Da falta que tirou título do São Paulo a finais do Flamengo: Simon repassa decisões de Copa do Brasil que apitou

24/9/2023 06:34

Da falta que tirou título do São Paulo a finais do Flamengo: Simon repassa decisões de Copa do Brasil que apitou

Da falta que tirou título do São Paulo a finais do Flamengo: Simon repassa decisões de Copa do Brasil que apitou
  • Vladimir Bianchini
  • 24 de set, 2023, 06:03
  • Facebook
  • Twitter
  • Facebook Messenger
  • Pinterest
  • e-mail
  • Ao longo de uma longa carreira na arbitragem, Carlos Eugênio Simon apitou quatro jogos de volta em finais de Copa do Brasil , como será São Paulo e Flamengo , neste domingo (24), às 16h (de Brasília), no Morumbi.

    Em entrevista ao ESPN.com.br , o experiente ex-juiz gaúcho, que comandou outros três duelos de ida da decisão no torneio, revelou como era sua preparação para comandar partidas carregadas de tanta tensão.

    "A concentração é fundamental. Eu sempre lia os jornais do dia, pesquisava tudo o que eu podia sobre as equipes, esquema tático, jogador que mais incomodava, jogador mais bruto, jogador mais técnico, tudo. Conversava bastante com a minha equipe", disse.

    Para o jogo do final de semana, Simon, que é comentarista de arbitragem dos Canais Disney , acredita que Bráulio da Silva Machado precisará administrar as cobranças que receberá.

    "Uma final como essas tem muita pressão de torcida, dirigentes e imprensa. Mas hoje em dia tem o VAR que na minha época não tinha. Isso dá uma segurança e uma segurança a mais para o árbitro".

    "Ele está se preparando e fundamentalmente, com o com toda sua equipe, para não ficar marcado com erro que mancha a carreira dele. Acho que tem tudo para realizar o bom trabalho de seus companheiros e que tenhamos uma grande final".

    Abaixo, o ex-árbitro recordou detalhes de cada decisão.

    Cruzeiro 2 x 1 São Paulo - 2000

    Depois do empate por 0 a 0 na capital paulista, o São Paulo esteve muito perto de ser campeão pela primeira vez. No entanto, o Tricolor perdeu de virada no final do segundo tempo para o Cruzeiro no Mineirão lotado.

    "O jogo estava empatado até o finalzinho, quando teve uma falta na entrada da grande área. Eu acabei expulsando o zagueiro Rogério Pinheiro, do São Paulo, por uma clara e manifesta possibilidade de fazer um gol. Ele perdeu na velocidade (após um recuo errado do volante Axel) e puxou o Geovanni".

    play
    2:19
    Simon relembra como foi apitar a final da Copa do Brasil entre São Paulo e Cruzeiro de 2000: 'Um jogaço'

    Comentarista dos canais Disney conversou com exclusividade com o espn.com.br

    Antes da falta, Muller falou com Geovanni, que cobrou a falta por baixo da barreira. O goleiro Rogério Ceni não conseguiu defender.

    "Foi emocionante porque o São Paulo já estava com a mão na taça. Foi o gol da vitória e o Mineirão explodiu! O São Paulo tinha uma grande equipe de futebol, estava jogando o Raí, o Marcelinho Paraíba, eram grandes grandes jogadores".

    Pouco tempo depois, Marcelinho Paraíba quase fez o gol que daria o título ao São Paulo. Nos acréscimos, ele chutou na pequena área, mas o zagueiro Cléber afastou para escanteio.

    Para o jogo de domingo, Simon acredita que o São Paulo poderá conquistar a taça.

    "Agora vai disputar a segunda com grande vantagem e joga em casa no Morumbi. Venceu primeiro o Flamengo, 1 a 0 e tal. Mas sempre é o jogo uma decisão. E o jogo é muito tenso e equilibrado".

    Flamengo 0 x 2 Santo André - 2004

    O Flamengo vivia uma grande euforia porque era o grande favorito após empatar por 2 a 2 com o Santo André no jogo de ida fora de casa.

    "Chegando ao Maracanã lembro que já estavam vendendo as faixas e as camisetas do Flamengo campeão. Os vendedores falavam que ia ficar mais caro depois da partida (risos). Era como se o jogo já tivesse sido jogado".

    Antes do apito inicial, o delegado da partida Francisco Horta levou os presidentes dos dois clubes para conversar com a arbitragem.

    "Foi uma atitude de respeito. Foi uma arbitragem totalmente isenta e imparcial. Não tiveram uma vírgula para falar da arbitragem nesse jogo. Todos foram muito bem nesta decisão".

    A equipe do ABC venceu por 2 a 0, com gols de Élvis e Sandro Gaúcho, e sagrou-se campeã da Copa do Brasil.

    "Foi o silêncio do Maracanã, aquela multidão toda do Flamengo. Foi uma final bem diferente".

    Vasco 0 x 1 Flamengo - 2006

    O Flamengo havia vencido o Vasco por 2 a 0 no duelo de ida e foi com grande vantagem para o jogo de volta. A equipe rubro-negra foi campeã depois de derrotar o rival novamente por 1 a 0, gol de Juan.

    Simon diz que o lance mais marcante da partida foi a expulsão do atacante Valdir Papel, aos 16 minutos do primeiro tempo da partida de volta.

    "Tem uma cena muito clássica com o Renato Gaúcho que era o técnico do Vasco. Ele empurrou o Valdir porque viu a bobagem que ele fez. O Valdir, que já tinha cartão amarelo, fez uma outra falta para amarelo. O Vasco ficou com dez jogadores e o Flamengo venceu".

    Vitória 2 x 1 Santos - 2010

    O Santos chegou ao Barradão com a vantagem de poder perder por um gol de diferença, já que havia derrotado o Vitória por 2 a 0 no jogo de ida.

    A equipe alvinegra foi derrotada, mas ficou com a inédita taça. Foi o primeiro título nacional de Neymar, que foi campeão da Libertadores do ano seguinte.

    "Foi uma chuvarada em Salvador, em um jogo muito disputado. Vitória era um time bom, o Santos tinha uma equipe poderosa com o Neymar e o Ganso despontando. Foi a minha última final de Copa do Brasil".

    "Nessas quatro decisões, não me lembro de ter cometido um erro crasso que tenha influenciado diretamente no resultado do jogo".

    327 visitas - Fonte: espn


    VEJA TAMBÉM
    - Evertton Araújo: Herói do Flamengo na partida e adorado pela torcida.
    - GOOOOOOOOOOOOOOL! FLAMENGO EMPATA NOS ÚLTIMOS MINUTOS!!
    - Flamengo contrata zagueiro brasileiro vindo do Académico de Viseu, de Portugal.



    Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

    Mais notícias do Flamengo

    Notícias de contratações do Flamengo
    Notícias mais lidas

    Comentários do Facebook -




    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Enviar Comentário

    Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

    Últimas notícias do Mengão

    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Ligga Arena -
    X
    Atletico Paranaense
    Flamengo

    Brasileiro

    Qui - 20:00 -
    2 X 1
    Flamengo
    Gremio