No Flamengo, Sampaoli tem seu pior início de trabalho em 19 anos

10/5/2023 04:49

No Flamengo, Sampaoli tem seu pior início de trabalho em 19 anos

No Flamengo, Sampaoli tem seu pior início de trabalho em 19 anos
Jorge Sampaoli tem tido dificuldades em seus primeiros jogos no comando do Fla Imagem: Agustin Marcarian/Reuters

Uma vitória sobre o Ñublense, uma goleada por 8 a 2 contra o modesto Maringá, empate com Racing e derrotas para Internacional, Botafogo e Athletico-PR. A largada de Jorge Sampaoli como treinador do Flamengo é simplesmente o pior início de trabalho do argentino em quase duas décadas.

O ex-comandante de Lionel Messi na seleção albiceleste obteve apenas 38,9% de aproveitamento em seus seis primeiros compromissos à frente de Gabigol, Pedro, Éverton Ribeiro e cia — o sétimo está marcado para as 20h (de Brasília) de hoje, contra o Goiás, no Maracanã, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro.

Desde 2004, quando emendou de cara seis derrotas consecutivas na primeira divisão peruana com o Coronel Bolognesi, Sampaoli não começava um emprego acumulando resultados tão negativos.

E olha que o argentino rodou bastante nesse período. Já contando o Flamengo, ele esteve em dez clubes (foram duas passagens pelo Sevilla) de cinco países diferentes no período. Além disso, dirigiu as seleções de Chile e Argentina.

Em 12 desses 13 trabalhos, ele obteve um aproveitamento superior ao atual nos seus seis primeiros compromissos oficiais. Só na estreia pelo Sevilla, lá em 2016, teve exatamente o mesmo desempenho da atual temporada.

Mas, naquela ocasião, o calendário não foi nem um pouco amigo do argentino. Seus três primeiros jogos foram contra Real Madrid (Supercopa da Europa) e Barcelona (Supercopa da Espanha), e ele saiu derrotado de todos eles. Depois, só voltou a perder um mês mais parte (para o Athletic Bilbao), já na décima partida no emprego.

Em todos os outros trabalhos de Sampaoli ao longo dos últimos 19 anos, o treinador sempre conquistou pelo menos metade dos "18 primeiros pontos colocados em jogo" (contando competições de mata-mata).

E, em algumas dessas passagens, o argentino chegou a ter largadas que beiraram a perfeição. No Atlético-MG, por exemplo, ganhou sete das oito primeiras partidas e só foi perder no nono compromisso oficial.

No Olympique de Marselha, seu penúltimo clube na Europa, o início também foi magistral. Dos primeiros sete jogos, o argentino ganhou cinco. Depois, não conseguiu manter esse nível de rendimento que lhe faria páreo até mesmo para o Paris Saint-Germain.

Sampaoli foi contratado pelo Flamengo como uma espécie de salvador da lavoura depois de um péssimo início de temporada do clube sob comando de Vítor Pereira. Com o português no banco de reservas, a equipe rubro-negra perdeu todos os títulos que disputou: Mundial de Clubes, Supercopa do Brasil, Recopa Sul-Americana e Campeonato Carioca.

O atual campeão da Libertadores e da Copa do Brasil iniciou a quinta rodada do Brasileiro na zona de rebaixamento. Com três pontos conquistados em suas primeiras quatro apresentações, só estava à frente de Goiás, Coritiba e América-MG.

Na Libertadores, o time de Sampaoli ocupa a vice-liderança do Grupo A, com quatro pontos, três a menos que o Racing, primeiro colocado da chave. Já na Copa do Brasil, está nas oitavas de final e terá como próximo desafio o clássico contra o Fluminense, justamente o responsável por sua derrota na decisão do Estadual.

Flamengo (2023): 38,9% de aproveitamento
Sevilla (2022): 50% de aproveitamento
Olympique de Marselha (2021): 72,2% de aproveitamento
Atlético-MG (2020): 88,9% de aproveitamento
Santos (2019): 66,7% de aproveitamento
Argentina (2017): 66,7% de aproveitamento
Sevilla (2016): 38,9% de aproveitamento
Chile (2013): 72,2% de aproveitamento
Universidad de Chile (2011): 72,2% de aproveitamento
Emelec (2010): 50% de aproveitamento
O'Higgins (2008): 61,1% de aproveitamento
Sporting Cristal (2007): 61,1% de aproveitamento
Coronel Bolognesi (2006): 55,6% de aproveitamento
Coronel Bolognesi (2004): 0% de aproveitamento

473 visitas - Fonte: UOL


VEJA TAMBÉM
- VAI IMPACTAR! Reeleição de Eduardo Paes reforça projeto do estádio do Flamengo
- FALA, CRAQUE! Arrascaeta comenta sobre saúde mental e lesões no Flamengo
- UM DOS MAIORES! Gabigol pode receber mais de 2 milhões em possível renovação; Veja



Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade

Brasileiro

Qui - 20:00 - -
X
Flamengo
Fluminense

Brasileiro

Sáb - 19:00 - Arena Fonte Nova
0 X 2
Bahia
Flamengo