Com sistema em segundo plano no Flamengo, Sampaoli também variou peças em Santos e Atlético-MG

28/4/2023 09:27

Com sistema em segundo plano no Flamengo, Sampaoli também variou peças em Santos e Atlético-MG

Com sistema em segundo plano no Flamengo, Sampaoli também variou peças em Santos e Atlético-MG
Jorge Sampaoli em treino do Flamengo — Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

Desde a chegada ao Flamengo, Jorge Sampaoli deixa claro que a repetição de escalações será raridade. A situação é a mesma em relação ao esquema tático. Estreou no 3-5-2 com vitória por 2 a 0 sobre o Ñublense, migrou para o 4-4-2 na derrota por 2 a 1 para o Internacional e goleou o Maringá por 8 a 2 no 4-3-3.

Essa característica de mudar peças e a distribuição delas em campo constantemente acompanhou o técnico em seus dois outros trabalhos no Brasil, em Santos e Atlético-MG. O recorte dos cinco primeiros jogos nessas equipes mostra o quanto Sampaoli é adepto da variação de sistemas.

No Flamengo, do jogo contra os chilenos para o confronto com os gaúchos, saíram David Luiz (poupado) e Marinho - que atuou como ala pela direita -, entraram o lateral-direito Wesley e Everton Ribeiro. Do domingo passado ao passeio contra os paranaenses, Vidal deu lugar a Everton Cebolinha.

Se nas duas primeiras partidas os times de Sampaoli repetiram número de finalizações (15) e posse de bola (62%), esses índices aumentaram contra o Maringá, subindo para 25 e 66%.

- Penso que o time tem que melhorar futebolisticamente. O sistema, para mim, está em segundo plano. A equipe teve muitas jogadas boas de ataque e poderia fazer muito mais gols (contra o Maringá). O time tem que perder menos bolas, ter mais trocas de passes no campo rival. É um crescimento paulatino. Sinceramente estou grato aos jogadores porque há uma compreensão da ideia. Seguramente seremos melhores com o tempo - analisou Sampaoli.

Variação de peças vem desde Santos e Atlético-MG
No Santos, Sampaoli não mexeu na defesa e no meio-campo em seus três primeiros jogos. Mudou sempre um atacante. O ataque só se repetiu na quarta e na quinta partidas. Derlis González, jogador do setor mais utilizado pelo treinador argentino, e Arthur Gomes formaram a dupla contra Bragantino (4 a 1) e Ituano (5 a 1).

No quarto jogo, a única vez que mudou o esquema. Foi para o 3-5-2 e se deu bem, com goleada sobre o Bragantino. Felipe Aguilar se juntou a Gustavo Henrique e Luiz Felipe.

No Galo, Sampaoli estreou no 4-4-2 e mudou para o 4-3-3 no jogo seguinte. Mexeu em cinco peças: saíram Igor Rabello, Gabriel, Guilherme Arana, Di Santo e Ricardo Oliveira.

Utilizou três zagueiros (3-4-3) somente em vitória por 3 a 0 sobre o América-MG, em sua quinta partida pelo clube. Gabriel formou linha com Réver e Junior Alonso.

Pelo Galo, foram quatro vitórias e um empate nos cinco primeiros jogos. No Santos, venceu outras quatro vezes, mas sofreu goleada para o Ituano.

Confira as escalações por Santos e Galo abaixo
Santos 1 x 0 Ferroviária (4-4-2)

Vanderlei, Victor Ferraz, Gustavo Henrique, Luiz Felipe e Orinho; Alison, Carlos Sánchez, Diego Pituca e Jean Mota; Yuri Alberto e Felippe Cardoso.

São Bento 0 x 4 Santos (4-4-2)

Vanderlei, Victor Ferraz, Luiz Felipe, Gustavo Henrique e Orinho; Alison, Carlos Sánchez, Diego Pituca e Jean Mota; Felippe Cardoso e Derlis González.

Santos 2 x 0 São Paulo (4-4-2)

Vanderlei, Victor Ferraz, Luiz Felipe, Gustavo Henrique e Orinho; Alison, Carlos Sánchez, Diego Pituca e Jean Mota; Soteldo e Derlis González.

Bragantino 1 x 4 Santos (3-5-2)

Vanderlei, Felipe Aguilar, Luiz Felipe, Gustavo Henrique; Victor Ferraz, Alison, Carlos Sánchez, Jean Mota e Copete; Arthur Gomes e Derlis González.

Ituano 5 x 1 Santos (4-4-2)

Vanderlei, Victor Ferraz, Gustavo Henrique, Felipe Aguilar e Copete; Alison, Carlos Sánchez, Pituca e Jean Mota, Arthur Gomes e Derlis González.

+ Leia mais notícias do Flamengo

Atlético-MG - Sampaoli
Villa Nova-MG 1 x 3 Atlético-MG (4-4-2)

Rafael, Guga, Igor Rabello, Gabriel e Guilherme Arana; Allan, Hyoran, Nathan e Savarino; Franco Di Santo e Ricardo Oliveira.

América-MG 1 x 1 Atlético-MG (4-3-3)

Rafael, Guga, Júnior Alonso, Réver e Fábio Santos; Allan, Hyoran e Nathan; Marquinhos, Savarino e Marrony.


Atlético-MG 4 x 0 CA Patrocinense (4-3-3)

Rafael, Guga, Júnior Alonso, Réver e Guilherme Arana; Allan, Hyoran e Nathan; Savarino, Keno e Marrony.

Atlético-MG 2 x 1 América-MG (4-3-3)

Rafael, Guga, Júnior Alonso, Réver e Guilherme Arana; Jair, Allan e Nathan; Savarino, Keno e Marrony.

América-MG 0 x 3 Atlético-MG (3-4-3)

Rafael, Júnior Alonso, Réver e Gabriel; Guilherme Arana, Allan, Alan Franco e Nathan; Savarino, Keno e Marrony.

384 visitas - Fonte: globoesporte


VEJA TAMBÉM
- VAI IMPACTAR! Reeleição de Eduardo Paes reforça projeto do estádio do Flamengo
- FALA, CRAQUE! Arrascaeta comenta sobre saúde mental e lesões no Flamengo
- UM DOS MAIORES! Gabigol pode receber mais de 2 milhões em possível renovação; Veja



Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade

Brasileiro

Qui - 20:00 - -
X
Flamengo
Fluminense

Brasileiro

Sáb - 19:00 - Arena Fonte Nova
0 X 2
Bahia
Flamengo