11/10/2013 18:57
Por onde anda: Sávio, o Anjo Loiro da Gávea
Inaugurada no dia 13 de setembro, a coluna “Por onde anda” tem como objetivo relembrar, toda sexta-feira, um jogador da década de 1990, mostrando como está, onde vive e o que faz atualmente. No primeiro mês, relembrei jogadores que marcaram história no futebol paulista. Foi um sucesso. Recebi muitos comentários positivos de parabenização e sugestões. Hoje relembro um atacante que encantou os cariocas. Vejam por onde anda Sávio, o Anjo Loiro da Gávea. Espero que gostem.
Sávio Bortolini Pimentel, o Anjo Loiro da Gávea. Quem se lembra dele? Atacante, habilidoso, rápido, com passagens marcantes por Flamengo e Real Madrid. Sávio se aposentou em 2010, mas não abandonou o esporte. Hoje ele é diretor executivo do Guarani de Palhoça (SC), time que vai disputar a Divisão Especial (segunda divisão) do Campeonato Catarinense em 2014. Neste ano, disputou a Divisão Principal (primeira divisão), mas foi rebaixado.
De acordo com o site Capixaba FC, Sávio, que é natural de Vila Velha (ES), vai gerir o futebol profissional do clube nos próximos dez anos. Ele assumiu o cargo em novembro de 2012. “Vamos fazer a reformulação e profissionalização na gestão do futebol. Nós estamos começando uma gestão praticamente do zero. É um projeto de curto, médio e longo prazo”, afirmou o atacante ao Diário Catarinense, após assumir o time.
O atacante foi revelado nas categorias de base da Desportiva Ferroviária (ES) e foi transferido ao Flamengo em 1992, com apenas 18 anos de idade. Na Gávea, logo chamou atenção da mídia brasileira e torcida Rubro-Negra e se destacou com o seu futebol. Em 1997, deixou o Rio de Janeiro, rumo a Espanha, onde defendeu o Real Madrid por cinco temporadas. No clube Merengue conquistou três Champions League, um Mundial de Clubes e um Campeonato Espanhol.
Jogou também no Bordeaux (França), Real Zaragoza (Espanha), voltou ao Flamengo, em 2006, retonou à Espanha em 2007, onde defendeu o Real Sociedad e Levante. Em 2008, voltou ao clube que o formou, Desportiva Ferroviária (ES), jogou a temporada 2008/2009 no Chipre, pelo Anorthosis Famagusta FC e em 2010 jogou pelo Avaí (SC), onde se aposentou.
Pela Seleção Brasileira, jogou a Olimpíada de Atlanta, em 1996, onde o Brasil conquistou a medalha de Bronze. Jogou a Copa América de 1995 e diversos amistosos até 2000.
Curiosidades
- Sávio jogou no Real de 1997 a 2002. Ele foi o segundo brasileiro na história com mais temporadas pelo clube (cinco), perdendo somente para Roberto Carlos.
- Como jogador profissional, foram 18 anos de carreira. Disputou 655 jogos e marcou 188 gols.
Vejam alguns golaços de Sávio:
2010 visitas - Fonte: LanceNet
VEJA TAMBÉM
- OSCAR: PRIMEIRO REFORÇO DO ANO? Portal afirma que meia pode estar encaminhado no Flamengo
- QUER PERMANECER?! Após perder vaga de titular, Erick Pulgar planeja reconquistar seu lugar na equipe
- Companheiro de Vini Jr na base do Flamengo se torna personal trainer aos 19 anos
Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!
Mais notícias do Flamengo
Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas
Comentários do Facebook -