Confira o dia em que Jorge Jesus tentou conter Messi

13/4/2020 14:02

Confira o dia em que Jorge Jesus tentou conter Messi

Confira o dia em que Jorge Jesus tentou conter Messi
Jorge Jesus, técnico do Flamengo, durante partida contra o Barcelona-EQU pela Libertadores
Imagem: Allan Carvalho/AGIF


Desde a chegada ao Flamengo, no meio do ano passado, a forma de atuação do time na marcação do adversário tem sido um dos focos do técnico Jorge Jesus. Tal exigência não é novidade no trabalho do treinador português e foi justamente quando teve um dos maiores desafios da carreira, o de parar Lionel Messi, que o comandante ajudou a consagrar o meio-campista argentino Rodrigo Battaglia, do Sporting (POR).



Na Liga dos Campeões da temporada 2017/2018, os Leões caíram no grupo que tinha também o Barcelona. Para o primeiro duelo entre as equipes, Jorge Jesus escolheu fazer uma marcação individual sobre o camisa 10 do Barcelona —estilo que ainda não adotou com tanta assiduidade no Flamengo —, e escolheu Battaglia para 'colar' no compatriota.



LEIA TAMBÉM: Vitinho aponta evolução: "Mostrei a mim mesmo que podia mais"


Para ajudar na preparação, o meio-campista do Sporting conta que recebeu diversos vídeos de Messi e assistiu a cada lance ao lado de Jesus, para troca de ideias e orientação detalhada.

"No primeiro treino da semana, ele (Jesus) me disse: 'Batta, você vai marcar o baixinho'. Fiquei 'branco'... 'Em todo o campo, mister?', perguntei. E ele: 'Sim, para todo o lado!'. Sinceramente, senti um pouco de vergonha. Seguir o melhor jogador do mundo para todo o lado... Foi a primeira vez na minha vida que isso aconteceu", lembrou ele, em um ao vivo em uma rede social, antes de completar:

"O treinador até me enviou vídeos dele e eu disse a ele que já tinha visto todos eles, mas ele insistiu. Vi os vídeos ao seu lado. Graças a Deus tudo correu bem. Perdemos por 1 a 0, mas jogamos um ótimo jogo. E acabou repercutindo positivamente na minha carreira".

Battaglia salientou a importância que Jesus teve no desenvolvimento de sua carreira e se mostrou agradecido ao atual técnico do Rubro-Negro.

"Nos jogos depois do Barcelona, já na Liga, ele sempre me dizia para marcar individualmente um dos adversários. Assim como eu fiz contra o Barça. Estou muito agradecido. Jorge Jesus... Ele me permitiu chegar ao Sporting e me ensinou muitas coisas", indicou.

No segundo encontro, o time catalão venceu por 2 a 0. O Sporting ficou na terceira colocação do Grupo D, não conseguindo avançar na competição. Já o Barcelona, terminou como líder do grupo e foi eliminado nas quartas de final, após virada histórica da Roma, da Itália.

Uma das principais mudanças conduzidas por Jesus ao chegar à Gávea foi a movimentação do time sem a posse de bola, colocando em prática a 'marcação alta' e coletiva. Até aqui, ao menos de maneira clara, ainda não houve um pedido por marcação individual como no caso citado por Battaglia.

Em pouco tempo de Flamengo, o técnico demonstrou que a forma do time marcar seria um fiel da balança no trabalho. Em uma entrevista realizada ainda em junho, o zagueiro Rodrigo Caio comentou a importância que o técnico via no sistema defensivo.

"Estamos gostando, é desafiador. São ideias diferentes, com bastante agressividade na marcação. Ele orienta muito a parte defensiva. Vamos crescer muito. Ataque ganha jogo e defesa ganha campeonato. É o que ele diz e que eu já tinha ouvido do Osório. Quando treinamos muito a parte defensiva, crescemos muito. Essa semana inteira teve treino deste tipo, com bastante exigência. Isso nos deixa mais perto do que ele quer. A defesa é a base do time, a solidez".

Na última temporada, Willian Arão passou de "patinho feio" a titular sem ser ameaçado na equipe rubro-negra. O jogador, que apresentou uma melhora no segundo semestre, enalteceu o treinador.

"Ele tem um impacto muito grande. Eu já tinha atuado como primeiro volante na minha carreira. Quando ele chegou aqui e definiu que eu jogaria nesta posição, começou a me pedir uns movimentos específicos. Foi uma mudança muito grande para mim, porque eu já tinha jogado, mas eu não entendia o jogo daquela forma, não entendia as movimentações daquela forma", disse, ao SportTV.



Mais recentemente, Thiago Maia, que chegou para a temporada 2020 para disputar vaga com Arão, comentou sobre a adaptação ao clube da Gávea e apontou um dos pedidos de Jesus.

"Ele é muito exigente na questão de fechar espaços. Quando você abraça a ideia, vê que isso dá certo. Estamos vendo isso durante os jogos", ressaltou, em entrevista ao SporTV.

Flamengo, Jorge Jesus, Messi, Mengão

582 visitas - Fonte: UOL


VEJA TAMBÉM
- Arrascaeta e Cebolinha reforçam Flamengo para retorno na Libertadores
- Flamengo treina no Rio antes de viagem para São Paulo.
- Flamengo reavalia Viña e De la Cruz para partida contra Bragantino




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu