Traços falcêmicos: o que tirou Allan de Bolívar x Flamengo

24/4/2024 12:14

Traços falcêmicos: o que tirou Allan de Bolívar x Flamengo

Traços falcêmicos: o que tirou Allan de Bolívar x Flamengo

Allan recuperou o seu futebol no Flamengo e foi titular nos últimos dois jogos, mas não vai fazer a trinca nesta quarta-feira porque foi vetado pelo departamento médico da partida contra o Bolívar, às 21h30 (de Brasília) no estádio Hernando Siles em La Paz, na Bolívia. Só que o volante não está machucado e ficou fora da lista de relacionado por um motivo incomum informado pelo clube: traços falcêmicos. Para explicar o que é isso, o ge conversou com a Dra. Flávia Magalhães, que já trabalhou no Atlético-MG, América-MG e na seleção brasileira feminina e é pós-graduada em Fisioterapia Traumato-ortopédica e Fisiologia do Exercício. Segundo a médica, a condição de Allan não é uma doença e tampouco impede a prática de atividade física, mas requer um cuidado em ar rarefeito porque há menor quantidade de oxigênio transportado no sangue do que uma pessoa normal: - A anemia falciforme é uma doença genética que se caracteriza por apresentar alterações das hemoglobinas, que possuem a função de transportar o oxigênio em todo o nosso organismo. Já o traço falcêmico é quando o indivíduo tem uma proporção de hemoglobinas normais e um percentual menor de falciformes. Porém, isto não o impede de praticar atividades físicas. - Os efeitos do exercício neste indivíduo são a desidratação, a hipertermia, a acidose (desequilíbrio nos níveis de ácido presentes no sangue) e uma alteração regionalizada de oxigenação do sangue. Em altitudes elevadas, o que ocorre é uma potencialização desses efeitos. No entanto, a conduta e o protocolo são individualizados de acordo com cada atleta.

Glóbulos vermelhos transportam o oxigênio do sangue para os órgãos e tecidos — Foto: Istock Getty Images
Imagem: Istock Getty Images

Allan, de 27 anos, já jogou em altitudes, só que não tão severas como os 3.600 metros de La Paz. Em 2022, esteve com o Atlético-MG nos 2.500 metros de Sangolquí, no Equador, e foi titular no empate em 1 a 1 com o Independiente del Valle ficando em campo por 77 minutos. No ano seguinte, ainda no Galo, atuou durante 88 minutos no 1 a 1 com o Millonarios nos 2.600 metros de Bogotá, na Colômbia. Na atual temporada, Allan voltou a Bogotá pelo Flamengo e entrou no intervalo contra o Millonarios, atuando 50 minutos de mais um empate em 1 a 1 na altitude. Mas qual o risco ele teria de jogar em La Paz, por exemplo? A Dra. Flávia esclareceu que os efeitos colaterais que acometem jogadores sem essa condição genética seriam sentidos muito mais rápido pelo volante. - Os indivíduos com traço falciforme em geral são assintomáticos. Porém, em treinamentos de altitude eles podem ficar mais sintomáticos de forma precoce, com sensação de fadiga, mal estar, tontura... É importante individualizar e tratar adequadamente os sintomas, em especial com o uso de oxigênio. Os riscos são habituais aos indivíduos sem anemia quando não tratados. Contudo, podem apresentar um quadro de mais gravidade de forma mais precoce.

Allan no Millonarios x Flamengo em Bogotá — Foto: Daniel Garzon Herazo/NurPhoto via Getty Images
Imagem: Daniel Garzon Herazo/NurPhoto via Getty Images

Sem Allan e Pulgar, que foi um dos cinco poupados pelo técnico Tite, o meio de campo do Flamengo contra o Bolívar deve ser formado por Igor Jesus, Gerson e De la Cruz. Segundo colocado do Grupo E com quatro pontos, o Flamengo precisa vencer o líder Bolívar, com seis, para assumir a primeira colocação da chave. ??? Leia mais notícias do Flamengo Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

269 visitas - Fonte: -


VEJA TAMBÉM
- REFORÇO IMPORTANTE! Flamengo contará com reforço em próximo jogo da Copa do Brasil
- ABORRECIDO! Gabigol demonstra chateação após punições no Flamengo
- CRÍTICAS À GABIGOL! Torcedores do Flamengo protestam em partida da NBB



Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade

Brasileiro

Sb - 21:00 - -
X
Vasco Da Gama
Flamengo

Libertadores

Qua - 21:30 -
4 X 0
Flamengo
Bolívar