19/7/2021 18:14

Renato não é técnico tático. Sua grande virtude é ser bom gestor, diz comentarista

Renato não é técnico tático. Sua grande virtude é ser bom gestor, diz comentarista

A goleada de 5 a 0 sobre o Bahia em Pituaçu, neste domingo (18) pelo Brasileirão, mostrou um Flamengo com uma cara diferente. E não foram apenas a volta de Gabigol, a presença de Willian Arão no meio-campo e a boa movimentação de Arrascaeta que ajudam a explicar como o time jogou bem. O trabalho de Renato Gaúcho começa a surtir efeito.



No Fim de Papo, live pós-rodada do UOL Esporte - com os jornalistas Isabela Labate, Mauro Cezar Pereira, Renato Maurício Prado e Rodolfo Rodrigues - os comentaristas analisaram os primeiros dias de trabalho de Renato Gaúcho no Flamengo. Para eles, o time já começa a ter a cara do técnico, que se destaca pela boa gestão de elenco.


LEIA TAMBÉM: Arrascaeta aparece no top 10 de jogadores com mais assistências no Brasileirão desde 2006


"O Renato não é um técnico muito tático, de profundos conhecimentos estratégicos. É um bom gestor de grupo, experiente, sabe lidar com certas situações e acho que essa é a grande virtude dele. Tenho certeza de que alguns jogadores do Flamengo, como Filipe Luis, Diego, Diego Alves, tenham mais conteúdo de estratégia de jogo do que o próprio Renato. Houve ao longo da semana de ele dialogar com os jogadores e entender onde eles se sentem mais à vontade e fazer algumas modificações pontuais", apontou Mauro.

Renato comparou o treinador a Joel Santana, que também comandou o Flamengo e tinha características parecidas. "O Renato Gaúcho é o 'papai Joel' dos tempos modernos. Ele foi um bom técnico e ganhou títulos por todos os times do Rio. Era competente e ganhava o grupo, coisa que o Renato sabe fazer e o Rogério Ceni não soube", afirmou o colunista.

Para Mauro, a goleada sobre o Bahia mostrou como o trabalho de Renato já começou a surtir efeito. "O grande mérito do Renato foi ajustar o time de uma maneira em que ele preservou o que encontrou, fazendo alguns ajustes e as características dos jogadores de maneira que possa tirar potencial de cada um. E aí a coisa funcionou", avaliou.

Renato concorda e lembra que o clima mudou após a saída de Rogério Ceni. "O Ceni perdeu o vestiário. Os jogadores não gostavam dele. Um dos motivos para a boa atuação de hoje [ontem] é o ambiente mais leve. É os jogadores dizerem 'por esse cara eu corro; pelo outro eu não corria'", ressaltou.

Mauro enfatizou a qualidade do elenco rubro-negro e que, com os melhores jogadores disponíveis, Renato Gaúcho pode fazer o time brigar pelos títulos. "O Renato é muito bom em passar segurança para os jogadores. Isso pode ser importante, porque o aspecto psicológico pesa. Foi dito para ele desde o começo que o Flamengo quer o Brasileiro. E agora que os jogadores voltaram, com quase todos à disposição, ele tem elenco para mexer. Pela primeira vez Gabigol, Everton Ribeiro, Isla e Arrascaeta jogaram juntos no Brasileiro", disse.

Renato frisou que o técnico não deve fazer invenções na equipe e, por isso, já tem crédito por fazer o simples. "Renato Gaúcho não é um grande estrategista. Não vai tirar esquemas mirabolantes da cartola e faz um arroz com feijão muito bem feito. Esse time completo ainda é o melhor do Brasil. Não é o melhor elenco, porque Palmeiras e Atlético-MG têm reservas melhores", observou.



Por fim, Mauro falou que o Fla deve sentir mais dificuldades no jogo desta quarta-feira contra o Defensa y Justicia, pela Libertadores, do que no duelo contra o Bahia. "Na quarta, é um jogo mais difícil porque o Defensa y Justicia é um time muito mais bem treinado do que o Bahia e que vai atacar o Flamengo. Tem que ter uma estratégia bem inteligente. O Defensa y Justicia não vai jogar fechado e vai sair para o jogo em determinados momentos porque precisa vencer. Será um jogo mais estratégico e a defesa será mais exigida", concluiu.

Renato, tático, virtude, gestor

1413 visitas - Fonte: ESPN


VEJA: De acordo com jornal, Gabigol entra na mira de dois clubes ingleses e valor de venda é projetado


CONFIRA: Flamengo define alvos e promete "esgotar possibilidades" por Kenedy e Thiago Mendes
















Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.
Casa da apostas online Betway

Últimas notícias do Mengão

Próximo Jogo - Copa do Brasil

Quinta - 21:30 - Arena das Dunas - SporTV
ABC
Flamengo

Último jogo - Brasileiro

Domingo - 16:00 - Neo Química Arena
Corinthians
1 3
Flamengo