Flamengo reencontra rival de derrota que mudou rumos do time em 2022; confira transformações

25/9/2022 08:48

Flamengo reencontra rival de derrota que mudou rumos do time em 2022; confira transformações

Flamengo reencontra rival de derrota que mudou rumos do time em 2022; confira transformações
Jogadores do Flamengo lamentam após gol do Fortaleza nos acréscimos do jogo — Foto: André Durão

Hoje finalista da Copa do Brasil e da Libertadores, o Flamengo de Dorival Júnior vive momento especial na temporada apesar da derrota para o Fluminense no último domingo. Na próxima quarta, pelo Brasileiro, o time enfrenta o Fortaleza, rival que fez balançar as estruturas do Ninho do Urubu com vitória por 2 a 1 no Maracanã, no primeiro turno.



O revés para os cearenses, em 5 de junho, provocou mudança de rumo radical no clube, que começou a procurar substituto para Paulo Sousa já no dia seguinte.


LEIA TAMBÉM: Libertadores: Conmebol confirma horário da final entre Flamengo e Athletico-PR


Sim, o português ainda dirigiria o time contra o Bragantino na quinta-feira seguinte - nova derrota -, mas sabia que sua demissão era questão de tempo e já estava praticamente selada. Os 2 a 1 para o Fortaleza diante de 63.975 presentes vieram em jogo que fechava uma série de cinco partidas consecutivas em casa. A diretoria via na sequência a chance para Paulo Sousa, enfim, dar uma resposta e justificar sua continuidade, porém isso não aconteceu.

Depois da péssima atuação na derrota para o Fortaleza, o Flamengo viajou para Atibaia, onde se prepararia para o jogo com o Bragantino, já pensando no novo treinador. Os três dias de Paulo Sousa na cidade paulista foram de clima constrangedor e pouquíssimas palavras. Na partida em Bragança Paulista - 1 a 0 para o time da casa -, aliás, Paulo e o time pouco se comunicaram.


Em três meses, o nível do futebol melhorou muito, e a espinha dorsal da equipe, o esquema tático e o clima entre jogadores e comissão técnica também foram bastante modificados. Relembre as transformações.

Início da série em casa: nem placar elástico leva paz ao Flamengo
Antes do início do primeiros dos cinco jogos em casa, o Flamengo estava na 16ª colocação, colado na zona de rebaixamento, com seis pontos. Em 17 de maio, a torcida deu a maior prova da desconfiança no time, e os ingressos não se esgotaram para o jogo com a Universidad Católica, cenário raro desde a temporada de 2019. O público pagante foi de 40.007, e o clima não estava nada legal. Marcos Braz, Rodolfo Landim e Paulo Sousa foram alvos de vaias e xingamentos antes de a bola rolar.

Hugo, que falhara três dias antes em lance que deu empate ao Ceará por 2 a 2 nos acréscimos, foi vaiado no aquecimento e durante todo o jogo. A cada toque na bola, o goleiro era pressionado.

Paulo Sousa x Diego Alves
Apesar da atmosfera azeda, o Flamengo, mesmo sem jogar um futebol brilhante, conseguiu vitória por 3 a 0 e a classificação como primeiro do Grupo H com uma rodada de antecedência. Hugo, aliás, foi abraçado por todo o elenco no centro do campo após ser vaiado durante os 90 minutos. Crise estancada? Nada disso. Outro goleiro daria o que falar.

Conhecido por não ter relação próxima com o grupo, Paulo Sousa trouxe de volta a intranquilidade após expor, em entrevista coletiva posterior à partida, que Diego Alves havia pedido para jogar mesmo sem estar em condições ideais. Paulo, mesmo diante de uma vitória contundente, deu publicidade às diferenças que ele e sua comissão tinham com Diego e interrompeu a brevíssima serenidade que se desenhava.

- Aqui os processos não são assim, os jogadores para jogar têm que treinar. E ele não treinou nenhum dia desde o jogo contra o Botafogo, por isso não podia estar relacionado.

Vitórias sem sal
O Flamengo também venceu os três jogos seguintes à Universidad Católica, mas sempre no aperto. No primeiro, 1 a 0 sobre o Goiás com boa atuação na etapa inicial e um segundo tempo muito ruim. Nos acréscimos, Apodi perdeu chance incrível de empatar o jogo, e o time deixou o Maracanã sob vaias e xingamentos dos mais de 51 mil pagantes.

Na sequência, já classificado como líder de sua chave na Libertadores, teve atuação fraquíssima contra o limitado e eliminado Sporting Cristal. Venceu por 2 a 1 mais uma vez com vaias e novamente sem Maracanã lotado (34,840 pagantes). Hugo falhou no fim do jogo, e a torcida pegou no pé dele.

No quarto jogo da série em casa, o Flamengo tinha pela frente um rival que estava engasgado após a perda do tetracampeonato estadual: o Fluminense. O Tricolor defendia invencibilidade de cinco jogos no clássico, e na maioria das vezes bateu o rival jogando sempre por uma bola. Nessa partida, porém, foi diferente. Engoliu os rubro-negros e só não venceu o jogo porque Hugo Souza viveu tarde inspirada no Maracanã.

O Flamengo mais uma vez venceu (2 a 1), com gols de Gabigol e Andreas, mas não convenceu.

Derrota em Maracanã lotado sela destino de Paulo Sousa
O Flamengo entrou em campo com Hugo, Matheuzinho, Rodrigo Caio, Pablo e Ayrton Lucas; Willian Arão, João Gomes, Everton Ribeiro e Andreas Pereira; Bruno Henrique e Pedro. Bem diferente do atual, não? Arrascaeta estava com a seleção uruguaia, e Gabigol cumpria suspensão. Os desfalques dos dois principais jogadores não desanimaram a torcida. Foram 59.294 pagantes e 63.975 presentes. Diante do lanterna da competição, que somava dois pontos e nenhuma vitória em oito jogos, ninguém pensava em zebra.


Apesar de todo o apoio, o Flamengo foi amplamente dominado no primeiro tempo. O Fortaleza abriu o placar com Robson e poderia ter ido para o intervalo com ampla vantagem, mas Everton Ribeiro igualou o marcador aos 49 minutos. Veio o segundo tempo, e os rubro-negros seguiram jogando mal e ainda perderam pênalti com Pedro. No fim, Hércules garantiu a vitória do Leão e sepultou o trabalho de Paulo Sousa.

De segunda-feira posterior à derrota em diante, nomes de Cuca e Dorival Júnior foram debatidos pelo departamento de futebol. Na quarta, o Flamengo perdeu para o Bragantino. Na quinta, Paulo Sousa caiu. Na sexta, Dorival foi anunciado.


Mudanças no time: Pedro, convicções e lesões dão nova cara ao Flamengo
Para o time que todo torcedor rubro-negro tem decorado na cabeça, houve muitas mudanças. Rodrigo Caio e Bruno Henrique se lesionaram e não mais voltaram. No meio, Andreas e Willian Arão deixaram o clube, e Thiago Maia se firmou com Dorival.

Durante a série dos cinco jogos em casa, Santos e Filipe Luís estavam indisponíveis por lesões. Filipe até entrou nos segundos tempos das derrotas para Fortaleza e Bragantino. Após se recuperarem completamente, os dois viraram titulares e peças cruciais para o crescimento do Flamengo.

Matheuzinho e Pablo perderam espaço no time titular, e Rodinei e Léo Pereira passaram a viver grande fase. David Luiz, que assumiu a vaga deixada por Rodrigo Caio na zaga central, iniciou seu melhor momento no Flamengo, e o time decolou nas competições de mata-mata.

Isso sem falar da efetivação de Pedro, que isolou-se na artilharia da Libertadores, fez 15 gols e deu sete assistências desde a chegada do treinador, tornando-se o grande símbolo da transformação promovida por Dorival Júnior no Flamengo.

No período pós-Dorival, o Flamengo também reforçou muito bem o elenco. O chileno Vidal tornou-se uma espécie de 12º jogador e ajudou muito com o alto índice de passes certos. Everton Cebolinha, maior investimento do time na temporada, não deu o mesmo retorno até o momento. O volante Erick Pulgar e o lateral-direito uruguaio Varela completaram o time de caras novas da última janela.



Se no Brasileiro o time vê a possibilidade do eneacampeonato muito distante agora após tropeços em sequência, zona de rebaixamento nunca mais foi assunto na Gávea. O time era 14º colocado antes da estreia de Dorival Júnior e hoje ocupa a quarta colocação, com situação folgada dentro do grupo dos que se classificam à Libertadores.

Mesmo muito desfalcado pela data Fifa e por expulsões - 10 baixas no total -, o Flamengo que vai ao Castelão na próxima quarta-feira chega com outra cara, espírito e ambições para encarar o Fortaleza.

Flamengo, reencontra, rival, derrota, rumos, time, 2022

614 visitas - Fonte: globoesporte


VEJA TAMBÉM
- Arrascaeta e Cebolinha reforçam Flamengo para retorno na Libertadores
- Flamengo treina no Rio antes de viagem para São Paulo.
- Flamengo reavalia Viña e De la Cruz para partida contra Bragantino




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu