Estrutura ideal se consolida no Flamengo com a volta de De La Cruz

28/2/2024 13:59

Estrutura ideal se consolida no Flamengo com a volta de De La Cruz

Nova formação com De La Cruz impulsiona Flamengo rumo ao sucesso no comando de Tite.

Estrutura ideal se consolida no Flamengo com a volta de De La Cruz

Foto: Esporte News Mundo Desde a chegada de Tite ao Flamengo, houvem dúvidas e testes em relação ao esquema tático da equipe. Já foram testadas diferentes formas de jogar, com dois meias, com dois pontas ou com os dois, porém com a chegada de De La Cruz, o time vive sua melhor fase.

Na temporada 2024 o Flamengo de Tite tem 8 jogos e 7 vitórias e tem se destacado pelo equilíbrio, com 19 gols feitos e nenhum sofrido. Entretanto, ainda existiam dúvidas em relação ao encaixe dos três meias: Arrascaeta, Gerson e De La Cruz.

Com Gerson afastado, devido à um problema no rim, Tite foi obrigado à recuar De La Cruz para a posição de segundo-volante. Essa alteração acabou 'acomodando' Luiz Araújo na ponta-direita e espelhando um sistema de jogo semelhante à seleção brasileira comandada por Tite.

Foto: Esporte News Mundo

Com Everton Cebolinha sendo um dos destaques do Flamengo desde o fim do ano passado e Luiz Araújo em boa fase, Tite pode ter encontrado a formação ideal. Já que Gerson deve ficar fora de combate por pelo menos um mês, a expectativa é de continuidade do time que atuou contra o Fluminense.

O 4-2-3-1 é a formação base deste novo Flamengo, com Arrascaeta centralizado e De La Cruz ao lado de Pulgar, mais recuados. Entretanto, esse esquema se altera de acordo com a dinâmica de jogo.

Foto: Esporte News Mundo

Quando a equipe tem a bola, De La Cruz 'dá um passo à frente' e para arrumar o jogo ao lado de Arrascaeta. Com isso, os laterais se aproximam mais de Pulgar para serem 'falsos-volantes', assim como Filipe Luís fazia.

Foto: Esporte News Mundo

Assim como acontecia na seleção brasileira, os lados do campo são todos responsabilidade dos pontas, que têm espaço para driblar e criar jogadas. Um dos motivos dos laterais jogarem ao lado do volante é para que o defensor do outro time não recue tanto, evitando o acúmulo de jogadores nos lados do campo.

Foto: Esporte News Mundo

No momento defensivo, a primeira reação do Flamengo tem sido tentar recuperar a bola rapidamente. Com isso, cada jogador cobre um setor e pressiona o adversário que está com a bola, evitando ao máximo as opções de passe.

Quando o Flamengo perde a bola e não consegue recuperar rapidamente, o time recua, formando uma linha de quatro jogadores no meio-campo. Everton Cebolinha e Luiz Araújo recuam para auxiliar De La Cruz e Pulgar.

237 visitas - Fonte: -


VEJA TAMBÉM
- 8 MUDANÇAS! Flamengo encara o Bolívar com time mexido pela Libertadores 2024
- Ingressos para Amazonas x Flamengo geram descontentamento entre torcedores
- Diretoria compartilha responsabilidade com Tite no planejamento do Flamengo para Libertadores.




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu