O Flamengo está próximo de acertar a contratação de um desejo antigo: Marcos Antônio, meio-campista que pertence à Lazio, da Itália. O jogador de 24 anos é acompanhado há algum tempo pelo scout rubro-negro, e o clube discute detalhes para concluir a transferência por empréstimo - em caso de compra após o período de cessão, o Flamengo pode pagar entre 5 a 6 milhões de euros.
Nascido em Poções, na Bahia, Marcos Antônio, foi para o Athletico-PR aos 11 anos de idade e lá ficou até os 18. Integrante da geração de Vinicius Junior e Paulinho, virou jogador de seleção brasileira e sagrou-se campeão sul-americano sub-15 e sub-17. Uma briga entre Mario Celso Petraglia, dirigente do Furacão, e a empresa que o representava à época encerrou a passagem por Curitiba, e o jovem deixou o clube sem ter realizado nem uma partida sequer como profissional.
Marcos Antônio, que ganhou o apelido de Bahia ainda na base do Athletico, profissionalizou-se com a camisa do Estoril, de Portugal. Depois de apenas seis jogos, transferiu-se para o Shakhtar Donetsk, da Urcrânia, onde viveu o melhor momento da carreira. Depois de três temporadas, chegou à Lazio, da Itália.
O bom futebol fez a Lazio desembolsar 8 milhões de euros para contratá-lo. Mas na liga italiana, não conseguiu se firmar e fez apenas 22 jogos (nove como titular) antes de ser emprestado para o Paok, da Grécia, no último ano. Na equipe grega, fez 17 jogos e saiu do banco 10 vezes.
Para apresentar o baixinho de 1,68m à torcida do Flamengo, o ge conversou com três jornalistas que acompanharam de perto diferentes momentos da carreira do atleta: Raphael Zarko, Rodrigo Coutinho e Andersinho Marques.
Ricardinho, comentarista do Sportv, foi um dos citados.
Bahia me lembra um pouco Ricardinho pela capacidade de conduzir a equipe ao ataque, de trocar de lado junto com a bola. Um tipo de jogador que a Argentina sempre produziu muito mais do que o Brasil - Veron era esse jogador. Riquelme, embora mais avançado, também era.
Brasileiro que atua na Itália há 24 anos, o jornalista Andersinho Marques acredita que Marcos Antônio não conseguiu se firmar no "Calcio" devido ao pragmatismo tático de muitos treinadores que por lá militam.
Embora admita que tenha assistido a menos partidas a partir do momento em que Marcos Antônio chegou à Itália, Rodrigo Coutinho cita o fato de o atleta ter conseguido ter minutos com Roberto De Zerbi e Maurizio Sarri comprova a qualidade do baiano.
Atual treinador do time sub-20 do Atlético-MG, Guilherme Dalla Déa foi figura importante no crescimento de Marcos Antônio dentro da Seleção.
Marcos Antônio é um desejo antigo do Flamengo, que acompanha a sua carreira na Europa de forma constante principalmente nos últimos dois anos. O investimento, no entanto, só se tornou viável nesta janela de transferência. O ge apurou que as partes conversaram e encaminharam um acordo na janela do início do ano. Porém, Marcos Antônio estava defendendo o Paok, e o contrato não previa o direito da Lazio pedir o retorno do atleta naquele momento.
Comentários do Facebook -