A Federação marcou reunião do reunião do Conselho Arbitral e os clubes do Rio decidem na segunda retorno do Carioca. O Campeonato Estadual está paralisado desde o dia 16 de março, quando foi concluída a terceira rodada da Taça Rio.
Com a melhora nos números da pandemia da covid-19 no Estado, uma autorização formal das autoridades parece próxima. Na última semana, uma sensível queda nos óbitos apontaram para um relaxamento das restrições sociais impostas. Se a tendência for confirmada na próxima semana, a disputa da competição sem presença de público deve ser autorizada.
Nesta sexta-feira, o governo do Estado elogiou em nota o protocolo de segurança elaborado pela FERJ e clubes.
"Os pontos apresentados no protocolo 'Jogo Seguro' representam um grande avanço e um passo muito importante para um planejamento seguro do retorno dos jogos de futebol. O documento está baseado em padrões internacionais e prevê medidas de segurança, higiene e isolamento social, para evitar o risco de contágio da covid-19 entre os envolvidos. Inclusive, atende ao decreto do Governo do Estado, com a realização de partidas mediante ausência de público."
Impasse na Federação
Enquanto a maioria dos clubes e a própria FERJ são favoráveis ao retorno da competição, dois clubes se posicionaram contra. Botafogo e, especialmente, Fluminense, não estão de acordo. Alvinegro e Tricolor aprovaram o protocolo, mas são contrários ao retorno dos jogos por enquanto. O Tricolor, inclusive já ameaçou recorrer à Justiça contra o reinício do Carioca.
Vale ressaltar que Tanto Botafogo como Fluminense estão bastante atrasados em relação aos demais na questão do planejamento para o retorno aos treinos. Vasco, Flamengo e os clubes menores já testaram atletas e realizam atividades em campo. O Botafogo já realizou os primeiros testes e prepara as instalações para receber atletas e profissionais. Enquanto isso, o Fluminense nem sequer realizou testes da covid-19.
A Federação defende que pode definir a questão das datas do retorno dos jogos por maioria simples no Arbitral. Já o Flu sustenta que isso contraria o estatuto da entidade, que requer unanimidade.
Confira a nota de convocação do Arbitral emitida neste sábado pela FERJ:
"A Federação de Futebol do Estado do Rio realizará na próxima segunda-feira, 15 de junho, a partir das 17h, uma reunião virtual do Conselho Arbitral com clubes da Série A.
Serão debatidos os seguintes temas:
1 - Atestado de saúde da delegação dos clubes (passaporte) estabelecido no protocolo Jogo Seguro (fase 2): modelo, conteúdo e responsabilidade;
2 - Torneio Extra (§ 2º do art. 50 do REC);
3 – Substituições;
4 - Quantidade de atletas não profissionais;
5 - Inscrição e Registro (art. 21 e 36 do REC);
6 - Inscrição e Registro de atletas por associação diferente da que tenha jogado no mesmo campeonato;
7 - Assuntos pertinentes à conclusão do grupo Z;
8 - Outros assuntos pertinentes às partidas complementares do Campeonato Carioca passíveis de discussão por decisão preliminar favorável da maioria."
Flamengo, FERJ, Mengão, Maracanã, Reunião, Retorno
Volta sim,Bom pra saúde física e mental dos atletas e torcedores,o fluminense q se DANE!!! Não recuar por causa de um clube.
Tem q voltar o futebol, a alegria do povo ,