O Flamengo estreia no Brasileirão Feminino nesta segunda-feira, às 20h, contra o São Paulo, no Estádio Luso-Brasileiro. O elenco rubro-negro conta com diversas jogadoras que chegaram para reforçar a equipe em 2022, além de um novo treinador. Conheça os principais pontos do Fla para a disputa do Campeonato Brasileiro.
O treinador
Em dezembro, o Flamengo anunciou a contratação do treinador Luis Andrade. O português de 48 anos, que treinava o Benfica, foi para a disputa da Brasil Ladies Cup. Celso Silva, que ocupava o cargo, assumiu como técnico do sub-20.
LEIA TAMBÉM: Protegido, Athletico não abre mão de multa para liberar Santos ao Flamengo
Aos 48 anos, Luis Andrade marcou o seu nome treinando o Benfica. No clube português durante as temporadas 2019/20 e 2020/21, o técnico sagrou-se campeão da Taça da Liga e da Supertaça. O comandante lusitano ainda conseguiu somar 30 vitórias em 35 jogos, com um total de 86% de aproveitamento pelas 'Encarnadas'.
Segundo Cíntia Barlem, comentarista de futebol feminino do SporTV, o treinador do Flamengo gosta de jogar em busca do ataque, algo que foi feito em sua passagem no Benfica.
- É um técnico que gosta muito de tática. Ele orienta muito bem as jogadoras nisso e faz muito jogo posicional. Ele aposta muito nisso, gosta que as jogadoras entendam muito bem as orientações dele em relação à tática. É um técnico que gosta de colocar o time para frente - disse.
Reforços
O Flamengo se reforçou bastante para o ano de 2022. Nomes como Duda, ex-São Paulo e destaque da Seleção Brasileira, Kika Brandino, volante ex-Grêmio, Thaisa, com passagem pela Europa, e outras jogadoras campeãs da Libertadores pela Ferroviária chegaram ao clube.
Duda foi a principal contratação do Flamengo para 2022. Nova camisa 10, a meio-campista esteve com a Seleção Brasileira em Tóquio para a disputa dos Jogos Olímpicos, além de ser essencial para a equipe do São Paulo nas últimas duas temporadas. No entanto, na sua última convocação, sofreu uma lesão e deve desfalcar o time por algum tempo.
Thaisa, que atuou em equipes como Roma, Real Madrid e Milan na Europa e conta com uma grande experiência pela Seleção Brasileira, chega com Kika Brandino, ex-Grêmio e Internacional, para ocupar o espaço das volantes no Flamengo. Também chegaram a meia Leidiane e a lateral-direita Monalisa, campeãs da Libertadores pela Ferroviária em 2020.
A lista de reforços do Flamengo não parou, e o clube contratou atletas importantes de grandes rivais nacionais, como a atacante Maria Alves, ex-Palmeiras, e a zagueira Ariane, ex-Internacional. Jovens jogadoras nascidas entre 2001 e 2003 também entraram na lista, como Gisseli, Cris, Anny Marabá, Ingrid e Gica.
Quem ficou
Além das contratações, o Flamengo contou ainda com a permanência de jogadoras importantes para a equipe. O clube foi afetado pela saída da lateral-esquerda Sorriso, posição reforçada por Gisseli, mas ainda manteve nomes essenciais para o ano de 2022.
Darlene foi a principal jogadora que seguiu no elenco rubro-negro para 2022. Com um título de Campeonato Carioca e duas Taças Guanabara, a atacante é essencial para o Flamengo se tornar uma grande potência nacional também no feminino. A craque já havia trabalhado com o treinador Luis Andrade no Benfica e mostrou-se empolgada para o projeto no clube carioca.
A soma da experiência com a juventude também é vista no elenco, que manteve a goleira Kaká, de 39 anos, e a zagueira Cida, de 36. As duas jogadoras foram importantes para o Flamengo nos últimos anos e seguem no clube. Além das experientes atletas, ficaram no grupo as jovens Núbia, zagueira, Keylane, volante, e Pimenta, atacante, todas de 18 anos e já convocadas para a Seleção Brasileira sub-20.
O que esperar
O Flamengo já começou a temporada 2022 com a disputa da Supercopa do Brasil, mas foi eliminado na semifinal da competição para o Grêmio na disputa de pênaltis após um empate em 1 a 1 no Estádio Luso-Brasileiro.
Na primeira fase da competição, o Flamengo enfrentou o Esmac e ditou o ritmo da partida, vencendo a equipe paraense pelo placar de 2 a 0, com gols de Darlene e Duda na primeira etapa.
Contra o Grêmio, na semifinal, o Flamengo foi superior, mas pecou nas finalizações e ficou no empate por 1 a 1, com gol marcado por Cida. Na disputa de pênaltis, brilhou a estrela da equipe gaúcha, que venceu por 4 a 3 e chegou à final da Supercopa do Brasil.
Para Cíntia Barlem, o time ainda precisa de mais contratações para reforçar uma equipe já muito forte. A comentarista do SporTV aborda a expectativa de Thaisa, um dos destaques da Seleção na Copa do Mundo, atingir o seu potencial máximo.
- Eu espero bastante do Flamengo. Por exemplo, acho que a lateral Gisseli, que veio do Grêmio, é uma boa aposta. Mas, claro, o Flamengo precisa de mais contratações, mais banco, fortalecer um pouco mais esse time. No meio-campo, se a Thaisa - que foi aquela grande jogadora que brilhou na Seleção Feminina em 2019, na Copa - voltar a repetir essas atuações, o Flamengo vai estar muito bem servido no meio-campo e vai ter essa ligação que o técnico Luis Andrade tanto procura para fortalecer a Darlene na frente, a Duda também - falou.
Flamengo, estreia, São Paulo, Brasileirão, Feminino
Comentários do Facebook -