Gian Oddi, comentarista da ESPN Brasil, envolvido no episódio com o Flamengo
Imagem: Reprodução
A 14ª Vara Cível do Estado do Rio de Janeiro negou, em primeira instância, um pedido de direito de resposta ao Flamengo contra a ESPN Brasil e Gian Oddi por críticas feitas pelo jornalista na edição do dia 16 de março do programa "Linha de Passe", quando o comentarista afirmou que a diretoria do clube carioca era "desumana" ao tentar continuar com o Campeonato Estadual em meio à pandemia do novo coronavírus.
O Flamengo, no entanto, conseguiu uma liminar para que a ESPN seja obrigada a entregar uma cópia na íntegra do dia em questão do programa de debates para continuidade do processo, já que o clube Rubro-Negro já entrou com recurso em segunda instância para conseguir o seu objetivo. Caso a ESPN não entregue a cópia requerida pela Justiça, terá de pagar multa de R$ 30 mil.
LEIA TAMBÉM: Na Justiça, Flamengo cita 'abuso' da Globo e realça: 'Quem não pode ser prejudicado é o torcedor'
A decisão em primeira instância foi da juíza Flávia Gonçalves Moraes Alves. A alegação do Flamengo era baseada na "falta de verdade" das críticas de Gian Oddi no "Linha de Passe", na edição em questão.
Naquela semana, a imprensa noticiava que o Flamengo havia sido o único clube contra paralisação do Campeonato Carioca naquela semana pela pandemia do novo coronavírus, e Oddi disse que havia "desumanidade" por parte da direção do clube carioca no assunto.
"Para mim, o mais estarrecedor de tudo é a postura do Flamengo na reunião de tentar continuar o campeonato. E eu acho inacreditável por como são os dirigentes do Flamengo. Então nada justifica a postura desses dirigentes de tentarem manter o campeonato porque eles sabem muito bem quais são as possíveis consequências. É uma diretoria desumana", disse Gian Oddi na ocasião.
Para argumentar ainda mais sua opinião, Gian Oddi também citou a falta de acordo com a grande parte das famílias que perderam jovens no incêndio do Ninho do Urubu. O processo foi movido pelo Flamengo e tocado pelo vice-presidente geral e da procuradoria-geral do clube, Rodrigo Dunshee, que explicou a decisão nas redes sociais.
"A imprensa tem obrigação profissional de se comportar e respeitar as pessoas que militam no meio desportivo, assim como e, especialmente, o Flamengo, um clube centenário com a maior torcida do planeta. Que se explique na Justiça. Temos muito mais o que fazer. E que não se diga que não aceitamos críticas. Aprendemos com elas e não reclamamos. O que não vamos aceitar são ofensas", disse Dunshee.
Vale ressaltar que o Flamengo ainda pode ter o direito em segunda instância. O processo nessa instância já tem um relator, e ele tem o prazo máximo de 10 dias para dar um parecer sobre a questão. Procurada para falar sobre o assunto, a comunicação da ESPN afirmou que a emissora não comenta processos em andamento.
Flamengo, Justiça, Pedido, Direito, Resposta, ESPN, Mengão
De a resposta que este cara e outros merecem na FLA TV
Eu ja deixei a assitir e ouvir esse e os demais falarem bobagens. Pensam pequeno, e tudo fica pior quando os criticados (clubes e/ou pessoas) não são da agremiacao para as quais eles torcem. As ceiticas sao duras e inviesadas. Se a turma do STF descobri-los será uma coisa de louco. Irão presos por falarem besteiras. Sao parciais, e isto os tornam, realmente, imbecis. Esse aí é um dos piores.
Um jornalista sem uma personalidade marcante, acompanha influência de de outros jornalistas da emissora, bairristas e tendenciosos. Mas, quen estão perdendo sao eles em audiência. Sendo critico prejudicado. O Flamengo esta sendo exemplo para a sociedade brasileira. Analisem friamente
Pelo visto depois desta negativa da justiça, pode falar o que quiser. Cadê a tão falafa DEMOCRACIA
Nao esquenta, "FALEM BEM OU FALEM MAL, MAS FALEM DE MIM". A midia esportiva vive pelo Flamengo, a resposta será dentro de campo.
Estes merdas não tem o que falar fica respirando Flamengo com estas boca suja o Flamengo tem que processar estes otários mesmo pra eles aprenderem não falar merda
Esses inbecis si sabem falar mal do Flamengo,
Tem que processar por ter os comentários se ordem bairrista não ético pra cima deles Flamengo
Tem q processa-lo,eles vivem e respiram FLAMENGO...No entanto têm q respeitar a empresa CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO!DE REGATAS DO FLAMENGO