Veja o que pode mudar nas regras e arbitragem para o Brasileirão de 2023

13/2/2023 19:19

Veja o que pode mudar nas regras e arbitragem para o Brasileirão de 2023

Veja o que pode mudar nas regras e arbitragem para o Brasileirão de 2023
Foto: Divulgação CBF


O Conselho Técnico do Brasileiro da Série A será realizado nesta terça-feira para definir o regulamento da competição para 2023. Haverá três pontos em discussão que podem alterar as regras que impactam no Nacional. São esses os temas: perda de pontos por racismo, aumento do limite de estrangeiros e modificação na linha de impedimento do VAR.



LEIA TAMBÉM: Flamengo gasta mais de R 270 milhões em reforços em um ano; retorno é abaixo do esperado


Primeiro, é preciso ressaltar que, apesar de o Conselho definir o regulamento do Brasileiro, essas novidades podem ser introduzidas fora da regra específica da competição. É possível que sejam feitas alterações no Regulamento Geral de Competições (RGC) ou, no caso do VAR, só uma determinação da Comissão de Arbitragem. A CBF não publicou uma atualização do regulamento em 2023, o que pode fazer depois de alterações.

Ainda assim, o Conselho Técnico servirá de fórum para a CBF debater os três assuntos com os clubes. No primeiro caso, há uma forte demanda do presidente da confederação, Ednaldo Rodrigues, para estabelecer a perda de pontos por casos de racismo.

A CBF, no entanto, não deixou claro qual seria o formato para isso acontecer. Nem há uma posição unânime dos clubes sobre o assunto. Então, teria de ser revelada uma fórmula dentro do RGC ou regulamento específico, com gradações para casos. O CBJD (Código disciplinar) já prevê punição esportiva, inclusive perda de pontos, por casos de discriminação.

No caso do limite a estrangeiros, há uma regra no RGC que prevê que apenas cinco jogadores podem ser incluídos na súmula do jogo. Ou seja, o time pode ter mais jogadores de fora, mas não escalá-los (inseri-los na súmula) ao mesmo tempo. Se houver consenso entre os clubes, esse limite pode aumentar, possivelmente para sete.

No caso do VAR, a modificação já está certa: haverá uma nova linha de impedimento para o Brasileiro. A Comissão de Arbitragem, por meio de seu presidente Wilson Seneme, obteve autorização da Fifa para fazer a mudança. Ano passado, Seneme chegou a dizer que os clubes votariam a respeito do tema. Mas mudou de ideia, por não querer transformar o assunto em disputa política no conselho técnico - um clube poderia ficar do lado oposto a outro.



Por essa alteração, quando as duas linhas do VAR (do atacante e do penúltimo defensor) estiverem sobrepostas, a linha ficará toda azul e o gol será legal. É o conceito de mesma linha. O procedimento foi adotado já em 2023, na Supercopa do Brasil (Flamengo x Palmeiras) e vem sendo adotado na Premier League. Teoricamente, essa mudança reduz o número de impedimentos milimétricos, favorecendo o ataque.



Flamengo, Regras, Arbitragem, Brasileirão, Mengão

328 visitas - Fonte: UOL Esporte


VEJA TAMBÉM
- Novo Estádio do Flamengo: Poderá ser o modelo do Bayern de Munique
- Agora vai: Desapropriação do Gasômetro para Estádio do Flamengo anunciada por Paes.
- ALTA PEDIDA! Clube da Premier League faz alta pedida por jogador que já foi da seleção brasileira



Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade

Brasileiro

Qui - 20:00 - -
X
Flamengo
Bahia

Brasileiro

Dom - 16:00 - Ligga Arena
1 X 1
Atletico Paranaense
Flamengo