Landim defende Flamengo virando SAF e cita modelo ideal para clube construir estádio sem se endividar

28/11/2023 21:56

Landim defende Flamengo virando SAF e cita modelo ideal para clube construir estádio sem se endividar

Landim defende Flamengo virando SAF e cita modelo ideal para clube construir estádio sem se endividar
  • ESPN.com.br
  • 28 de nov, 2023, 21:35
  • Email
  • Além de aprovar a criação de uma camisa popular para a próxima temporada, a reunião no Conselho Deliberativo do Flamengo teve o presidente Rodolfo Landim discursando sobre SAF, em áudio vazado pelo site Mundo Rubro-Negro. O mandatário, inclusive, chegou a citar que o modelo é a saída para financiar o próprio estádio.

    Durante a reunião, os conselheiros questionaram Landim sobre o risco de um endividamento por conta da construção de uma nova casa rubro-negra, desejo da atual diretoria e que tem a região do Gasômetro, na zona portuária do Rio de Janeiro, como local preferido dos cartolas. Em resposta, o presidente do Flamengo explicou a melhor forma que enxerga para que o clube tenha sucesso com essa medida.

    Inclusive, Landim destacou a trajetória pessoal ao dizer que 'ganhou dinheiro fazendo isso'. O presidente do Flamengo, que foi um empresário bem-sucedido no ramo do petróleo, defende que o modelo para 'pagar o estádio' é captando recurso de acordo com o valor de mercado do clube e não apenas vendendo título de sócio-proprietário. Segundo ele, escolhendo esse processo, a construção não traria riscos ao Flamengo.

    "Você pode acreditar ou não, mas é uma discussão que eu acho que no futuro poderemos vir a ter com todos os sócios, e a decisão não vai ser minha, não vai ser sua, nós vamos ser dois votos, nós vamos ter todo o Flamengo para poder votar isso e decidir se ele entender que vale a pena. O Flamengo não é nem meu, nem seu. O Flamengo é de todos nós que somos sócios proprietários do clube", disse Landim.

    "Você tem que escolher o que você faz. Se você quer ter um estádio e não quer se endividar, você tem que chamar capital. E nada melhor do que chamar capital para o Flamengo no momento, mas não vendendo título a 15 mil reais, e sim captando recurso abrindo share de 500 mil reais por cada valor do título. É só isso que eu quero dizer. A forma de crescer patrimônio não é vender título por 15 mil ou 20 mil reais. É emitindo ações para diluir os sócios, mas mantendo o controle dos sócios, mas por um valor muito maior", completou.

    Outro ponto abordado sobre uma SAF foi sobre o poder que o clube tem a partir do momento que faz uma venda. Por conta disso, Landim voltou a reforçar o modelo que enxerga como ideal para evitar que o clube perca a força de controlar o futebol. Na declaração, o presidente do Flamengo ainda citou os times brasileiros como Botafogo, Cruzeiro e Vasco onde diz que esses clubes 'não têm voz nenhuma' no futebol.

    "Eu acho que a gente pode fazer uma venda primária, só dilui a gente e entra mais capital, a gente poderia levantar todo o recurso necessário para a construção de um estádio sem nós perdermos valor nenhum. De mando, de governança dentro da SAF futebol, zero. Ele (o investidor) não vai poder fazer a bobagem, sabe por quê? Porque quem vai estar apontando quem vai ser o gestor da SAF vamos ser nós, não vai ser o presidente (do investidor). Vamos ser nós, a gente pode tirar ele a qualquer momento".

    Para finalizar, Landim fez questão de tranquilizar os conselheiros receosos de perderem o poder que têm atualmente no modelo do clube.

    "Se você amanhã faz uma empresa Flamengo e dá para cada sócio proprietário uma ação de uma empresa chamada SAF, ele continua sendo sócio do clube, frequentando o clube. Ele vai continuar tendo o poder de definir isso que a gente estava definindo aqui, a cor da camisa, porque quem vai mandar no clube, ao contrário do que existe nos outros clubes, é o Flamengo", finalizou.

    Próximos jogos do Flamengo:

  • Atlético-MG (C) - 29/11, 20h (de Brasília) - Brasileirão

  • Cuiabá (C) - 03/12, 16h (de Brasília) - Brasileirão

  • São Paulo (F) - 06/12, 21h30 (de Brasília) - Brasileirão

  • 228 visitas - Fonte: espn


    VEJA TAMBÉM
    - VAI PRO CORINTHIANS? Timão insiste em Gabigol
    - Flamengo planeja atingir R 1 bilhão em vendas de jogadores da base.
    - Flamengo negocia em São Paulo por Léo Ortiz.




    Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

    Mais notícias do Flamengo

    Notícias de contratações do Flamengo
    Notícias mais lidas

    Comentários do Facebook -




    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Enviar Comentário

    Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

    Últimas notícias do Mengão

    publicidade
    publicidade
    publicidade
    publicidade

    Carioca

    Sb - 16:00 - -
    X
    Flamengo
    Madureira

    Carioca

    Dom - 16:00 -
    2 X 0
    Flamengo
    Fluminense