Desafio para o Flamengo: Altitude, solidez e preparação são testados no futebol.

2/4/2024 04:35

Desafio para o Flamengo: Altitude, solidez e preparação são testados no futebol.

Desafios da altitude na Libertadores: Flamengo busca superar histórico desfavorável em estreia contra Millonarios.

Desafio para o Flamengo: Altitude, solidez e preparação são testados no futebol.

A solidez do Flamengo em 2024 começará a ser colocada à prova na Libertadores. A estreia diante do Millonarios, da Colômbia, já apresenta ao time um fator que foi pedra no sapato nos últimos anos: a altitude. Com histórico desfavorável, o rubro-negro conta com a logística da comissão e a boa fase para sair com um bom resultado de Bogotá. O que aconteceu A cidade colombiana está 2.625 metros acima do nível do mar. Em lugares acima dos 2.000 metros, o Flamengo perdeu sete vezes, ganhou quatro e empatou três considerando jogos oficiais. A estreia na fase de grupos de 2023 também foi no alto e não traz boas lembranças . Diante do Aucas, que disputava pela primeira vez o torneio, o Flamengo de Vítor Pereira levou a virada por 2 a 1 em Quito, no Equador. Mesmo o time estrelado montado desde 2019 não melhorou o cenário. Foram sete jogos na altitude desde então com quatro derrotas, um empate e duas vitórias. Seis dessas partidas aconteceram em Quito (2.850 metros) e uma em Oruro (3.625 m), na Bolívia.

Créditos da imagem

O Flamengo agora desafia os bons números no ano para estrear bem. Invicta e sem sofrer gols no Carioca com Tite, a equipe começou a preparação diferente ainda na Data Fifa. Com a sequência de viagens e jogos importantes pela frente, a comissão focou na parte física e também pode poupar atletas desgastados.

O Flamengo se preocupou imediatamente com o planejamento das viagens. Consultando a diretoria e principalmente a comissão técnica, o clube montou duas logísticas diferentes para estar em Bogotá primeiro e em La Paz depois. Jogar na altitude é um problema para todos os clubes brasileiros. Historicamente é um problema. E a logística muito complicada também é um problema, né? Então basta ver ali quem acabou pegando altitudes mais baixas ou no nível do mar, seria melhor. Mas não dá para escolher, vamos jogar onde a gente tiver que jogar. Temos que jogar bem e pronto. - Rodolfo Landim, presidente do Flamengo

As ideias são distintas para cada altitude. Na Colômbia, o elenco chegou na noite de domingo e fez um treino na segunda-feira para se adaptar à velocidade da bola. Na Bolívia a delegação chegará ao local do jogo apenas algumas horas antes do confronto para minimizar os efeitos, mesma coisa feita em 2019 na ida para Oruro.

O Flamengo precisou aprender algumas lições nas derrotas e tenta ter um melhor desempenho desta vez. Diversos jogadores do atual elenco estiveram nessas partidas. O segundo tempo é onde o Flamengo mais costuma sofrer na altitude. Onze dos 14 gols sofridos desde 2019 aconteceram na etapa final. A atenção para o "erro zero" também é fator fundamental. Foram diversos gols a partir de erros individuais ou de marcação, além da dificuldade de matar o jogo quando necessário. A bola aérea é uma preocupação. Um dos movimentos treinados pela atual comissão já foi dor de cabeça. No último triunfo na altitude, em 2021, contra a LDU, o Flamengo sofreu dois gols pelo alto, mas Gabigol garantiu a vitória suada no fim de pênalti.

Créditos da imagem

214 visitas - Fonte: -


VEJA TAMBÉM
- 8 MUDANÇAS! Flamengo encara o Bolívar com time mexido pela Libertadores 2024
- Ingressos para Amazonas x Flamengo geram descontentamento entre torcedores
- Diretoria compartilha responsabilidade com Tite no planejamento do Flamengo para Libertadores.




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu