20/12/2013 14:01
Sportv: E-mails vazados no Fla: jornalista vê processos frágeis nos clubes
Carlos Eduardo Mansur ainda lembra caso Duque de Caxias, no Carioca 2013, em que Rubro-negro buscou Justiça para mudar decisão no campo
Carlos Eduardo Mansur, do jornal O Globo, afirmou que o vazamento de e-mails entre integrantes da diretoria do Flamengo demonstra uma fragilidade nos processos internos nos clubes. As mensagens constatam uma divergências entre o advogado do Rubro-negro, Michel Assef Filho, e o conselho diretor do time da Gávea. Nos trechos publicados nesta última quinta-feira, há mensagens de Assef, Luiz Eduardo Baptista, vice de marketing e Walter D'Agostino, vice geral. Durante o "Redação SporTV", o jornalista também levantou a hipótese de interesse político (assista ao vídeo).
- Os e-mails possuem um valor de informação. Esse caso é mais uma ilustração de como esses processos internos em clube de futebol são frágeis, ruins. Escalam jogador irregular, dependem de um telefonema, o e-mail vaza. E muitas vezes os processos são autofágicos. Muitas vezes o vazamento não é acidental. Não dá para dizer que é o caso, seria leviandade dizer que foi propositadamente. Mas que às vezes há interesse político em vazar documentos e conversas, isso é óbvio - analisou.
No dia 17 de abril, o presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ), José Teixeira Fernandes, expediu um mandado de segurança com pedido de liminar para que o resultado da partida entre Flamengo e Duque de Caxias, pela Taça Rio 2013, não fosse homologado. O motivo do mandado foi um inquérito pedido pelo Rubro-Negro, que alegou interferência externa nas decisões da equipe de arbitragem naquele jogo, que terminou empatado (1 a 1). Mansur também lembrou o caso para apontar uma incoerência no discurso do presidente Eduardo Bandeira de Mello, que afirmou que sua gestão não tentaria mudar resultado do campo na Justiça enquanto estiver no poder.
O primeiro clube no Rio de Janeiro a buscar o tribunal em 2013 foi o Flamengo"
Carlos Eduardo Mansur
- Quando se tem uma polêmica como essa é um festival de casuísmo e de posições que mudam ao sabor do vento, que as pessoas tomam no futebol brasileiro. Não estou falando exclusivamente do Flamengo. Mas vou citar um assunto específico envolvendo o Fla. A tal nota (publicada no site oficial do clube) foi precedida por uma declaração do presidente rubro-negro, que enquanto esse grupo estiver no governo, o clube não irá tentar mudar resultado de dentro do campo, por serem contra o recurso no tribunal para mudar resultado de campo. Queria lembrar, que eu tenha registro, que o primeiro clube no Rio de Janeiro a buscar o tribunal em 2013 foi o Flamengo. No futebol brasileiro, as posições quase sempre são casuístas. A lei é para ser aplicada desde que seja do interesse. Se não quiser que a lei seja aplicada, se estiver frustrado em ver a lei aplicada, começa a buscar subterfúgios para que ela não seja aplicada - comentou.
Em entrevista por telefone para o programa "Tá na Área", Michel Assef classificou o vazamento dos e-mails como "crime", e lembrou que advogado e clientes têm sigilo das comunicações garantidas. Assef também não confirmou a veracidade das mensagens. No entanto, Mansur revelou que o jurista não vinha defendendo o clube continuamente nesta temporada. Entretanto, no caso do gol anulado contra o Caxias, por exemplo, o representante oficial rubro-negro também foi Michel Assef Filho.
- Esse e-mail expõe claramente que o Flamengo escalou o jogador (André Santos, contra o Cruzeiro, pela última rodada do Brasileirão 2013) sem nenhuma convicção que ele tinha condição de jogo. Ou pelo menos isso não era uma unanimidade dentro do clube. Correu um risco absolutamente desnecessário. Lembrando que o Michel Assef Filho, que é um dos participantes na troca de e-mails, não vinha sendo o responsável por defender o clube continuamente nos julgamentos nesta temporada, desde que essa diretoria assumiu. Claramente, quem milita no tribunal esportivo conhece o entendimento do tribunal que neste caso o jogador não tinha condição de jogo.
1245 visitas - Fonte: Sportv.com
VEJA TAMBÉM
- ÍDOLO NO ATLÉTICO? Bruno Henrique trocará Flamengo pelo Atlético Mineiro?
- Transferência de David Luiz ao Fortaleza tem reviravolta confirmada pelo agente.
- Flamengo propõe trocar Allan por Martinelli em negociação com Fluminense.
Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!
Mais notícias do Flamengo
Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas
Comentários do Facebook -