20/2/2021 08:09

Gustavo Henrique supera críticas no Flamengo e se credencia à vaga de Arão

Gustavo Henrique supera críticas no Flamengo e se credencia à vaga de Arão

Gustavo Henrique em ação pelo Flamengo (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

Antes criticado e visto com desconfiança pela torcida do Flamengo, Gustavo Henrique chega ao momento mais decisivo da temporada com novo status. Após a fratura no dedo do pé de Willian Arão, o zagueiro aparece como favorito para ser titular contra o Inter, neste domingo, e carrega as boas atuações recentes como credencial para ganhar um voto de confiança dos torcedores.



Contratado no início de 2020, Gustavo Henrique começou a temporada com moral com Jorge Jesus e foi titular em 10 das 12 partidas da equipe antes da paralisação causada pela Covid-19. No entanto, na volta, o zagueiro perdeu espaço para Léo Pereira e passou a ser opção frequente no banco de reservas.


LEIA TAMBÉM: Arão é vetado do duelo com Inter, veja a provável escalação do Flamengo


No início da passagem de Domènec Torrent, o atleta seguiu sendo preterido, mas, devido aos vários desfalques que surgiram, voltou a ter uma sequência como titular. E foi justamente com o treinador catalão que o defensor viveu o pior momento da temporada.

Em um sistema defensivo fragilizado, Gustavo Henrique acumulou falhas individuais em sequência e se tornou o principal alvo de críticas da torcida. As piores atuações vieram em um intervalo de 14 dias: contra Internacional, São Paulo e Atlético-MG. Foram erros de passe que originaram gols adversários, pênaltis cometidos e diversos duelos perdidos que deixavam claro a falta de confiança do jogador.

Após a saída de Dome e a chegada de Rogério Ceni, o zagueiro recebeu mais algumas chances, mas seguiu sem corresponder. Falhou no gol do Racing nas oitavas de final da Libertadores e foi expulso contra o Botafogo no jogo seguinte. Após cumprir suspensão, perdeu de vez a posição para Natan e ficou mais de um mês sem atuar, voltando na derrota para o Ceará, no Maracanã.

NOVO ANO, NOVA FASE

A virada de chave para Gustavo Henrique começou na vitória por 3 a 0 contra o Goiás, em 18 de janeiro. Desde então, o zagueiro aproveitou o espaço deixado pela lesão de Rodrigo Caio e disputou todas as oito partidas do Flamengo, sendo seis como titular.

Ao lado de Arão na zaga, o atleta cresceu de produção junto com o restante da equipe e se tornou peça importante na arrancada recente de seis vitórias, um empate e uma derrota. Com atuações seguras e sem erros individuais, ele recuperou a confiança própria, a do treinador e a da torcida.

E os números provam essa melhora no desempenho. De acordo com o site SofaScore.com, Gustavo Henrique ganhou 73% dos duelos aéreos disputados, fez 11 interceptações e sofreu apenas quatro dribles. Por outro lado, o zagueiro completou apenas dois desarmes, o que pode ser explicado pelo estilo de jogo mais propositivo do Flamengo, com amplo domínio da posse de bola.

Com ele em campo, o Flamengo sofreu cinco gols (dois do Athletico-PR, dois do Grêmio e um do Red Bull Bragantino). Na parte ofensiva, Gustavo Henrique marcou um gol contra o Athletico-PR, na Arena da Baixada, e ainda sofreu o pênalti convertido por Gabigol no empate diante do Red Bull Bragantino.




Números de G. Henrique nos últimos 8 jogos (Foto: Reprodução/SofaScore)

Com Gustavo Henrique na expectativa de ser titular, o Flamengo encerra neste sábado a preparação para o confronto decisivo contra o Internacional. O duelo está marcado para este domingo, às 16h (de Brasília), no Maracanã, e terá transmissão do LANCE!. Líder do Brasileirão, o Colorado conquista o título em caso de vitória. Empate ou vitória do Rubro-Negro deixam a decisão para a última rodada.

Flamengo, Gustavo Henrique, Críticas, Credencia, Vaga, Arão, Mengão

1638 visitas - Fonte: Lance


VEJA: Gabigol tem bom retrospecto de gols contra o São Paulo no Morumbi


CONFIRA: Torcida do Flamengo faz festa no embarque do time para São Paulo










Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.
Casa da apostas online Betway

Últimas notícias do Mengão

Próximo Jogo - Brasileiro

Quinta - 21:30 - Morumbi - Premiere
São Paulo
Flamengo

Último jogo - Brasileiro

Domingo - 16:00 - Maracanã - RJ
Flamengo
2 1
Internacional