A partida contra o Grêmio era o primeiro desafio do Flamengo em um período que jogará cheio de desfalques por causa da Copa América. Foi com improviso na escalação e alterações por circunstâncias de jogo que Tite encontrou algumas possibilidades, e o Rubro-Negro conseguiu vencer no Maracanã. O 2 a 1 no placar teve assinatura de Luiz Araújo, que saiu do banco para se reafirmar na equipe. Para começar, Tite escolheu Léo Pereira como lateral-esquerdo e Léo Ortiz como primeiro volante. A mínima intimidade com as posições foi o que determinou a decisão da comissão técnica nas improvisações. A formação inicial durou pouco tempo, é verdade. E não convenceu nos minutos que ficou em campo.
Tite analisa vitória do Flamengo sobre o Grêmio e liderança: "Se não tem equipe, não chega" +No Maracanã, Neymar afirma: "Flamengo é meu segundo time de coração" +Neymar vê vitória do Flamengo sobre o Grêmio no Maracanã, e Pedro diz: "Que venha mais vezes" O Flamengo sofreu com a saída de bola, estava confuso e com dificuldades até a metade do primeiro tempo. Duas lesões, praticamente seguidas, ligaram o sinal de alerta para o que poderia vir pela frente. Cebolinha sentiu a coxa direita e saiu aos 23 minutos, e Igor Jesus sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo e deixou o gramado cinco minutos depois.
Foi então que Tite se viu obrigado a mexer: Bruno Henrique no Cebolinha e Luiz Araújo no Igor Jesus. As alterações fizeram o esquema de jogo mudar. Gerson, que estava atuando como ponta direita, passou a jogar recuado como volante ao lado de Léo Ortiz, e Luiz Araújo foi para a ponta. Não demorou muito para o Flamengo se encontrar no jogo. O time começou a desenhar cenários favoráveis, com a escalação preferida de Tite: dois pontas de velocidade com o campo aberto para atacar. Lorran, com a missão de substituir Arrascaeta, era quem acelerava o jogo por dentro. Já recuado, Gerson se viu à vontade para ajudar no controle da bola.
O dilema de Tite "O campo fala" foi uma frase utilizada por Tite durante a coletiva. Questionado sobre o que o torcedor pode esperar das próximas escalações, o treinador foi enfático usando a frase num primeiro momento, mas foi cauteloso quando a usou novamente depois. A frase foi dita em função da atuação de Luiz Araújo. O camisa 7 saiu do banco para decidir o jogo e conquistar os três pontos que colocaram o Flamengo novamente como líder do Brasileirão. A manutenção na equipe, porém, não é garantia para o próximo jogo.
Comentários do Facebook -