[LIBERTADORES] Como os brasileiros foram à final

15/11/2021 12:43

[LIBERTADORES] Como os brasileiros foram à final

[LIBERTADORES] Como os brasileiros foram à final
Troféu mais cobiçado do continente será de Flamengo ou Palmeiras, com final marcada às 17h do dia 27 (Imagem: Reprodução / Internet)

Nem todos os flamenguistas e palmeirenses estão confiantes para a final da Copa Libertadores no próximo dia 27, em Montevidéu, por isso o UOL Esporte resolveu listar como os brasileiros finalistas das últimas edições chegaram na decisão continental. Relembre!



Santos, em 2003

Começamos pelo primeiro ano da atual era de Brasileirão de pontos corridos, quando a Libertadores ainda se resumia ao primeiro semestre. O Santos era o então campeão nacional, mas havia sido eliminado ainda na fase de grupos do Paulistão. Recuperou-se entre maio e junho, chegou a emendar seis vitórias nos sete jogos que antecederam a primeira final contra o Boca Juniors, mas acabou derrotado nas duas partidas e amargou o vice-campeonato.

Athletico e São Paulo, em 2005


Rogério Ceni ergue a taça da Copa Libertadores de 2005 pelo São Paulo
Imagem: Arquivo/Reuters


O time paranaense chegou à primeira final com 39% de aproveitamento naquela temporada, incluindo uma sequência de seis derrotas entre abril e maio e sem vencer um jogo sequer que não houvesse sido pela Libertadores. Quando foi derrotado pelo São Paulo e ficou com o vice continental, o time era lanterna do Brasileirão. Já o Tricolor havia aberto o ano com 18 jogos de invencibilidade, fora campeão estadual e vivia boa fase quando ganhou a Libertadores.

Internacional e São Paulo, em 2006
O Tricolor chegou àquela final de Libertadores embalado e liderando o Brasileirão, enquanto o Internacional vivia instabilidade. Ambos os times haviam disputado oito jogos desde a parada da Copa do Mundo daquele ano; o São Paulo tinha vencido seis, e o Inter, só três. Mas em campo a fase dos times não quis dizer nada, e o Colorado levantou a taça continental.

Grêmio, em 2007
Tentando fazer frente ao Boca Juniors, o Tricolor não teve cerimônia nenhuma de deixar o Brasileirão de lado, e Mano Menezes chegou a escalar times inteiramente reservas no início do campeonato. Não adiantou: os argentinos venceram os dois jogos. Naquela temporada, o Tricolor venceu o Juventude e foi campeão gaúcho.

Fluminense, em 2008
O time chegou à final contra a LDU ocupando a lanterna do Nacional, mas Renato Gaúcho prometeu que o título continental permitiria ao Flu "brincar no Brasileirão". Não deu uma coisa, nem outra: depois de perder a decisão, o Fluminense precisou suar muito para evitar o rebaixamento.

Cruzeiro, em 2009
O time de Wagner, Kleber e cia. foi campeão mineiro invicto e parecia imparável até maio daquele ano (só duas derrotas em 29 jogos). No Brasileirão o aproveitamento caiu abruptamente, e na final contra o Estudiantes a equipe acabou com o vice no Mineirão.

Internacional, em 2010
O Colorado usou o Brasileirão para chegar forte nas fases finais da Libertadores. Depois da parada da Copa do Mundo daquele ano, emendou vitórias e chegou a ser terceiro colocado do Nacional antes das decisões contra o Chivas (MEX). O Inter foi campeão com duas vitórias.

Santos, em 2011

O Santos de Neymar vivia grande fase no primeiro semestre daquele ano, chegou a enfileirar 15 partidas sem perder, foi campeão paulista e chegou à final contra o Peñarol como favorito —havia sofrido uma única derrota nos 60 dias anteriores às decisões. Não deu outra: foi tricampeão.

Corinthians, em 2012
O time viveu má fase entre o final de abril e o começo de junho, período em que não venceu nenhum jogo fora da Libertadores. Chegou a ser lanterna do Brasileirão por causa da má sequência, mas no final valeu a pena, com o título continental sobre o Boca Juniors.

Atlético-MG, em 2013
O Galo viveu seu pior momento naquela temporada entre o final de maio e o começo de julho, fora do Z4 apenas por critérios de desempate naquele início de Brasileirão. Mas em seguida a equipe reagiu, venceu três seguidas nas vésperas das finais e aí foi campeão nos pênaltis sobre o Olímpia (PAR).

Grêmio, em 2017
A esta altura a Copa Libertadores já durava o ano inteiro. O Grêmio era o vice-líder do Brasileirão quando chegou à final continental, mas não sem críticas a Renato Gaúcho. Foi o primeiro ano em que o treinador pôs em prática o método de priorizar as Copas, por isso foi contestado ao poupar atletas e ver a desvantagem para o Corinthians se tornar irreversível nos pontos corridos. O Grêmio foi campeão com duas vitórias sobre o Lanús (ARG).

Flamengo, em 2019



Desde o Santos de Pelé, um time não era campeão brasileiro e da Libertadores na mesma temporada. O Flamengo tinha 25 partidas sem perder e já era virtualmente campeão nacional quando foi a Lima para a decisão contra o River Plate. Ganhou ambas as taças no mesmo final de semana.



Palmeiras e Santos, em 2020
Na temporada arrasada pela pandemia, nenhum dos dois teve pernas para competir no Brasileirão e na Libertadores com o mesmo sucesso. O Palmeiras vivia inconsistência semelhante a dos dias atuais, com críticas a uma suposta "falta de repertório", mas acabou campeão; já o Santos chegou a abrir 2021 em alta, mas perdeu três jogos seguidos antes da decisão e acabou com o vice.

Flamengo e Palmeiras, em 2021
Atualmente, o Palmeiras parece estar recuperado da instabilidade e hoje acumula cinco vitórias seguidas no Brasileirão. Já o Flamengo venceu só dois dos últimos oito jogos e sofre com críticas em meio a uma maratona de jogos. Ainda assim, ambos estão no G4. A decisão da Libertadores começa às 17 horas (de Brasília) do dia 27, no Estádio Centenário.

brasileiros, final, libertadores

549 visitas - Fonte: Uol


VEJA TAMBÉM
- Arrascaeta e Cebolinha reforçam Flamengo para retorno na Libertadores
- Flamengo treina no Rio antes de viagem para São Paulo.
- Flamengo reavalia Viña e De la Cruz para partida contra Bragantino




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu