Caso Ninho: testemunhas são ouvidas no julgamento criminal; ex-presidente do Flamengo é um dos réus

18/8/2023 15:20

Caso Ninho: testemunhas são ouvidas no julgamento criminal; ex-presidente do Flamengo é um dos réus

Caso Ninho: testemunhas são ouvidas no julgamento criminal; ex-presidente do Flamengo é um dos réus

Teve início na tarde desta sexta-feira, na sede do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ/RJ), audiência para tratar do tragédia do Ninho do Urubu, que matou 10 adolescentes integrantes das divisões de base do Flamengo em 8 de fevereiro de 2019.

Trata-se de apuração a respeito de incêndio culposo, quando não há a intenção de matar. As testemunhas de acusação começam a prestar depoimento nesta sexta-feira.

Oito réus foram convocados para a sessão desta sexta no TJ, entre eles está o ex-presidente do Flamengo Eduardo Bandeira de Mello . Antonio Marcio Mongelli Garotti, Claudia Pereira Rodrigues, Danilo da Silva Duarte, Edson Colman da Silva, Fábio Hilário da Silva, Marcelo Maia de Sá e Weslley Gimenes são os outros sete.

Tragédia vista do alto: o incêndio no Ninho do Urubu — Foto: Agência Estado

Tragédia vista do alto: o incêndio no Ninho do Urubu — Foto: Agência Estado

O presidente do Flamengo , Rodolfo Landim, e o vice-geral Rodrigo Dunshee de Abranches, testemunhas de acusação no caso, comparecerão em próximas audiências.

Funcionários e ex-funcionários do Flamengo foram convocados para depoimento. O CEO do clube, Reinaldo Belotti, marcou presença e voltou a lamentar o ocorrido. O advogado Alexandre Wrobel, que ocupou a vice-presidência de patrimônio com Patrícia Amorim e Eduardo Bandeira de Mello, também foi ao local.

- Isso é um episódio que ficou marcado nos nossos corações, não só pela diretoria como de quem é rubro-negro. Mas conseguimos resolver os problemas que existiam, então, vida nova.Essa tristeza não se apaga, ela continua. O que podemos fazer é aprender com os problemas que nós tivemos, mudar nossos procedimentos e fazer melhor doravante para garantir que episódio como esses jamais se repitam - disse Belotti.

Benedito Ferreira, segurança que ajudou a salvar a vida de outros integrantes da base rubro-negra, também esteve presente.

A sentença não será dada pelo juiz ainda nesta sexta-feira.

Os Garotos do Ninho que morreram no incêndio são os seguintes:

  • Athila Paixão, de 14 anos
  • Arthur Vinícius de Barros Silva Freitas, 14 anos
  • Bernardo Pisetta, 14 anos
  • Christian Esmério, 15 anos
  • Gedson Santos, 14 anos
  • Jorge Eduardo Santos, 15 anos
  • Pablo Henrique da Silva Matos, 14 anos
  • Rykelmo de Souza Vianna, 16 anos
  • Samuel Thomas Rosa, 15 anos
  • Vitor Isaías, 15 anos
  • A família de Christian Esmério é a única que ainda não fechou acordo com o Flamengo.

    Os réus

    Eduardo Bandeira de Mello, ex-presidente do Flamengo , é um dos réus no processo. Foi ele quem assinou todos os contratos de compra dos contêineres que pegaram fogo. Em 2014, Bandeira de Mello chegou a ser notificado pelo Ministério Público e pelo Ministério Público do Trabalho pra regularizar a situação considerada precária pelas autoridades.

    De acordo com o MP, Bandeira de Mello optou por não cumprir as determinações de adequação do espaço, como o sistema de prevenção de incêndio devidamente certificado pelo Corpo de Bombeiros. Os promotores dizem que Bandeira tinha ciência do estado de clandestinidade dos contêineres.

    O advogado Rafael Kullmann, que defende Bandeira de Mello, disse acreditar que "a Justiça inicia o caminho em direção à verdade", em que ficará comprovada a inocência de seu cliente.

    O ex-diretor do Flamengo , Antonio Marcio Mongelli e Garotti, também se tornou réu.

    Quatro representantes da Empresa Novo Horizonte Jacarepaguá importação e exportação, a NHJ, também são réus: Claudia Pereira Rodrigues, por ter fornecido os módulos onde dormiam os atletas, segundo o MP, em desacordo com a finalidade anunciada e ainda os engenheiros Fábio Hilario da Silva, Danilo da Silva Duarte e Weslley Gimenes, responsáveis pela fabricação, montagem e instalação dos contêineres.

    Também foi denunciado Edson Colman da Silva, sócio da Colman Refrigeração, que realizava a manutenção nos seis aparelhos de ar condicionado dos módulos.

    + Leia mais notícias do Flamengo

    ?? Ouça o podcast ge Flamengo ??

    Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

    50 vídeos

    289 visitas - Fonte: ge


    VEJA TAMBÉM
    - Corinthians notifica Flamengo sobre garantias na aquisição de Hugo Souza
    - DE OLHO! Gigante brasileiro demonstra interesse em contratar David Luiz
    - Vasco x Flamengo no NBB: horário e transmissão do jogo de basquete



    Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

    Mais notícias do Flamengo

    Notícias de contratações do Flamengo
    Notícias mais lidas

    Comentários do Facebook -




    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Enviar Comentário

    Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

    Últimas notícias do Mengão

    publicidade

    Brasileiro

    Qui - 20:00 - -
    X
    Flamengo
    Fluminense

    Brasileiro

    Sáb - 19:00 - Arena Fonte Nova
    0 X 2
    Bahia
    Flamengo