Atualmente, a camisa utilizada pelo Flamengo é reconhecida por qualquer pessoa no Brasil. Mas será que você saberia dizer todas as vestimentas que o clube já utilizou? O Lance! traz toda a história dos uniformes que já foram usados pelo Rubro-negro, como a sua criação e a evolução do uniforme durante o tempo.
O primeiro uniforme do clube carioca foi criado no ano de 1895, quando ainda só haviam atividades náuticas no quadro esportivo do Flamengo. As cores utilizadas eram o azul, simbolizando a Baía de Guanabara, e o amarelo, que representava as riquezas da terra brasileira. Porém, o alto custo dos tecidos, que eram importados da Inglaterra por conta das cores, além de facilmente desbotarem no sol e na água salgada, as cores foram mudadas e passaram ao tradicional vermelho e preto.
Em 1901, a guarnição da equipe náutica do Flamengo já começava a utilizar também as letras "CRF" (Clube de Regatas Flamengo) centralizadas e entrelaçadas no peito da camisa. A próxima mudança iria realmente acontecer com a criação da equipe de esportes terrestres do clube, para a prática de futebol, em 1911. Para diferenciar as camisas do time do remo e do novo esporte, a equipe futebolística do Flamengo jogou sua primeira partida com um uniforme quadriculado, com as cores vermelho e preto.
A partir da década de 1980, as camisas lançadas pelo clube já eram bem próximas as que vemos nos dias atuais. As famosas listras vermelhas e pretas foram ficando cada vez mais simbólicas e icônicas nos uniformes flamenguistas, que caíram no gosto da torcida, o que levou a criação da alcunha de "Manto Sagrado" às camisas.
Comentários do Facebook -