Flamengo detona estratégia contra altitude e evita impactos do "mal agudo da montanha

23/4/2024 11:12

Flamengo detona estratégia contra altitude e evita impactos do "mal agudo da montanha

Flamengo detona estratégia contra altitude e evita impactos do mal agudo da montanha

Mais uma vez a altitude é uma preocupação para o Flamengo na Libertadores e o time traça estratégias para tentar atenuar as dificuldades. Na quarta-feira, o Rubro-Negro subirá os cerca de 3.600m para chegar a La Paz, onde vai enfrentar o Bolívar pela Taça Libertadores, às 21h30. Em entrevista coletiva neste domingo, o preparador físico Fabio Mahseradjian revelou que a delegação chegará ao estádio Hernando Siles perto do horário do jogo e esclareceu por quê: - A nossa estratégia de chegar na hora do jogo é para você evitar o que nós chamamos de mal agudo da montanha. Quando você põe o pé nessa alta altitude na hora você começa a ficar ofegante, a hiperventilar. Você não percebe que você começa a hiperventilar. Com o tempo passando, os efeitos dessa exposição começam a vir. Quais são? Uma dor de cabeça intensa, náusea, ânsia de vômito. É por isso que nós optamos por chegar próximo. - Quanto mais você sobe, menor é a densidade do ar. E aí você afeta a captação de oxigênio o seu alvéolo pulmonar, porque a pressão parcial de oxigênio cai - completou.

Na noite que definiu o sorteio dos grupos da Libertadores, o preparador passou a projetar o duelo em La Paz. Segundo ele, a maneira ideal de se adaptar consiste na viagem 15 dias antes para o local da partida. O que não é possível em razão do agenda do futebol. Assim, a delegação do Flamengo viajará para a Bolívia na terça-feira e ficará hospedada em Santa Cruz de la Sierra, a 400 metros acima do nível do mar. Somente no dia do jogo será feita a viagem para La Paz. - Isso não vai aumentar a performance. A performance da equipe já vai estar comprometida. O desafio é recuperar esses atletas e tentar, pelo próprio histórico desses atletas, saber quem sente mais ou menos atuando nessas altas altitudes, como é La Paz a 3.600 metros - completou. Fabio Mahseradjian e Tite têm ampla vivência no terreno, seja pelo período que passaram no Corinthians ou mais recentemente na Seleção Brasileira . A última vez que foram a La Paz foi em 29 de março de 2022, para jogo contra a Bolívia pelas eliminatórias da Copa do Mundo do Catar. A estratégia deu certo e o Brasil venceu por 4 a 0.

arrascaeta, flamengo, millonarios, libertadores — Foto: REUTERS/Luisa Gonzalez
REUTERS/Luisa Gonzalez

O Flamengo teve outra experiência na altitude nesta Libertadores, contra o Millonarios, em Bogotá, a 2.600m de altura . A estratégia foi diferente, uma vez que as reações negativas são menores. A delegação chegou antes ao local do jogo e treinou para se adaptar. O jogo terminou em empate em 1 a 1. A terceira rodada se inicia com o Bolívar na liderança do Grupo E, com seis pontos somados e 100% de aproveitamento. A equipe rubro-negra é a segunda colocada, com quatro pontos e uma vitória lhe garante a primeira colocação. ??? Leia mais notícias do Flamengo Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

255 visitas - Fonte: -


VEJA TAMBÉM
- REFORÇO IMPORTANTE! Flamengo contará com reforço em próximo jogo da Copa do Brasil
- ABORRECIDO! Gabigol demonstra chateação após punições no Flamengo
- CRÍTICAS À GABIGOL! Torcedores do Flamengo protestam em partida da NBB



Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade

Brasileiro

Sb - 21:00 - -
X
Vasco Da Gama
Flamengo

Libertadores

Qua - 21:30 -
4 X 0
Flamengo
Bolívar