Na noite desta quarta-feira, mais um clube garantiu vaga no Mundial de Clubes de 2025. Graças à eliminação do RB Leipzig da Liga dos Campeões, o Borussia Dortmund se classificou ao torneio, que terá a participação confirmada de três clubes do futebol brasileiro: Flamengo, Palmeiras e Fluminense. O Borussia é o 20º time a garantir vaga no Mundial de Clubes, que terá um novo formato a partir do ano que vem.
A nova competição terá 32 equipes e acontecerá nos Estados Unidos entre junho e julho de 2025. O time alemão conseguiu a classificação por meio da pontuação que possui no ranking criado pela Fifa. Com a eliminação para o Real Madrid, o Leipzig não consegue mais alcançar a pontuação do Borussia Dortmund no ranking, que leva em consideração o desempenho das equipes na principal competição de cada continente entre os anos de 2021 e 2024.
Como o Bayern de Munique já está classificado, as duas vagas cedidas para clubes alemães foram preenchidas. Os clubes brasileiros já garantidos são Palmeiras, Flamengo e Fluminense. Cada país tem direito a apenas dois representantes, mas os três conquistaram a classificação por terem sido os últimos a levantarem a CONMEBOL Libertadores nos últimos anos (2021, 2022 e 2023). Caso um time nacional que não faça parte do trio venha a ser campeão do torneio novamente, o Brasil poderia ter, por exemplo, quatro representantes no Mundial.
Já os campeões das últimas três edições da Liga dos Campeões – Manchester City, Real Madrid e Chelsea – foram mais clubes a se classificarem para o Mundial de 2025. Outros cinco times, por sua vez, garantiram um lugar através do ranking da entidade: Bayern de Munique, Paris Saint-Germain, Inter de Milão, Porto e Benfica. Dessa forma, o vencedor da atual edição da Liga dos Campeões também entrará diretamente na competição organizada pela Fifa.
Comentários do Facebook -