Até porque o flamengo está nessa sozinho, e o fluzinho está na aba do flamengo: não tem dinheiro para pagar às dispersa do Maracanã.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade

Brasileiro

Ter - 20:00 - Governador Plácido Aderaldo Castelo -
X
Fortaleza EC
Flamengo

Brasileiro

Qua - 19:00 - Arena Pantanal
1 X 2
Cuiaba
Flamengo