Senado aprova projeto que prevê punição a dirigentes por dívidas

16/10/2013 18:12

Senado aprova projeto que prevê punição a dirigentes por dívidas

Cartolas poderão sofrer responsabilidade civil e ter bens particulares bloqueados pelo clube prejudicado

Senado aprova projeto que prevê punição a dirigentes por dívidas
Dirigentes de futebol precisam começar a se preocupar. Foi aprovado nesta quarta-feira, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado em Brasília, o projeto de lei que responsabiliza os dirigentes esportivos por dívidas contraídas em suas gestões e repassadas para seus sucessores. Os cartolas podem ser responsabilizados e receber as sanções civis cabíveis.

O senador Alvaro Dias (PSDB-SP) foi o relator do projeto, de autoria do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), que recebeu decisão terminativa na CCJ e, por isso, poderá seguir direto para a Câmara dos Deputados sem ter que ser votado no Plenário. Se sofrer alguma alteração, precisará retornar ao Senado para ser aprovada e seguir para a sanção da presidente Dilma Rousseff.

O projeto tende a inibir o endividamento excessivo das agremiações, já que o clube poderá pedir expropriação patrimonial dos bens do dirigente responsável. Também haverá responsabilização civil dos cartolas se os mesmos assinarem contratos de empréstimos por prazo superior aos seus mandatos, deixando para gestões futuras o pagamento.

Mais transparência na venda de atletas é aprovada
Nesta mesma quarta-feira, foi aprovado projeto, também de autoria de Vital do Rêgo, o qual obriga os clubes a apresentarem uma lista de empresas e outros parceiros que tenham direito a receber parte dos direitos econômicos nas negociações dos jogadores. A ideia é deixar transparente a ação de empresários e investidores.

Pela proposta, os clubes seriam obrigados a utilizar, no mínimo, 10% do valor da negociação para quitar débitos fiscais, previdenciários e trabalhistas. O projeto também recebeu a decisão terminativa da comissão, seguindo diretamente para a Câmara dos Deputados.

959 visitas - Fonte: Globo Esporte


VEJA TAMBÉM
- Final complicada! Flamengo se prepara para enfrentar melhor jogador do Mundo que conquistou a Bola de Ouro
- Rossi projeta o PSG, celebra defesa crucial e reforça: "Ninguém nos tira o sono".
- Pode sair em 2026? Boto diretor do Flamengo chama atenção na Europa e pode estar de saída



Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.
publicidade