Maracanã: após utilização intensa do gramado, grande área é replantada

21/10/2013 17:56

Maracanã: após utilização intensa do gramado, grande área é replantada

Grande área é refeita com a mesma grama plantada em uma fazenda em Saquarema, no interior do Rio de Janeiro

Maracanã: após utilização intensa do gramado, grande área é replantada
Depois de uma grande sequência de jogos, o gramado do Maracanã recebeu na tarde desta segunda-feira um tratamento especial, principalmente no espaço das grandes áreas. A decisão foi tomada pela Greenleaf, empresa responsável pelo campo do Maracanã e de mais seis estádios da Copa do Mundo, e pela Odebrecht, empreiteira líder do consórcio Maracanã S/A.

A grama do tipo Bermuda Celebration foi retirada nas grandes áreas para o replantio, sendo utilizada a mesma técnica feita antes do início da Copa das Confederações.

Alguns jogadores já reclamaram das condições do gramado, especialmente nas grandes áreas. O goleiro Jefferson, por exemplo, criticou a grama do Maracanã após o empate contra o Vasco, neste domingo.

- Infelizmente um estádio desse, espetacular, está assim. Não se pode jogar com o gramado que esta, nas duas áreas está horrível. As pessoas que cuidam disso têm que tomar cuidado num estádio tão bonito como esse – disse o goleiro do Botafogo e da seleção brasileira.

Apesar das críticas de Jefferson no clássico deste domingo, a troca já estava prevista. A grama é a mesma plantada em uma fazenda na cidade de Saquarema, no estado do Rio de Janeiro. Para garantir a qualidade exigida pela Fifa, a Greenleaf trabalhou em um espaço maior do que o necessário. Um gramado reserva, em quantidade suficiente para cobrir mais de um campo inteiro, continua em tratamento e foi de lá que vieram os novos rolos para o Maracanã.

Além disso, a grama Bermudas Celebration foi especialmente desenvolvida para o estádio carioca, segundo a empresa. Porém, o fechamento do Estádio Olímpico João Havelange, que apresentou um problema estrutural na cobertura, fez com que as partidas dos grandes clubes cariocas, principalmente Flamengo, Fluminense e Botafogo, fossem concentradas no Maracanã, o que sobrecarregou o campo.

Para se ter uma ideia, desde o início de setembro, 22 jogos foram feitos no estádio, sendo pelo Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. O estádio do Dragão, do Porto, por exemplo, recebe um pouco mais de 25 por ano. Mesmo assim, o gramado do Maracanã não apresenta problemas maiores fora das grandes áreas. O nivelamento feito a laser e a drenagem têm sido, segundo os responsáveis pelo "tapete", um dos pontos fortes do campo.

Mesmo com a proximidade do jogo entre Botafogo e Flamengo, na próxima quarta-feira, pela Copa do Brasil, os responsáveis pelo campo garantem que o gramado estará bom para o confronto. Para que isso aconteça, a espessura dos tapetes utilizados hoje foi maior.

896 visitas - Fonte: Globo Esporte


VEJA TAMBÉM
- JOGOU MAL? Jornalistas criticam desempenho de Arrascaeta no último jogo
- TROPEÇOU! Flamengo empata com o Fluminense nas quartas do Brasileirão Sub-17
- ESCALADOS! Com Léo Ortiz como reserva, o time está definido para o jogo de hoje!



Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade

Brasileiro

Dom - 18:30 - Arena do Grêmio -
X
Gremio
Flamengo

Libertadores

Qui - 19:00 - do Maracanã
0 X 1
Flamengo
Penarol