A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) limitou o número de trocas de técnico nos clubes para o Campeonato Brasileiro 2021. A nova regra, proposta pela entidade e aprovada pela maioria dos clubes, permite apenas uma demissão de treinador para contratação de um novo — se o time demitir dois técnicos, vai precisar acionar algum outro funcionário que já trabalha na equipe, como um auxiliar ou treinador do sub-20. Para o comentarista Mauro Cezar Pereira, a medida é uma intervenção indevida. O colunista do UOL analisou o assunto na última edição do "Fala, Maurão".
"A CBF não consegue organizar o seu próprio campeonato, mas resolve se meter na gestão dos clubes, proibindo de ter mais do que uma troca de técnico. A gente critica muito a bagunça do futebol brasileiro, as trocas sem sentido, mas o clube é o empregador. É ele que deve definir se quer ficar com aquele técnico, se quer ficar com outro", argumenta o blogueiro do UOL Esporte.
LEIA TAMBÉM: Flamenguistas pedem tapete vermelho para Cássio no Ninho; veja memes
Mauro Cezar dá como exemplos o Palmeiras de 2018 e o Flamengo dos últimos dois anos, times que trocaram de técnico no meio da temporada e depois venceram o Brasileirão.
"Nos últimos anos, os times trocaram de treinador durante a temporada, e até durante o campeonato [brasileiro], e foram campeões. Por que a CBF tem que se meter nisso se ela não consegue organizar um calendário minimamente razoável? E um problema: isso pode restringir o mercado de trabalho para alguns treinadores, que podem perder oportunidades interessantes", opina Mauro Cezar.
"Isso acontece no mundo inteiro. Se é certo ou errado, não existe uma regra e vai variar a cada caso. Não cabe à CBF se meter nisso. E pode ser um tiro no pé para alguns treinadores que vão ter portas fechadas por uma canetada", conclui.
Flamengo, CBF, Gestão, Clubes, Limitação, Troca, Técnicos, Mengão
Estás mal informado, Nilson Delfim! NÃO houve concordância irrestrita, o placar foi 11 a 9!
Eu quero ver na hora em que estes que votaram a favor da Cbf comessar a perder o rumo com treinador não dando s serto e precisa trocar.
Não vejo como a CBF esteja se intrometendo nos Clubes , pois se não quisesem era so se manisfestar contra , mas todos concordaram .