As muitas funções táticas de Gerson no Flamengo de Tite

25/10/2023 12:46

As muitas funções táticas de Gerson no Flamengo de Tite

As muitas funções táticas de Gerson no Flamengo de Tite

O Flamengo enfrenta o Grêmio, às 21h30 (de Brasília) desta quarta-feira, na Arena, em Porto Alegre, pela 29º rodada do Campeonato Brasileiro , para reforçar aquela que vem sendo a tônica da Era Tite no clube: um time organizado, seguro defensivamente e com uma grande carta na manga: Gerson.

O meia fez a diferença nos jogos contra Cruzeiro e Vasco. Fez gol, mudou de posição e ajudou o time a ser mais criativo no ataque. Um leque de papéis que comprovam a versatilidade do meia, contratação de impacto no ano, mas que não jogou bem com Vítor Pereira e teve poucas chances com Sampaoli.

Comemoração do gol de Gerson em Flamengo x Vasco, pelo Brasileirão — Foto: André Durão

Comemoração do gol de Gerson em Flamengo x Vasco, pelo Brasileirão — Foto: André Durão

+ "Extremamente moderno", Gerson quebra recorde pessoal e lidera estatísticas do Flamengo + Grêmio x Flamengo: onde assistir ao vivo, horário e escalações + Flamengo avança em negociação por renovação com Gabigol até 2028

O renascer com o ex-treinador da seleção brasileira também envolve um recorde pessoal: Gerson chegou a seis gols em 2023, um a mais do que no ano de sua estreia pelo time profissional do Fluminense, em 2015.

Tudo em ao menos três papéis no esboço de Tite para ao time.

COMO MEIA CENTRAL NO 4-2-3-1

No duelo contra o Cruzeiro, Tite montou o Flamengo num 4-2-3-1, com uma linha de meias formada por Bruno Henrique, Gérson e Éverton Ribeiro atrás de Pedro. O Coringa teve a função de meia central e jogou mais próximo da área, com a intenção de entrar nos espaços vazios e receber as bolas vindas de Ribeiro, que voltou ao time na função de "falso ponta".

Não deu certo. O Flamengo fazia um jogo pouco criativo e muito dependente da movimentação de Ribeiro pela direita. Gerson não conseguiu encontrar espaço em campo para jogar e ficou preso na marcação dos volantes do Cruzeiro: não conseguia receber a bola, nem chegar na área de surpresa.

Gerson como meia central: encaixotado na marcação — Foto: Reprodução

Gerson como meia central: encaixotado na marcação — Foto: Reprodução

COMO MEIA PELA DIREITA NO 4-2-3-1

Foi a vez de Tite agir. Ao final do primeiro tempo, o treinador trouxe Éverton Ribeiro para o centro e posicionou Gerson como meia aberto pela direita, função em que jogou com Sampaoli na França. Deu certo. Longe da marcação dos volantes, o Coringa encontrou espaço para jogar e movimentação ao seu redor, com Ribeiro encostando para triangular e Wesley ultrapassando.

Foi exatamente assim que nasceu o lance do pênalti no segundo gol.

Gerson encontrou espaços como meia pela direita — Foto: Reprodução

Gerson encontrou espaços como meia pela direita — Foto: Reprodução

O novo treinador rubro-negro explicou a mudança citando a necessidade de reter mais a bola pela esquerda e aumentar a movimentação com dois articuladores mudando de posição no outro lado. Equilíbrio.

Eu dei sequência a esse trabalho em cima de dois articuladores. Como no lado esquerdo, a gente precisava de um jogador um pouco mais físico e de retenção e depois uma flutuação do Everton Ribeiro, a gente fez a troca.
— Tite, após o duelo contra o Cruzeiro

Melhores Momentos | Cruzeiro 0x2 Flamengo

Motivado pelo bom desempenho em Minas, Tite não titubeou ao manter o Coringa como meia pela direita no 4-2-3-1 do Flamengo, que teve a volta de Arrascaeta contra o Vasco e Bruno Henrique na ponta esquerda.

Tinha tudo para dar certo, mas o jogo mostrou um contexto diferente. Gerson não conseguia acionar os colegas como no jogo anterior pela marcação dura e dobrada que o adversário fez. Será que Ramón Díaz observou o mesmo que Tite? Fato é que o meia ficou preso no lado, sem acionar a passagem de Wesley e dependente do apoio de Thiago Maia para criar uma combinação pelo setor.

Gerson de meia direita contra o Vasco: marcado — Foto: Reprodução

Gerson de meia direita contra o Vasco: marcado — Foto: Reprodução

COMO MEIA PELA ESQUERDA NO 4-2-3-1

Hora de Tite novamente entrar em ação. Aos 28 minutos da etapa final, Luiz Araújo substituiu Bruno Henrique e entrou pelo lado direito. Gerson foi deslocado para a esquerda. A melhora foi imediata. Os espaços que antes não apareciam estavam lá, e os companheiros se apresentavam mais para o jogo: Ayrton Lucas, Maia e Gabigol.

Gerson como meia esquerda: encontrou Maia e Gabigol — Foto: Reprodução

Gerson como meia esquerda: encontrou Maia e Gabigol — Foto: Reprodução

Os três criaram a jogada do gol que decidiu o jogo: Gerson tocando no vazio para Thiago Maia, que aciona Gabigol, finaliza e vê a bola sobrar justamente com o Coringa, que entra de surpresa na área.

O duelo contra o Vasco é um exemplo das muitas funções que o meia faz. Gerson foi recuado para a posição de volante por Jorge Jesus no Flamengo, mantido assim por Rogério Ceni e depois devolvido à meia por Sampaoli na França. Tite parece ter visto todas essas posições ao elogiar o jogador.

O Gerson trabalhou em diferentes setores. E ele tem um domínio de posições e funções quando foi para a França. Jogou na meia-esquerda, como segundo atacante, por vezes do lado. Pelo lado direito jogou com o Rogério Ceni e o Jorge Jesus vindo de fora para dentro. Ele traz característica de retenção na frente e de jogo apoiado. Depois ele chega (para definir), como aconteceu. Então é um jogador moderno e versátil. Trabalha como segundo meio-campista quando você tem um jogador que você pode soltar mais. A gente solta o Wesley. É um jogador extremamente moderno e com muita qualidade.

Contra o Grêmio, o "Joker Rubro Negro" terá uma nova chance de mostrar sua versatilidade. O provável time terá ele junto de Arrascaeta e Everton Cebolinha atrás de Pedro no 4-2-3-1 de Tite.

Resta saber onde. Pelo centro? Nos lados? Como volante? Ou um pouco de tudo?

+ ?Clique aqui para seguir o novo canal ge Flamengo no WhatsApp

+ Leia mais notícias do Flamengo

?? Ouça o podcast ge Flamengo ??

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

50 vídeos

684 visitas - Fonte: ge


VEJA TAMBÉM
- TITULAR! Dorival Júnior opta para que jogador do Flamengo atue entre os 11 iniciais contra o Chile
- Flamengo lidera público em 2024; Bahia no G4: confira ranking completo
- Gabigol aumenta importância no time com Filipe Luis e renovação se mostra possível



Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade

Brasileiro

Qui - 20:00 - -
X
Flamengo
Fluminense

Brasileiro

Sáb - 19:00 - Arena Fonte Nova
0 X 2
Bahia
Flamengo