Análise técnica e tática do Flamengo no Brasileirão 2024

10/4/2024 22:32

Análise técnica e tática do Flamengo no Brasileirão 2024

Flamengo sob comando de Tite: favoritismo e eficiência em 2024.

Análise técnica e tática do Flamengo no Brasileirão 2024

O casamento entre Flamengo e Tite, iniciado na reta final do último Brasileirão, gera altas expectativas desde que foi consumado. E o início em 2024 tem mostrado que o sentimento é totalmente justificável. O time entra na Série A como principal favorito ao título. Encontrar problemas em uma equipe que marca quase dois gols de média por partida e quase não foi vazada é uma tarefa quase impossível. O título carioca invicto e o início na Libertadores são os primeiros exemplos dos frutos colhidos na preparação.

O plantel está mais enxuto e equilibrado em relação às últimas temporadas. Se Everton Ribeiro saiu, De la Cruz se adaptou rapidamente ao clube e é titular incontestável do meio-campo. Filipe Luís se aposentou. Thiago Maia, Pablo, Matheuzinho e Rodrigo Caio integraram a ‘’barca da renovação’’. Igor Jesus ganhou espaço como reserva de Pulgar. Léo Ortiz chegou para disputar posição na zaga, e Varela cresceu muito de nível com a sequência como titular. Luiz Araújo é mais uma peça que chegou em 2023 e desabrochou de maneira regular em 2024.

Arrascaeta e Viña comemoram gol do Flamengo
Crédito: Divulgação / Flamengo

A melhora desses jogadores tem muito a ver com a organização coletiva implementada por Tite e sua comissão técnica. Com mais tempo de treinamento em relação ao final do ano passado, o crescimento defensivo impressiona. O Rubro-Negro não deixa de buscar a bola e empurrar o adversário para trás em quase todos os minutos do jogo, mas o trabalho sem ela tem beirado a perfeição. Não que vá fazer isso o jogo inteiro, mas a marcação adiantada é a prioridade.

Tite em treino do Flamengo no CT da Federação Colombiana
Crédito: Marcelo Cortes/Flamengo

Pedro e Arrascaeta dão o primeiro combate, sempre induzindo o passe para a lateral, local em que a pressão se intensifica com Luiz Araújo ou Everton Cebolinha. Pulgar e De la Cruz oferecem suporte logo atrás, ‘’saltando’’ a pressão caso o adversário supere a primeira linha de marcação.

O time-base do Flamengo neste início de Brasileirão
Crédito: Rodrigo Coutinho

Com mais tempo de treinamento em relação ao final do ano passado, o crescimento defensivo impressiona. O Rubro-Negro não deixa de buscar a bola e empurrar o adversário para trás em quase todos os minutos do jogo, mas o trabalho sem ela tem beirado a perfeição. Não que vá fazer isso o jogo inteiro, mas a marcação adiantada é a prioridade.

Estrutura posicional da equipe em fase ofensiva. Muitas vezes um 2-3-5 é formado
Crédito: Rodrigo Coutinho

Como não existe time perfeito e o estágio de meses de trabalho de Tite impede que se aproxime de tal nível, o Flamengo pode melhorar em um cenário específico. Diante de adversários que se fecham bem, a equipe tem encontrado dificuldades de gerar as interações perto da área.

Posicionamento do Flamengo nas marcações executadas no campo de ataque
Crédito: Rodrigo Coutinho

220 visitas - Fonte: -


VEJA TAMBÉM
- Novos Investidores e Modelo Europeu impulsionam SAF do Flamengo, revela Landim.
- Gabigol protagoniza desafio ousado para Tite diante de queda do Flamengo.
- Lorran impressiona Tite aos 17 anos e se destaca como titular no Flamengo




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu