Gabigol suspenso: estratégias cruciais para retorno ao Flamengo em destaque.

2/4/2024 13:56

Gabigol suspenso: estratégias cruciais para retorno ao Flamengo em destaque.

Gabigol busca efeito suspensivo da punição por doping com apoio do Flamengo. Expectativa de retorno em abril.

Gabigol suspenso: estratégias cruciais para retorno ao Flamengo em destaque.

Gabigol, com o apoio do Flamengo, buscará efeito suspensivo da punição de dois anos afastado por tentativa de fraude em um exame antidoping na Corte Arbitral do Esporte (CAS). Ainda não há data para a avaliação do caso, mas a expectativa é por um retorno ainda neste mês, no meio de abril.

E duas versões serão decisivas para a reversão ou não do gancho. Como já revelou a ESPN, a defesa vai se pautar em possíveis contradições nos depoimentos de agentes no julgamento do TJD-AD (Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem), com apoio, inclusive, de imagens internas do CT do Flamengo no dia do exame, 8 de abril de 2023.

A ABCD (Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem), por outro lado, como responsável pelo teste, afirma que Gabigol deixou de cumprir procedimentos cruciais para o exame ser válido, o que fez com que os agentes não pudessem garantir a integridade da amostra, ou seja, que a urina era de fato dele.

É esse o principal motivo que o fez ser punido por tentativa de fraude ao teste antidopagem, independentemente do resultado final negativo. A versão da ABCD é que, quando os agentes chegaram para os testes, todos os atletas que também seriam testados se colocaram à disposição para a coleta, como determina o procedimento.

Gabigol foi o único que disse que primeiro faria seu treino, o que ainda não configura uma irregularidade. Nessa questão, há uma possível contradição que a defesa de Gabigol pretende explorar. Porque, em depoimento, um dos agentes teria afirmado que os profissionais chegaram antes do atleta, o que seria desmentido pelo circuito interno do Ninho do Urubu – na versão do Flamengo, o atacante chega às 8h, e os oficiais perto de 9h.

Pelos procedimentos técnicos internacionais, não chega a ser um problema Gabigol treinar antes do teste. A única questão é que, pelo tipo de análise que seria realizado, seria necessário esperar um intervalo de duas horas para a coleta de sangue. E é nesse período que acontecem os descumprimentos do atacante.

Uma fonte ouvida pela reportagem afirma que foram vários os procedimentos não observados por Gabigol, o que fez com que os agentes não tivessem como afirmar, ao fim do processo, que a urina estivesse nas condições exigidas. Isso invalida o teste – por isso, o resultado negativo do teste pouco importou no julgamento – e motiva a denúncia por tentativa de fraude – e posterior suspensão.

Em relação a esse ponto, a defesa também quer demonstrar uma possível contradição na versão apresentada pelos agentes ouvidos. Isso porque, segundo fontes presentes ao julgamento, um oficial da ABCD teria informado que viu a urina saindo da uretra de Gabigol no momento da coleta.

Com esse ponto, os representantes do atleta entendem que há uma jurisprudência do CAS que favoreceria a argumentação. Em casos passados, a corte puniu por fraude casos de mistura de urina com água, por exemplo, não por mau comportamento, como seria o caso de Gabigol.

É que também internamente o Flamengo reconhece que o estilo de Gabigol, de não tratar a coleta como prioridade, irritou os profissionais. O que não impede, porém, que o clube questione os termos da denúncia, principalmente com os horários e contradições nos depoimentos.

Já a ABCD contrapõe essa visão, garantindo o preparo de seus agentes para lidar até com esse tipo de comportamento, que não é exclusividade do atacante.

A defesa de Gabigol tem pressa para levar ao CAS o pedido de efeito suspensivo – deve acontecer nesta semana –, pois entende que esse é o único movimento capaz de fazer o atacante voltar a jogar ainda sob o contrato atual com o Flamengo, que se encerra em dezembro.

Isso porque o julgamento do recurso em si não deve acontecer antes do fim da temporada 2024. Na CAS, é difícil prever o rigor da avaliação do caso de Gabigol com base em decisões passadas, já que se trata de um painel com vários juízes.

Depende, portanto, quem votará nessa questão. Fato é que, enquanto suspenso, Gabigol está impedido de treinar no Flamengo ou mesmo frequentar as instalações do clube. Seu gancho conta a partir da data do exame, ou seja, abril de 2023, indo até o mesmo mês de 2025.

227 visitas - Fonte: -


VEJA TAMBÉM
- 8 MUDANÇAS! Flamengo encara o Bolívar com time mexido pela Libertadores 2024
- Ingressos para Amazonas x Flamengo geram descontentamento entre torcedores
- Diretoria compartilha responsabilidade com Tite no planejamento do Flamengo para Libertadores.




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu