Zagallo e sua paixão pela Seleção Brasileira

13/8/2021 13:22

Zagallo e sua paixão pela Seleção Brasileira

Zagallo e sua paixão pela Seleção Brasileira
Zagallo e a amarelinha: simbiose — Foto: Márcio Iannacca / ge.globo

O alagoano Mario Jorge Lobo Zagallo dispensa apresentações. Único tetracampeão mundial da história, o Velho Lobo é um sinônimo de sucesso com a Seleção Brasileira. Foram 17 títulos conquistados entre as funções de jogador, treinador e coordenador técnico. Ao todo foram 263 partidas com a camisa da Seleção Brasileira e uma linda história de amor com a Amarelinha, como ele carinhosamente a chama. O Esporte Espetacular deste domingo faz uma homenagem aos 90 anos do Velho Lobo.



- A Seleção foi tudo na minha vida. É o máximo que você pode chegar. Foi um sonho realizado participar dos títulos brasileiros - resume Zagallo em entrevista exclusiva ao Esporte Espetacular deste domingo, em homenagem aos seus 90 anos recém completados.


LEIA TAMBÉM: Conmebol libera imagens e áudio do VAR em lances polêmicos da vitória do Flamengo sobre Olimpia


Como jogador, foram 36 partidas com a camisa canarinho, com 29 vitórias, quatro empates e três derrotas. Como treinador, foram 131 jogos, com 97 vitórias, 25 empates e apenas nove derrotas. Além disso, Zagallo ainda foi coordenador da Seleção Brasileira em 96 oportunidades (entre 1991 e 1994 e 2003 e 2006), com 53 vitórias, 32 empates e 11 derrotas.

- O Zagallo representa entrega, uma vida de entrega, uma vida de amor pelo futebol, uma vida de amor pela Seleção Brasileira - decreta Galvão Bueno.

E pensar que a história dessa paixão começou com uma grande decepção. Era dia 16 de julho, final da Copa do Mundo de 1950, no Maracanã: o Uruguai derrotou o Brasil por 2 a 1, conquistou o quarto título mundial e marcou a data como o Maracanazo. Nas arquibancadas, Zagallo trabalhava como soldado da Polícia do Exército, fazendo o policiamento do Estádio Jornalista Mário Filho.

- Eu tenho certeza absoluta que não sou pé-frio. Jamais poderia pensar, vendo o Brasil jogar no Maracanã em 1950, que oito anos depois eu seria campeão do mundo pelo Brasil pela primeira vez - disse Zagallo ao Bom Dia Brasil em reportagem de Alex Escobar, em 2010.

A estreia com a camisa da Seleção Brasileira aconteceu oito anos depois, na vitória de 5 a 1 sobre o Paraguai. Com sorte de estreante, Zagallo marcou dois dos gols da partida. Foi ali que ele começou a carimbar sua vaga na Copa da Suécia, onde conquistaria seu primeiro título mundial.



- Ninguém amou mais a Seleção Brasileira do que Mario Jorge Lobo Zagallo. O Pelé é o maior nome do futebol de todos os tempos, mas para mim o Zagallo é o maior nome da Seleção em todos os tempos. Com todo respeito ao Rei - diz o repórter Tino Marcos, que cobriu a Seleção Brasileira de 1990 a 2018.

Zagallo, Maracanã, Brasil, Flamengo, Maracanazzo

701 visitas - Fonte: globoesporte


VEJA TAMBÉM
- MELHOR APROVEITAMENTO! Flamengo de Tite lidera estatísticas na Série A!
- De la Cruz Comenta Posicionamento no Flamengo e Evita Comparação com Zico
- Flamengo atinge recorde histórico na era dos pontos corridos no futebol brasileiro




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu