O futebol mexe com a paixão dos torcedores e movimenta milhões de apaixonados a cada rodada no Brasil. Por outro lado, também move o bolso dos brasileiros. E Flamengo e Palmeiras lideram os rankings das torcidas que mais gastam e realizam transações, respectivamente, no primeiro semestre em 2023.
Em estudo feito pelo Itaú Unibanco , em um levantamento da Análise do Comportamento de Consumo , o clube carioca é o primeiro colocado no ranking de valor total gasto no primeiro semestre de 2023, com 21% do total investido no Brasil.
Já em relação ao número de compras, quem lidera é a torcida do Palmeiras, com 23,5% das transações.
O levantamento levou em consideração as transações realizadas com cartões de crédito Itáu Unibanco e que tenha relação com os clubes - sócio torcedor, compras no estádio (ingresso ou consumo), compras em lojas e sites oficiais. Foram analisadas as 15 maiores torcidas do país.
Veja abaixo os rankings:
- Flamengo - 21,04%
- Palmeiras - 14,63%
- São Paulo - 10,48%
- Fluminense - 9,17%
- Corinthians - 8,73%
- Bahia - 7,14%
- Vasco - 5,52%
- Botafogo - 4,49%
- Grêmio - 4,21%
- Cruzeiro - 3,62%
- Fortaleza - 3,21%
- Atlético-MG - 2,45%
- Ceará - 2,34%
- Santos - 1,59%
- Internacional - 1,38%
- Palmeiras - 23,53%
- Flamengo - 16,31%
- São Paulo - 12,01%
- Bahia - 10,40%
- Corinthians - 9,56%
- Fluminense - 6,92%
- Vasco - 3,89%
- Grêmio - 3,81%
- Fortaleza - 2,96%
- Cruzeiro - 2,92%
- Botafogo - 2,63%
- Internacional - 1,99%
- Santos - 1,59%
- Ceará - 0,92%
- Atlético-MG - 0,56%
“O futebol é uma paixão nacional, e sabemos que o momento de um determinado time impacta na relação da torcida com o clube. É interessante analisar os movimentos que o consumo dos torcedores apresentam em cada time e estado. Optamos por delimitar o levantamento aos segmentos que temos certeza que estão relacionados aos times, mas sabemos que os campeonatos movimentam também outros setores, como transporte, alimentação, bebidas, entre outros. Mas os dados que analisamos nos trouxeram insights valiosos sobre o comportamento das torcidas, inclusive mostrando como varia a faixa etária mais engajada em algumas delas”, afirma Moisés Nascimento, diretor de Dados e Analytics do Itaú Unibanco.
Em comparação ao primeiro semestre de 2022, em 2023, o gasto dos torcedores relacionados aos seus clubes cresceu em 8% . Em relação à quantidade de transações, também houve um crescimento. Foi de 6% .
Em relação ao padrão de torcedores, a geração Y - ou ' Millenial ' -, que considera os nascidos entre 1982 e 1994, é a que mais transações faz, com 39% do total. A geração X (nascidos entre 1965 e 1981) tem 35% , babyboomers (nascidos entre 1945 e 1964) 15% , e a geração Z (nascidos entre 1995 e 2010) 10% .
Quem ganha mais também gasta mais com os seus clubes. Os torcedores que recebem 10 ou mais salários mínimos mensais são os responsáveis por 48% dos gastos e 41% das transações.
Os dias de jogos são um importante fator para o consumo. As compras nos próprios clubes lideram, com 20% do total. Os táxis e aplicativos de transporte vêm em seguida e representam 13% . A alimentação vem logo depois, com mercados, com 11% , fastfoods , com 7,5% , e restaurantes, com 6,5% . Apenas 2% dos torcedores não realizam nenhuma transação antes dos jogos.
“Essa análise mostra que não só os segmentos relacionados a ir ao estádio ou acompanhar o jogo pela TV são movimentados nos dias de jogos, mas confirma um movimento de compra de ingressos nos dias das partidas”, comenta o diretor de Dados e Analytics do Itaú.
431 visitas - Fonte: espn
VEJA TAMBÉM
- ADIÍLIO SERÁ HOMENAGEADO NO JOGO DAS ESTRELAS! Ídolo do Flamengo recebe tributo em grande estilo!
- NOVO 9 PRO MENGÃO! Flamengo estuda contratação de atacante do Shakhtar Donetsk
- VENDAS ABERTAS! Flamengo abre venda de ingressos para amistoso contra o São Paulo nos EUA
Comentários do Facebook -