Tem espaço? Saiba como De la Cruz pode encaixar no meio-campo do Flamengo

19/11/2023 08:33

Tem espaço? Saiba como De la Cruz pode encaixar no meio-campo do Flamengo

Tem espaço? Saiba como De la Cruz pode encaixar no meio-campo do Flamengo

O meia Nicolás De La Cruz segue na mira do Flamengo para 2024. A possibilidade de contar com o atleta na próxima temporada empolga a torcida do Rubro-Negro, que sonha em ver o atleta formando uma dupla de meias junto de Arrascaeta. O encaixe entre esses jogadores, no entanto, não é dos mais simples.

?? Tudo sobre o Mengão agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Flamengo

A começar pelo modelo de jogo empregado por Tite em seu início de trabalho. Como era esperado, o técnico aplicou um ataque posicional no Flamengo, assim como fez na Seleção Brasileira entre 2018 e 2022. A formação utilizada para isso é o 3-2-5, utilizando um lateral como "terceiro zagueiro" na saída de bola, e abrindo o campo com dois pontas velozes e dribladores.

Embora De La Cruz atue pelos dois lados do campo, o jogador não tem na velocidade a sua principal característica, ao contrário de Everton Cebolinha e Luiz Araújo. Ambos ganharam mais espaço com a chegada de Tite, que gosta de jogadores com estas características nas beiradas do campo.

Em tese, o Flamengo é escalado no 4-3-3 (Foto: Reprodução)

Na prática, o time de Tite ataca no sistema 3-2-5 (Foto: Reprodução)

Vale lembrar que o técnico já utilizou, no decorrer de sua carreira, meias na função de ponta. Um dos exemplos mais bem sucedidos talvez seja Jadson, no Corinthians, em 2015. Caso o treinador tente um ajuste para acomodar De La Cruz de forma semelhante, como um "ponta-armador" que deixa o corredor para atuar no meio, Tite deve liberar o lateral do mesmo lado para compensar o movimento do uruguaio e abrir o campo.

Com De La Cruz como "ponta-armador" do Flamengo, o lateral do lado do seu lado precisaria subir ao ataque para "alargar" o campo (Foto: Reprodução)

Caso Tite queira usar De La Cruz por dentro sem tirar Arrascaeta do time, o técnico precisaria adaptar o possível reforço à posição de volante. Atualmente, Gerson e Pulgar atuam na posição, mas Thiago Maia também já recebeu oportunidade e disputa vaga no setor.

Nessa formação, De La Cruz seria mais articulador do que finalizador. Em alguns momentos, o jogador teria liberdade para invadir a área, mas a prioridade seria ajudar na saída de bola, como faz a dupla atual de volantes. Caso contrário, o Flamengo ficaria em inferioridade numérica durante a construção dos seus ataques, sob o risco de perder a bola próximo ao próprio gol.

Outra possibilidade, mais provável que a anterior, é que De La Cruz dispute posição com Arrascaeta. Não exatamente como um substituto, mas como outra opção para o time. Isso porque o jogador do River Plate tem mais características de atacante do que o camisa 14 do Flamengo, que cadencia mais o jogo quando necessário.

De La Cruz tem contrato válido com o River Plate até dezembro de 2025, e uma multa rescisória de 16 milhões de dólares (R$ 78 milhões na cotação atual). A reportagem apurou que o Flamengo cogita o pagamento à vista deste valor .

761 visitas - Fonte: lance


VEJA TAMBÉM
- Flamengo descobre informantes em festa que resultou na punição de Gabigol
- Indiferença do elenco e fim de ciclo: Bastidores da punição a Gabigol no Flamengo
- Desconfiança em relação a Gabigol cresce no Flamengo, afastando a possibilidade de sua permanência



Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Caraca,cada maluco que entra aqui!!

Jd.x Flamengo

Zixnxtsvxjxmxkcmx

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade

Brasileiro

Sb - 21:00 - -
X
Vasco Da Gama
Flamengo

Libertadores

Qua - 21:30 -
4 X 0
Flamengo
Bolívar